[DÚVIDA] - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Mensagem por Bange »

A 4 é a de maior força... o motor ou a turbina pode estar agarrando.
O acesso é feito pela entrada da ventilação, churrasqueira, filtro, etc...
vitorotaka
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 03 2012f Junho 2012 08:05:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitorotaka »

Boa noite rapaziada, dei uma pesquisada aqui pelo fórum, encontrei bastante informação mas não o suficiente para sanar todo o problema, espero que possam me ajudar.
Tenho um Corsa Hatch Maxx 1.4 econoflex sem AC que de um tempo pra cá só estava funcionando na velocidade 4. Fui deixando sempre para arrumar depois mas sempre que chove é uma tristeza. Como se não bastasse além da ventilação internar só funcionar no talo ela para do nada as vezes. Até o momento a ventilação sempre voltou após algum tempo, mas fico com medo de causar um problema mais grave (queima do motor da ventoinha) e evito usar, somente quando chove e não tem jeito.

Realizei hoje a troca do resistor que fica embaixo do porta luvas e todas as velocidades voltaram a funcionar. Porém, a velocidade 1 está bem fraca, parece que quase não sai ar, mas da segunda em diante aparentemente tudo normal. Conforme alguns relataram, para a minha alegria o conector do resistor não tem indícios de derretimento e nunca cheirou queimado, entretanto após constatar que todas as velocidades haviam voltado a funcionar fui colocar o resistor de volta no lugar e quase queimei a mão, estava quente numa temperatura que não dava nem para encostar e nem usei muito a ventilação, só liguei para testar mesmo. To até com medo de ter que usar e ventilação e queimar novamente o resistor.
Li em umas postagens atrás que de fato essa peça realmente esquenta, especialmente em velocidades mais baixas que é onde eu costumava usar 1 e 2, mas o quão quente é "normal"?

Gostaria de saber a opinião de vocês:

1- A velocidade 1 está fraca, e apesar de todas as velocidades funcionarem a ventilação para intermitentemente. As vezes funciona por mais tempo e as vezes com poucos segundos ela desliga. Poderia ser engripamento do motor? Vi que ali no compartimento pode acumular umidade e como o carro já tem 10 anos penso que poderia ter alguma coisa a ver com isso. O que acham? Aconselham abrir e passar um WD40 nos rolamentos?
2- Quando coloquei a mão embaixo do porta luvas para procurar o tal do resistor prontamente o localizei, entretanto notei que ele estava solto ali apesar do mesmo possuir uma trava. Existe algum lugar onde ele fica travado? Pergunto pois como ele esquenta bastante vi que em Corsas mais antigos ele fica estrategicamente localizado numa passagem de ar onde por sua vez realiza alguma troca de calor. Apenas para dar mais detalhes, eu encontrei o resistor antigo entre o plastico do painel e espuma! Imaginem o quanto aquilo devia esquentar ainda mais em contato com espuma. Graças a Deus nunca cheirou queimado mas é um perigo! Como ele estava muito quente e não sei em qual posição devolve-lo deixei pra fora mesmo por enquanto. Saberiam dizer se ele fica travado em algum lugar com passagem de ar?

Agradeço desde já!
vitorotaka
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 03 2012f Junho 2012 08:05:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitorotaka »

vitorotaka escreveu: Sexta-feira 30 2020f Outubro 2020 12:13:08 AM Boa noite rapaziada, dei uma pesquisada aqui pelo fórum, encontrei bastante informação mas não o suficiente para sanar todo o problema, espero que possam me ajudar.
Tenho um Corsa Hatch Maxx 1.4 econoflex sem AC que de um tempo pra cá só estava funcionando na velocidade 4. Fui deixando sempre para arrumar depois mas sempre que chove é uma tristeza. Como se não bastasse além da ventilação internar só funcionar no talo ela para do nada as vezes. Até o momento a ventilação sempre voltou após algum tempo, mas fico com medo de causar um problema mais grave (queima do motor da ventoinha) e evito usar, somente quando chove e não tem jeito.

Realizei hoje a troca do resistor que fica embaixo do porta luvas e todas as velocidades voltaram a funcionar. Porém, a velocidade 1 está bem fraca, parece que quase não sai ar, mas da segunda em diante aparentemente tudo normal. Conforme alguns relataram, para a minha alegria o conector do resistor não tem indícios de derretimento e nunca cheirou queimado, entretanto após constatar que todas as velocidades haviam voltado a funcionar fui colocar o resistor de volta no lugar e quase queimei a mão, estava quente numa temperatura que não dava nem para encostar e nem usei muito a ventilação, só liguei para testar mesmo. To até com medo de ter que usar e ventilação e queimar novamente o resistor.
Li em umas postagens atrás que de fato essa peça realmente esquenta, especialmente em velocidades mais baixas que é onde eu costumava usar 1 e 2, mas o quão quente é "normal"?

Gostaria de saber a opinião de vocês:

1- A velocidade 1 está fraca, e apesar de todas as velocidades funcionarem a ventilação para intermitentemente. As vezes funciona por mais tempo e as vezes com poucos segundos ela desliga. Poderia ser engripamento do motor? Vi que ali no compartimento pode acumular umidade e como o carro já tem 10 anos penso que poderia ter alguma coisa a ver com isso. O que acham? Aconselham abrir e passar um WD40 nos rolamentos?
2- Quando coloquei a mão embaixo do porta luvas para procurar o tal do resistor prontamente o localizei, entretanto notei que ele estava solto ali apesar do mesmo possuir uma trava. Existe algum lugar onde ele fica travado? Pergunto pois como ele esquenta bastante vi que em Corsas mais antigos ele fica estrategicamente localizado numa passagem de ar onde por sua vez realiza alguma troca de calor. Apenas para dar mais detalhes, eu encontrei o resistor antigo entre o plastico do painel e espuma! Imaginem o quanto aquilo devia esquentar ainda mais em contato com espuma. Graças a Deus nunca cheirou queimado mas é um perigo! Como ele estava muito quente e não sei em qual posição devolve-lo deixei pra fora mesmo por enquanto. Saberiam dizer se ele fica travado em algum lugar com passagem de ar?

Agradeço desde já!
*Atualização: hoje pela manhã, chuva em SP pra variar e cadê a ventilação??? Ficou ligada por uns 5 segundos, desligou e não voltou mais, nem na velocidade 4.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não conheço o modelo com a resistência do lado do porta luvas, mas seguramente por ser uma peça que esquenta (até se não fisse), jamais poderia ficar solta...tem que haver um ponto de fixação.
Quanto a esquentar, sim e muito.
Existem alguns pontos sujeitos a mau contato...
O suporte de fusível
O próprio botão de ligar
O conector do conjunto de resistências
As escovas do motor em fim de vida
vitorotaka
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 03 2012f Junho 2012 08:05:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitorotaka »

Bange escreveu: Sábado 31 2020f Outubro 2020 07:45:33 AM Não conheço o modelo com a resistência do lado do porta luvas, mas seguramente por ser uma peça que esquenta (até se não fisse), jamais poderia ficar solta...tem que haver um ponto de fixação.
Quanto a esquentar, sim e muito.
Existem alguns pontos sujeitos a mau contato...
O suporte de fusível
O próprio botão de ligar
O conector do conjunto de resistências
As escovas do motor em fim de vida
Obrigado pelo retorno Bange!

Localizei o orifício onde o resistor fica encaixado na passagem de ar da ventoinha para realizar a troca de calor. Provavelmente ele pode ter se soltado devido a vibração.

Acredito ter descoberto a causa da ventilação interna ter parado de funcionar inclusive na velocidade 4.
Verifiquei o estado do fusível de 30A e estava normal. Quando olhei com uma lanterna o conector de energia da ventoinha o mesmo estava derretido. Seguem as fotos:

https://ibb.co/qYY46Dn
https://ibb.co/2jy2Npt
https://ibb.co/rfpW55d
https://ibb.co/MGDdQVt

Saberiam informar onde consigo encontrar esse conector?

Outra dúvida, não me parece normal um conector derreter assim, pode ser alguma sobrecarga ou atingiu a vida útil mesmo?

Obrigado!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bleza que achou...
Conectores automotivos são bem fáceis de encontrar... esse é bastante comum... muitas autopeças tem ou informam onde comprar.
Não conheço vida útil pra conector... tudo depende se pegou água, se estava bem apertado (os terminais elétricos macho/fêmea), se a corrente elétrica ultrapassou sua capacidade (pelo motor estar entrando em curto, por ter travado...), por estar subdimencionado para a carga...
O fato é que não devem aquecer...
Avatar do usuário
kaelgasparin
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quarta-feira 03 2019f Julho 2019 04:23:21 PM
Localização: Marília - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por kaelgasparin »

boa tarde, estou com esse problema no Corsa 2010/2011 - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?
só trocar o fusível, qual modelo mais indicado? onde encontro ele na caixa de fusível? ou alguma outra dica?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se funciona apenas a velocidade 4, não é fusível e sim o fusistor (fusível e fusistor são coisas diferentes), que fica montado junto com as resistências que dão as diferentes velocidades da ventoinha interna (da cabine).
Conjunto de resistores da ventoinha interna Corsa.jpg
A foto mostra uma peça verde (conjunto de 3 resistores) e uma pequena peça cilíndrica a sua esquerda, que é o fusistor.
A localização deste conjunto depende do modelo...no meu fica no final de um chicote próximo ao joelho direito do motorista...outros dentro do baú de ventilação (acessível apenas pela entrada de ar abaixo da churrasqueira)... outros estão dentro da caixa da própria ventoinha, acessível por baixo do porta-luvas...
O formato e o conector deste conjunto pode diferir um pouco entre os modelos, mas o funcionamento e o princípio são os mesmos.
O fusistor é uma peça comum em lojas de eletrônica e é bem barato, menos de 10 reais (mas tem especificações que devem obedecer a requisitos específicos de temperatura e corrente, normalmente vem inscrito no próprio fusistor),
Já o conjunto completo pode passar dos 100 Reais, se comprado em uma revenda GM.
Boa sorte!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”