[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Andrei Barros
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Andrei Barros »

Entendi. Muito obrigado pelas informações. Qualquer coisa volto a entrar em contato.


Bange
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Mensagem por Bange »

OK...
Vendo um pouco mais esse projeto da GM, salvo se as ventoinhas forem diferentes (capacidade de fluxo, corrente, etc...) e específicas para o GSI, a depender da temperatura ambiente e movimentação do carro, a velocidade baixa não tem capacidade de baixar a temperatura de 105°C para menos ou até desligar.
Explicando:
No meu 1.6 MPFI, as ventoinhas ligam na baixa com +-95°C...se continuar esquentando, liga a velocidade alta com +- 98°C... em situação normal a temperatura vai baixando (raramente sobe até os 100°C), e quando chega em 96°C, a velocidade alta é desligada, permanecendo a baixa, que pode fazer a temperatura cair ainda mais (desligando com +- 94°C), ou não dando conta do calor e a temperatura volta a subir, repetindo-se o ciclo. Ou seja, a velocidade alta é mantida até bem próximo da temperatura com que a baixa liga. Nos raros casos em que a alta não ligou, a temperatura foi subindo, subindo e eu parava o carro quando passava um pouco dos 100°C, com receio de alguma pane.
No caso do GSI, o interruptor de 105°C, não é flexível (flexível = liga com uma temperatura e desliga com outra mais baixa de +- 5°C), ele liga com 105°C e desliga com 104,99°C ou um valor qualquer abaixo mas muito próximo a 105°C, ficando a baixa ligada... porém é uma temperatura muito alta para a velocidade baixa conseguir baixar mais ainda (salvo em condições favoráveis)... e o mais normal de ocorrer é a alta voltar a ligar muito rápido e se ela conseguir baixar a temperatura, o ciclo se repete no entorno dos 105°C.... daí, quem estiver observando o mostrador da temperatura do pinel, vai perceber que a temperatura fica praticamente o tempo todo ligeiramente acima dos 100°C.
O ideal no caso, seria que o cebolão de alta fosse flexível, ligando a alta até nos 100°C, mas desligando com 95°C... e o de baixa pode ser fixo em 95°C. Podem existir cebolões que atendam a essas premissas e resolvam o problema, mas para saber se sim e quais, eu precisaria de mais informações sobre o que contém em cada um dos fios de cada cebolão (tipo terra, bateria, resistência pra massa, etc...).


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Essas informações vou ver se o eletrecista consegue verificar.
Quanto ao comportamento dos ciclos da ventoinha, no dia a dia, mesmo aqui sendo bem quente, o carro quando parado permanece mesmo com a primeira velocidade segurando a temperatura nos 100º, mas sem conseguir baixar. A segunda só acionou no teste, quando aí sim a primeira naturalmente não deu conta de manter e chegou a 105°. Mas deixei na marcha lenta pra ver, e sem obstruir a ventilação a temperatura baixou novamente pra 100º e se manteve, com a primeira velocidade ligada. Isso com AC desligado.
Com AC ligado a segunda já entra mais cedo, e mesmo assim a temperatura permanece próxima aos 100°. Nesse caso que vem minha preocupação. Numa situação crítica, com 100°, a segunda velocidade há algum tempo já acionada e não dar conta de baixar a temperatura, e ela então continuar subindo.


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Boa noite. Voltando pra dar o resultado.
Consegui resolver a situação. Toda parte elétrica estava Ok. O problema era o radiador. O modelo que havia comprado era um Magnetti Marelli tubular. Mesmo que nos teste notava uma redução de temperatura na ordem de 10ºC com a passagem da água pelo radiador, isso não era suficiente para refrigerar o motor. Comprei então um modelo Valeo brazado, e com isso, fim do problema. A temperatura mantém-se entre 90 e 95 graus, passando disso apenas em situações de demanda mais extrema, quando a ventoinha arma e rapidamente a temperatura volta a faixa normal.
Muito obrigado pelas dicas e orientações passadas. Foram excelentes para eu conhecer mais o sistema de arrefecimento do carro e poder ajudar outras pessoas que por ventura tenham problemas.
E fica a orientação pra quem não está conseguindo resolver o problema de temperatura. Verifiquem o modelo do radiador que está no carro!


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CristianDiniz
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Mensagem por CristianDiniz »

Bom dia galera,tenho um Corsa 1.6 GL 98 8v,já troquei junta do cabeçote, sensor de temperatura,bomba d'água, válvula termostática,tô usando adidivo,i o carro temperatura continua chegando a 100c,oque pode ser? Esse modelo tem 1 estágio só a ventoinha?


Brunno Mota
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Mensagem por Brunno Mota »

Blz galera sou novo aqui e acabei de adquirir um corsa gl 1.6 2001 4p !

E eu ligo ele com tampa do reservatorio aberta não acontece nada mas atinge os 90° agua ferve e sai pra fora do reservatório isso é normal?


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

CristianDiniz escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 09:31:59 AM Bom dia galera,tenho um Corsa 1.6 GL 98 8v,já troquei junta do cabeçote, sensor de temperatura,bomba d'água, válvula termostática,tô usando adidivo,i o carro temperatura continua chegando a 100c,oque pode ser?
Rodando na cidade é normal chegar nisso, a ventoinha liga nos 100 graus. Em seguida baixa e ela desliga aos 94 graus.
CristianDiniz escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 09:31:59 AM Esse modelo tem 1 estágio só a ventoinha?
Se não tem ar condicionado, sim, só um estágio.
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CristianDiniz
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Mensagem por CristianDiniz »

Tem risco de queimar junta não?ele trabalha quente assim msm?


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

CristianDiniz escreveu: Segunda-feira 25 2021f Outubro 2021 05:52:32 PM Tem risco de queimar junta não?ele trabalha quente assim msm?
Não. Todo motor trabalha nessa faixa de temperatura. A única diferença é que alguns painéis marcam errado, deixam o ponteiro fixo num ponto, ou fica onde diz "normal". Os GM da década de 90 marcavam a temperatura bem próxima da real, ford não marcava nada direito, vw de 70 a 110 graus o ponteiro marcava 90. Nos Corsa mais novos o ponteiro mal se mexe, fica bem perto do azul sempre, mas o motor trabalha perto dos 100 do mesmo jeito.
Tem muito flex que trabalha perto de 110 até.
Só vai ter algo errado se essa temperatura não baixar nunca.
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