[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Ronie
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Quinta-feira 27 2010f Maio 2010 06:30:19 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: re

Mensagem por Ronie »

Boas,

Bem hoje fui trocar minha correia dentada e a válvula termostática.

Sobre a minha dúvida, eu para não ter imprevistos fui na Accioly, aqui de Stº André e pedi a válvula termostática para o corsa 98 mod. 99 para ver o que ele ia me trazer. Ele me trouxe a válvula do que seria para o 99 em diante esta aqui, já com a carcaça igualzinho esta abaixo mas da marca original WAHLER.

Imagem

Perguntei para ele sobre que a válvula do 98 seria uma e 99 outra, ele desconfirmou esta informação e disse que só é diferente do 97 para cima...*Acho que ele estava enganado*

Quando cheguei no mec. e ele desmontou tudo e constatei que a válvula que estava era igualzin a do Alcineu ! Só que na minha invés do 7/11 está 8/8.

Imagem

Resumindo: A válvula que eu comprei serve, pois ela vem o conjunto completo, carcaça e válvula. Paguei uma pechincha de R$ 38,35 aqui na autorizada ! Com isso acredito que as válvulas do 99 em diante sirva nos anteriores.

Obs.: O meu mec. disse que não se fabrica mais a válvula original WAHLER que seria até 98. Pois agora eles vendem somente a do 99 em diante que vem com a carcaça e serve para todos.

A minha antiga que tirei, testei ela na água quente, ela abre e fecha, mas qdo fecha percebo que fica uma folga de ± 1mm no contorno, não sei se é o suficiente para dar problemas ..mas se for ou não .. agora é que ela não vai me dar dor de cabeça ...pois virou SUCATA ..rs :)
Corsa Wind 2p 98 mod. 99 - Azeitona


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Apresento um pedacinho das batalhas do Moleque:

Olhem o desastre....

6 - Válvula Termostática - Em estado de calamidade pública, totalmente corroída pela ação do tempo. A temperatura do carro ainda está muito debilitada e estou lutando para estabilizar as constantes febres, mas estudos indicam que logo a febre passará.

Estado geral da peça.

Imagem

Mais uma peça de 1999 - original do veículo....

Imagem

Vejam o estado da menina...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foram muitas dores de cabeça com a temperatura, simplesmente por falta de manutenção. Porém todas já resolvidas, com muita paciência e fé que um dia teria fim....

Logo, uma manutenção simples não realizada traz esses desastres.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


leonardo10005
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Quarta-feira 25 2007f Abril 2007 12:02:50 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leonardo10005 »

Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

CorseiroCapixaba escreveu:Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
positivo corseiro, esta referencia se refere ao mes/ano. Até a haste do cabo de embreagem tem esse 11/7...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Rubens Melo
:: Millennium ::
Mensagens: 166
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 04:46:57 PM
Localização: Sarzedo - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rubens Melo »

Pessoal, ando meio desconfiado que a minha termostática ta travada aberta. Na cidade demora um pouco para o carro esquentar e outro dia que peguei muita chuva e um pouco de frio, a temperatura não passou de 90º.

Li sobre um teste simples para verificar seu funcionamento sem precisar tirar ela do lugar, para isso basta (com o carro frio) tirar a tampa do reservatório de arrefecimento e ligar o carro, se não houver fluxo de água ali é porque ela está fechada, depois de quente é que se nota um fluxo de água em forma de redemoinho que é quando a válvula abre e deixa o líquido passar pelo sistema.

Posso fazer esse teste sem medo de entrar ar no sistema pelo fato da tampa estar aberta??
CORSA PREMIUM 1.4 ECONOFLEX


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
Daniel Paulo
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 11:16:17 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Paulo »

Fala aê, pessoal!

Sou novo no mundo Corsa... comprei tem nem um mês o meu Classic (2009), mas venho percebendo que a temperatura demora a subir e nunca passa do segundo traço no marcador do painel... e na noite de sexta-feira passada, peguei a estrada e estava uma noite fria então mantendo uns 90km/h a temperatura caiu muito, quase no primeiro ponteiro.
Pensei em duas possibilidades: ou o painel está marcando errado, ou é a termostática. Como estou me preparando para trocar a correia dentada, pois o carro está com 56000km, vi aqui que precisa retirar a correia, vale trocar logo a válvula, né?
Sabem se a especificação é essa mesma apresentada aqui como sendo de 99 para frente ou mudou?
Eu percebo que a ventoinha liga, sabem mais ou menos no painel em qual momento ela entra, para eu saber se a minha está correta?

Quantas dúvidas, né? hahahahaah...

Abraços


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Aproveita que vai trocar a correia dentada ( http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42162 ) e troca a valvula termostatica, o mecanico vai ter que girar a bomba dagua para ajustar a correia mesmo, mas, coloque a valvula com mesmo código.

Os instrumentos desse GM já tem mais precisão do que os modelos analogico antigos.

Esse detalhe da marcação da temperatura ai no painel, é relativo, tipo, tenho um Voyage 2011/2012 1.0 e o ponteiro não passa do 90º mesmo em transito anda e para, já no meu Corsa 97/98 com painel original, quando o ponteiro chega a 95º, o eletroventilador entra em funcionamento.

Já no verão, o bicho pega, sobe tudo, por isso a importancia de se usar aditivo na agua do motor, alem de preservar o conjunto contra corrosão.

sds
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Galera, tenho o mesmo "problema" que o amigo acima. Meu carro não passa do 2 traço no painel mesmo andando devagar, andando em alta velocidade a temperatura abaixa e etc. Quando ligo ele, ele já liga acelerado.. demora muito para começar a esquentar. Enquanto ele não esquenta noto que ele anda meio acelerado. Não sei dizer se tem a ver totalmente com o que o amigo acima citou mas ao meu ver é parecido. Será que pode ser a válvula termostática apresentando problemas?


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

A propósito, o segundo traço se refere a que temperatura? rs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”