[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?

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adalcol1
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[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?

Mensagem por adalcol1 »

Olá,

Estou precisando do esquema elétrico envolvendo o ar-condicionado e o compressor.

Meu carro é o Corsa Wagon GLS 1.6 MPFI 99/99 8 válvulas.

Quando fui fazer uma carga no gás, percebi que o Compressor não está acionando.

Se alguém tiver parte do mapa envolvendo este circuito e poder me passar eu agradeço.





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leonardo
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Mensagem por leonardo »

Aqui esta maninho... Qualquer duvida poste que estudaremos juntos.
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Abs.


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adalcol1
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Mensagem por adalcol1 »

Obrigado pela ajuda, vamos lá...

- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.

- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.

Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.

Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:

1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor

Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?

Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.

Pelo que relatei o que você acha?





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leonardo
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Mensagem por leonardo »

Opa, vamos lá.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.
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OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.

Aguardo resposta.
Abração.


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adalcol1
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Mensagem por adalcol1 »

Fiz o que você me orientou.

Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.

Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.

Está ai o problema ou mais um dos problemas :)

Agora quais relés devo testar também?

Abraço,





adalcol1
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Mensagem por adalcol1 »

Voltei, com o carro todo desmontado ficou mais fácil. Vamos por parte:

1) Aquele teste que você pediu para eu fazer e que tinha falhado, ao abrir o relé do eletroventilador do 2 (cinza abaixo do porta-luvas), o resistor estava torrado, soldei um novo resistor recuperando tal relé, o que passou a funcionar. Repetindo o procedimento agora a ventoinha de dentro funciona a todo vapor.

2) Ao problema do ar-condicionado, bom, desmontei todo o para-choque e cheguei no conector do compressor do ar.

Percebi que o radiador estava pressionando o cabo, soltei-o e desprendi abrindo e verificando se tinha prejudicado o fio, por sorte não!

Quando o carro e o ar estão ligados, a tensao fica em -0,20 possivelmente vindo do próprio compressor, ao desplugá-lo percebi ausência de tensão.

No relé de plena carga, fiz os testes de tensão e a saida 87 sim sai 12v, logo o relé está descartado.

Fui seguindo o chicote e testando em várias partes para ver se eu achava alguma tensão e o ponto de ruptura. Tudo sem tensão.

Cheguei até o ponto do plug do chicote que fica no mesmo ponto da ECM mas do lado oposto(motorista) . O Fio que vai para o compressor é marrom/azul está sem tensão, logo deduzi que o chicote externo ok.

O fio 87 que sai para o relé de plena carga é o branco/preto, ela se junta com o fio marrom/azul no plug 87a, esse que vem do interruptor do ar-cond. 87a, assim se juntando no plug que ligando o ao chicote externo e vai para o compressor.

Ao medir a tensão no plug interno percebi que os dois fios no plug estavam sem tensão. Mas o fio Branco/preto que vai para o relé quando medido antes de enrolar no chicote tem sinal sim, de 12v. Possivelmente o meu ponto de ruptura está dentro do chicote entre o plug e depois do relé.

Estou chegando perto, dei uma paradinha para descançar um pouco, onde escrevi este email, mas já vou voltar.

Vou agora passar um fio novo por fora. ligando o rele ao plug. Vamos ver se irá dar certo.

Valeu pelo apoio até agora!

Assim que a cabine esfriar volto aqui para reportar!

Abraços,
André





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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,

Rumo a geladeira!

Vamos encher de líquido refrigerante na Copa e usar seu carro de geladeira pra testar....

Risis

Abraços!


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leonardo
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Mensagem por leonardo »

É assim aí manow, c é dos meus....hehe
Estamos aguardando uma nova resposta sua....
Abração!!!


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adalcol1
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Mensagem por adalcol1 »

Infelizmente a minha alegria durou 5 segundos.

Fiz a ligação por fora, liguei o carro, liguei o ar... verifiquei a tensão no chicote externo, legal, a tensão estava lá, ao ligar o ar os 12v aparecia no cabo. Agora vou ligar o fio no compressor!!

Desliguei o carro pluguei o chicote no compressor e fui ligar o carro, minha alegria durou 5 segundos, escutei o compressor ligar! a aceleração subui! e derrepende tudo desarmou. a luz do ar-condicionado reduziu a intensidade e o rpm abaixou!

Demorei para postar pois estava testando fusiveis e relê, ainda não matei a charada, fusivel nao queimou nenhum, agora os reles, verifiquei o rele 11 do quadro que fica no motorista e ele está recebendo carga,

Já o 1o. relé nao está recebendo carga nenhuma, o que me encuca, pois o fusivel 17 não torrou !

Sei que não uso o ar bastante tempo mas por essa eu não esperava!

Se tiver uma pista por onde começar a pesquisar, estou aceitando sugestão :)





dionempires
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Mensagem por dionempires »

Léo o que é o senhor de temperatura externa? é um que fica dentro da coméia dentro da caixa de ar que desliga o compressor quando está a ponto de congelar ?


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Mensagem por Hits »

Muito bom esse topico axo q deve ser fixado pois estou com o mesmo problema no ar, depois da carga do gaz no teste com o cara da loja, funcionou uma blza, depois de pagar, estava indo embora ao ligar o ar o negócio não quiz mais funcionar, no teste não acusou vazamento nem nada, o compressor arma e desarma logo em seguida, estou acompanhando este topico.

valeuu





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Mensagem por Diogo - [email protected] »

Hahaha, bom saber que existe mais um maluco...rss
Resolvi um "pobrema" do meu ar assim... trocando idéias e metendo a mão...rss





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Mensagem por Diogo - [email protected] »

leonardo escreveu:Aqui esta maninho... Qualquer duvida poste que estudaremos juntos.
Abs.
Aeh Leo, blz?!?! Eu já vi esse esquema em algum lugar....rss
Até mais...





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Mensagem por Diogo - [email protected] »

dionempires escreveu:Léo o que é o senhor de temperatura externa? é um que fica dentro da coméia dentro da caixa de ar que desliga o compressor quando está a ponto de congelar ?
Amigo, o sensor de temperatura externa geralmente vem de fábrica em Corsa versões GLS, GSI, GL etc, este sensor fica instalado na frente do carro, mais especificamente junto ao parachoque, e faz a leitura para a central ou em alguns casos, como o pessoal aqui do CC faz, pra adaptar no TID.

Conforme mostra esse tópico aqui...

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=22259

Até mais...





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Mensagem por Hits »

aproveitando o topico

depois q li os posts acima, fui verificar os meus relés, e vi q na caixa de fusivel tem a penas um

(rosa), a tras do porta luvas somente 2 (branco e preto), e tem um ponte feita entre dois fios, q, ao

desligar percebi uma variação na rotação do motor, axo q desliga a ventuinha externa ao motor,

não observei isso.

qual o loca da válvula de expansão e do pressostato?? vio em outros forus sobre isso, mas não

indicam o local destas peças, alguém sabe dizer ai?? valeusss





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Mensagem por Diogo - [email protected] »

Hits escreveu:aproveitando o topico

depois q li os posts acima, fui verificar os meus relés, e vi q na caixa de fusivel tem a penas um

(rosa), a tras do porta luvas somente 2 (branco e preto), e tem um ponte feita entre dois fios, q, ao

desligar percebi uma variação na rotação do motor, axo q desliga a ventuinha externa ao motor,

não observei isso.

qual o loca da válvula de expansão e do pressostato?? vio em outros forus sobre isso, mas não

indicam o local destas peças, alguém sabe dizer ai?? valeusss

Amigo, a válvula de expansão fica próximo a parede corta fogo, digamos que logo atrás do corpo da tbi, e o pressostato/interruptor de ciclagem, se original, fica na parte da frente do carro, junto com o filtro secador, olhando o carro de frente fica do lado do motorista, atrás do parachoque, pela abertura da grade você consegue visualizar onde fica ele... pra manutenção no pressostato ou no conector do pressostato, é preciso tirar o parachoque, pra ter melhor acesso...

Espero ter ajudado, até mais...





dionempires
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Mensagem por dionempires »

Maninho léo aquele termistor de congelamento que vai na caixa de ar como eu ligo aquilo?
meu ac está ligado conforme seu esquema mas eu ignorei ele quando liguei, as vezes em dias ñ muito quentes eu ligo em velocidade baixa do ventilador e começa a sair uma fumaça branca indicio de começo de congelamento da comeia


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Mensagem por Diogo - [email protected] »

dionempires escreveu:Maninho léo aquele termistor de congelamento que vai na caixa de ar como eu ligo aquilo?
meu ac está ligado conforme seu esquema mas eu ignorei ele quando liguei, as vezes em dias ñ muito quentes eu ligo em velocidade baixa do ventilador e começa a sair uma fumaça branca indicio de começo de congelamento da comeia
Amigo, esse termistor ou termostato, funciona da seguinte forma... ele possui um contato fechado apenas, que se abre quando a temperatura da colméia/caixa evaporadora fica gelada demais ou quase congelando totalmente... ou seja, resumidamente, funciona como uma chave liga/desliga, que mantém o sinal de solicitação do ar condicionado para a central (Terminal D5) quando a temperatura ainda está "estável" para o evaporador. Quando a temperatura da coméia/caixa evaporadora fica gelada a ponto de congelar o evaporador, o termistor ou termostato abre o contato, não mandando mais o sinal de solicitação do ar condicionado para a central (Terminal D5). Lembrando que, a temperatura "sentida" pelo termistir ou termostato, pode ser ajustável... mas isso vai de cada caso...

Quando o termistor ou termostato "corta" o sinal de solicitação do ar condicionado para a central (Terminal D5), a central automáticamente "corta" o sinal de massa para o rele de plena carga ou também conhecido como rele de corte do ar condicionado. Sem o sinal de solicitação do ar condicionado, a central também desliga as ventuinhas (Terminal A4 e A5 se necessário).

Valeu amigo, espero ter ajudado!





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