Olá,
Estou precisando do esquema elétrico envolvendo o ar-condicionado e o compressor.
Meu carro é o Corsa Wagon GLS 1.6 MPFI 99/99 8 válvulas.
Quando fui fazer uma carga no gás, percebi que o Compressor não está acionando.
Se alguém tiver parte do mapa envolvendo este circuito e poder me passar eu agradeço.
[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?
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- :: Wind ::
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Obrigado pela ajuda, vamos lá...
- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.
- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.
Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.
Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:
1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor
Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?
Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.
Pelo que relatei o que você acha?
- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.
- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.
Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.
Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:
1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor
Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?
Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.
Pelo que relatei o que você acha?
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Opa, vamos lá.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.
OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.
Aguardo resposta.
Abração.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.
OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.
Aguardo resposta.
Abração.
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Fiz o que você me orientou.
Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.
Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.
Está ai o problema ou mais um dos problemas :)
Agora quais relés devo testar também?
Abraço,
Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.
Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.
Está ai o problema ou mais um dos problemas :)
Agora quais relés devo testar também?
Abraço,
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Voltei, com o carro todo desmontado ficou mais fácil. Vamos por parte:
1) Aquele teste que você pediu para eu fazer e que tinha falhado, ao abrir o relé do eletroventilador do 2 (cinza abaixo do porta-luvas), o resistor estava torrado, soldei um novo resistor recuperando tal relé, o que passou a funcionar. Repetindo o procedimento agora a ventoinha de dentro funciona a todo vapor.
2) Ao problema do ar-condicionado, bom, desmontei todo o para-choque e cheguei no conector do compressor do ar.
Percebi que o radiador estava pressionando o cabo, soltei-o e desprendi abrindo e verificando se tinha prejudicado o fio, por sorte não!
Quando o carro e o ar estão ligados, a tensao fica em -0,20 possivelmente vindo do próprio compressor, ao desplugá-lo percebi ausência de tensão.
No relé de plena carga, fiz os testes de tensão e a saida 87 sim sai 12v, logo o relé está descartado.
Fui seguindo o chicote e testando em várias partes para ver se eu achava alguma tensão e o ponto de ruptura. Tudo sem tensão.
Cheguei até o ponto do plug do chicote que fica no mesmo ponto da ECM mas do lado oposto(motorista) . O Fio que vai para o compressor é marrom/azul está sem tensão, logo deduzi que o chicote externo ok.
O fio 87 que sai para o relé de plena carga é o branco/preto, ela se junta com o fio marrom/azul no plug 87a, esse que vem do interruptor do ar-cond. 87a, assim se juntando no plug que ligando o ao chicote externo e vai para o compressor.
Ao medir a tensão no plug interno percebi que os dois fios no plug estavam sem tensão. Mas o fio Branco/preto que vai para o relé quando medido antes de enrolar no chicote tem sinal sim, de 12v. Possivelmente o meu ponto de ruptura está dentro do chicote entre o plug e depois do relé.
Estou chegando perto, dei uma paradinha para descançar um pouco, onde escrevi este email, mas já vou voltar.
Vou agora passar um fio novo por fora. ligando o rele ao plug. Vamos ver se irá dar certo.
Valeu pelo apoio até agora!
Assim que a cabine esfriar volto aqui para reportar!
Abraços,
André
1) Aquele teste que você pediu para eu fazer e que tinha falhado, ao abrir o relé do eletroventilador do 2 (cinza abaixo do porta-luvas), o resistor estava torrado, soldei um novo resistor recuperando tal relé, o que passou a funcionar. Repetindo o procedimento agora a ventoinha de dentro funciona a todo vapor.
2) Ao problema do ar-condicionado, bom, desmontei todo o para-choque e cheguei no conector do compressor do ar.
Percebi que o radiador estava pressionando o cabo, soltei-o e desprendi abrindo e verificando se tinha prejudicado o fio, por sorte não!
Quando o carro e o ar estão ligados, a tensao fica em -0,20 possivelmente vindo do próprio compressor, ao desplugá-lo percebi ausência de tensão.
No relé de plena carga, fiz os testes de tensão e a saida 87 sim sai 12v, logo o relé está descartado.
Fui seguindo o chicote e testando em várias partes para ver se eu achava alguma tensão e o ponto de ruptura. Tudo sem tensão.
Cheguei até o ponto do plug do chicote que fica no mesmo ponto da ECM mas do lado oposto(motorista) . O Fio que vai para o compressor é marrom/azul está sem tensão, logo deduzi que o chicote externo ok.
O fio 87 que sai para o relé de plena carga é o branco/preto, ela se junta com o fio marrom/azul no plug 87a, esse que vem do interruptor do ar-cond. 87a, assim se juntando no plug que ligando o ao chicote externo e vai para o compressor.
Ao medir a tensão no plug interno percebi que os dois fios no plug estavam sem tensão. Mas o fio Branco/preto que vai para o relé quando medido antes de enrolar no chicote tem sinal sim, de 12v. Possivelmente o meu ponto de ruptura está dentro do chicote entre o plug e depois do relé.
Estou chegando perto, dei uma paradinha para descançar um pouco, onde escrevi este email, mas já vou voltar.
Vou agora passar um fio novo por fora. ligando o rele ao plug. Vamos ver se irá dar certo.
Valeu pelo apoio até agora!
Assim que a cabine esfriar volto aqui para reportar!
Abraços,
André
- sousaman
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Cara,
Rumo a geladeira!
Vamos encher de líquido refrigerante na Copa e usar seu carro de geladeira pra testar....
Risis
Abraços!
Rumo a geladeira!
Vamos encher de líquido refrigerante na Copa e usar seu carro de geladeira pra testar....
Risis
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
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Infelizmente a minha alegria durou 5 segundos.
Fiz a ligação por fora, liguei o carro, liguei o ar... verifiquei a tensão no chicote externo, legal, a tensão estava lá, ao ligar o ar os 12v aparecia no cabo. Agora vou ligar o fio no compressor!!
Desliguei o carro pluguei o chicote no compressor e fui ligar o carro, minha alegria durou 5 segundos, escutei o compressor ligar! a aceleração subui! e derrepende tudo desarmou. a luz do ar-condicionado reduziu a intensidade e o rpm abaixou!
Demorei para postar pois estava testando fusiveis e relê, ainda não matei a charada, fusivel nao queimou nenhum, agora os reles, verifiquei o rele 11 do quadro que fica no motorista e ele está recebendo carga,
Já o 1o. relé nao está recebendo carga nenhuma, o que me encuca, pois o fusivel 17 não torrou !
Sei que não uso o ar bastante tempo mas por essa eu não esperava!
Se tiver uma pista por onde começar a pesquisar, estou aceitando sugestão :)
Fiz a ligação por fora, liguei o carro, liguei o ar... verifiquei a tensão no chicote externo, legal, a tensão estava lá, ao ligar o ar os 12v aparecia no cabo. Agora vou ligar o fio no compressor!!
Desliguei o carro pluguei o chicote no compressor e fui ligar o carro, minha alegria durou 5 segundos, escutei o compressor ligar! a aceleração subui! e derrepende tudo desarmou. a luz do ar-condicionado reduziu a intensidade e o rpm abaixou!
Demorei para postar pois estava testando fusiveis e relê, ainda não matei a charada, fusivel nao queimou nenhum, agora os reles, verifiquei o rele 11 do quadro que fica no motorista e ele está recebendo carga,
Já o 1o. relé nao está recebendo carga nenhuma, o que me encuca, pois o fusivel 17 não torrou !
Sei que não uso o ar bastante tempo mas por essa eu não esperava!
Se tiver uma pista por onde começar a pesquisar, estou aceitando sugestão :)
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- :: Piquet ::
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Léo o que é o senhor de temperatura externa? é um que fica dentro da coméia dentro da caixa de ar que desliga o compressor quando está a ponto de congelar ?
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