Boas,
Bem hoje fui trocar minha correia dentada e a válvula termostática.
Sobre a minha dúvida, eu para não ter imprevistos fui na Accioly, aqui de Stº André e pedi a válvula termostática para o corsa 98 mod. 99 para ver o que ele ia me trazer. Ele me trouxe a válvula do que seria para o 99 em diante esta aqui, já com a carcaça igualzinho esta abaixo mas da marca original WAHLER.
Perguntei para ele sobre que a válvula do 98 seria uma e 99 outra, ele desconfirmou esta informação e disse que só é diferente do 97 para cima...*Acho que ele estava enganado*
Quando cheguei no mec. e ele desmontou tudo e constatei que a válvula que estava era igualzin a do Alcineu ! Só que na minha invés do 7/11 está 8/8.
Resumindo: A válvula que eu comprei serve, pois ela vem o conjunto completo, carcaça e válvula. Paguei uma pechincha de R$ 38,35 aqui na autorizada ! Com isso acredito que as válvulas do 99 em diante sirva nos anteriores.
Obs.: O meu mec. disse que não se fabrica mais a válvula original WAHLER que seria até 98. Pois agora eles vendem somente a do 99 em diante que vem com a carcaça e serve para todos.
A minha antiga que tirei, testei ela na água quente, ela abre e fecha, mas qdo fecha percebo que fica uma folga de ± 1mm no contorno, não sei se é o suficiente para dar problemas ..mas se for ou não .. agora é que ela não vai me dar dor de cabeça ...pois virou SUCATA ..rs
[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática
- sousaman
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Senhores,
Apresento um pedacinho das batalhas do Moleque:
Olhem o desastre....
6 - Válvula Termostática - Em estado de calamidade pública, totalmente corroída pela ação do tempo. A temperatura do carro ainda está muito debilitada e estou lutando para estabilizar as constantes febres, mas estudos indicam que logo a febre passará.
Estado geral da peça.
Mais uma peça de 1999 - original do veículo....
Vejam o estado da menina...
Foram muitas dores de cabeça com a temperatura, simplesmente por falta de manutenção. Porém todas já resolvidas, com muita paciência e fé que um dia teria fim....
Logo, uma manutenção simples não realizada traz esses desastres.
Abraços!
Apresento um pedacinho das batalhas do Moleque:
Olhem o desastre....
6 - Válvula Termostática - Em estado de calamidade pública, totalmente corroída pela ação do tempo. A temperatura do carro ainda está muito debilitada e estou lutando para estabilizar as constantes febres, mas estudos indicam que logo a febre passará.
Estado geral da peça.
Mais uma peça de 1999 - original do veículo....
Vejam o estado da menina...
Foram muitas dores de cabeça com a temperatura, simplesmente por falta de manutenção. Porém todas já resolvidas, com muita paciência e fé que um dia teria fim....
Logo, uma manutenção simples não realizada traz esses desastres.
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Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
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positivo corseiro, esta referencia se refere ao mes/ano. Até a haste do cabo de embreagem tem esse 11/7...CorseiroCapixaba escreveu:Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
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Pessoal, ando meio desconfiado que a minha termostática ta travada aberta. Na cidade demora um pouco para o carro esquentar e outro dia que peguei muita chuva e um pouco de frio, a temperatura não passou de 90º.
Li sobre um teste simples para verificar seu funcionamento sem precisar tirar ela do lugar, para isso basta (com o carro frio) tirar a tampa do reservatório de arrefecimento e ligar o carro, se não houver fluxo de água ali é porque ela está fechada, depois de quente é que se nota um fluxo de água em forma de redemoinho que é quando a válvula abre e deixa o líquido passar pelo sistema.
Posso fazer esse teste sem medo de entrar ar no sistema pelo fato da tampa estar aberta??
Li sobre um teste simples para verificar seu funcionamento sem precisar tirar ela do lugar, para isso basta (com o carro frio) tirar a tampa do reservatório de arrefecimento e ligar o carro, se não houver fluxo de água ali é porque ela está fechada, depois de quente é que se nota um fluxo de água em forma de redemoinho que é quando a válvula abre e deixa o líquido passar pelo sistema.
Posso fazer esse teste sem medo de entrar ar no sistema pelo fato da tampa estar aberta??
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Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
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- Daniel Paulo
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Fala aê, pessoal!
Sou novo no mundo Corsa... comprei tem nem um mês o meu Classic (2009), mas venho percebendo que a temperatura demora a subir e nunca passa do segundo traço no marcador do painel... e na noite de sexta-feira passada, peguei a estrada e estava uma noite fria então mantendo uns 90km/h a temperatura caiu muito, quase no primeiro ponteiro.
Pensei em duas possibilidades: ou o painel está marcando errado, ou é a termostática. Como estou me preparando para trocar a correia dentada, pois o carro está com 56000km, vi aqui que precisa retirar a correia, vale trocar logo a válvula, né?
Sabem se a especificação é essa mesma apresentada aqui como sendo de 99 para frente ou mudou?
Eu percebo que a ventoinha liga, sabem mais ou menos no painel em qual momento ela entra, para eu saber se a minha está correta?
Quantas dúvidas, né? hahahahaah...
Abraços
Sou novo no mundo Corsa... comprei tem nem um mês o meu Classic (2009), mas venho percebendo que a temperatura demora a subir e nunca passa do segundo traço no marcador do painel... e na noite de sexta-feira passada, peguei a estrada e estava uma noite fria então mantendo uns 90km/h a temperatura caiu muito, quase no primeiro ponteiro.
Pensei em duas possibilidades: ou o painel está marcando errado, ou é a termostática. Como estou me preparando para trocar a correia dentada, pois o carro está com 56000km, vi aqui que precisa retirar a correia, vale trocar logo a válvula, né?
Sabem se a especificação é essa mesma apresentada aqui como sendo de 99 para frente ou mudou?
Eu percebo que a ventoinha liga, sabem mais ou menos no painel em qual momento ela entra, para eu saber se a minha está correta?
Quantas dúvidas, né? hahahahaah...
Abraços
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Aproveita que vai trocar a correia dentada ( http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42162 ) e troca a valvula termostatica, o mecanico vai ter que girar a bomba dagua para ajustar a correia mesmo, mas, coloque a valvula com mesmo código.
Os instrumentos desse GM já tem mais precisão do que os modelos analogico antigos.
Esse detalhe da marcação da temperatura ai no painel, é relativo, tipo, tenho um Voyage 2011/2012 1.0 e o ponteiro não passa do 90º mesmo em transito anda e para, já no meu Corsa 97/98 com painel original, quando o ponteiro chega a 95º, o eletroventilador entra em funcionamento.
Já no verão, o bicho pega, sobe tudo, por isso a importancia de se usar aditivo na agua do motor, alem de preservar o conjunto contra corrosão.
sds
Os instrumentos desse GM já tem mais precisão do que os modelos analogico antigos.
Esse detalhe da marcação da temperatura ai no painel, é relativo, tipo, tenho um Voyage 2011/2012 1.0 e o ponteiro não passa do 90º mesmo em transito anda e para, já no meu Corsa 97/98 com painel original, quando o ponteiro chega a 95º, o eletroventilador entra em funcionamento.
Já no verão, o bicho pega, sobe tudo, por isso a importancia de se usar aditivo na agua do motor, alem de preservar o conjunto contra corrosão.
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Galera, tenho o mesmo "problema" que o amigo acima. Meu carro não passa do 2 traço no painel mesmo andando devagar, andando em alta velocidade a temperatura abaixa e etc. Quando ligo ele, ele já liga acelerado.. demora muito para começar a esquentar. Enquanto ele não esquenta noto que ele anda meio acelerado. Não sei dizer se tem a ver totalmente com o que o amigo acima citou mas ao meu ver é parecido. Será que pode ser a válvula termostática apresentando problemas?
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A propósito, o segundo traço se refere a que temperatura? rs
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