[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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andrepacheco
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por andrepacheco »

SE CHEGAR ATÉ 105 E A VENTOINHA LIGAR AINDA ESTÁ NORMAL BAIXANDO A TEMPERATURA EM TORNO DOS 95 GRAUS.


Bange
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Mensagem por Bange »

andrepacheco, passar dos 100°C não pode ser considerado normal...uma eventualidade talvez, mas de forma sistemática não.

Um trabalho da UFRGS, mostra as temperaturas da mistura...
1° tempo: admissão de 340 e 400K = 66 a 126°C, média 96°C
2° tempo: compressão de 600 e 750K = 326 a 476°C, média 401°C
3° tempo: explosão e expansão de 2300 a 2700K = 2.026 a 2.426°C, média 2.226°C
4° tempo: exaustão de 900 a 1100 K= 626 a 826°C, média de 726°C

Nem todas estas temperaturas são transferidas para as paredes dos cilindros, cilindros, cabeçote, válvulas, velas, etc... a que mais importa é a da exaustão, onde os gases já aquecidos são expelidos.

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... o-interna/

Eu coloquei tudo isto para mostrar que a temperatura coletada de um motor não é nos materiais envolvidos e sim no líquido refrigerante, sendo portanto uma medida por tabela ou indireta, ficando óbvio que lá dentro ela é bem maior.

Considerando que no meu motor a ventoinha liga a velocidade alta com 1,45V medidos no sensor da ECU e que tal valor corresponde a +- 98°C tanto pelo mostrador do painel como por termômetro infravermelho, posso afirmar que passar dos 100°C, não é normal...ou há erro no valor mostrado ou há ineficiência no sistema do arrefecimento...seja um ou outro, deve ser corrigido antes de causar maiores danos e custos.


andrepacheco
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Mensagem por andrepacheco »

Buenas
Bange bem interessante isso,só achei estranho por que isso acontece no meu corsa e uso fluido de arrefecimento ,e já vi em outros também essa temperatura ,mas vou ter que dar uma olhada no mostrador do painel pode ser que não esteja marcando certo,se souber como testar o mostrador do painel mande a dica pra nós.
abraço


Bange
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Mensagem por Bange »

No medidor do painel tem as informações inscritas (caso não tenha, pegue o cód do fabricante e veja com ele tais informações), na parte traseira.

Exemplo do meu (VDO):
90°C = 93,5Ω
120°C= 40Ω

Isto significa que se for colocada uma resistência de 93,5Ω, o instrumento deverá marcar 90°C....o mesmo ocorrendo com 40Ω para 120°C...só que este valor não aparece no medidor, mas dá pra perceber que fica na região do vermelho (perigo).
Para os 100°C, não há indicação, porém eu já testei no meu e o valor da resistência ficou em 52Ω +-1Ω.

Isto ocorrendo, o medidor está preciso (calibrado)...não tente nenhum ajuste no medidor, pois sem instrumental próprio o erro será grande e é melhor recalibrar num especialista ou comprar outro.

Pelo lado do sensor, nem sempre quando a resistência estiver com os valores acima, ele estará preciso (sim, com o tempo ele vai perdendo a precisão), e só se consegue saber se o mesmo está ainda eficiente, com o procedimento da fervura e instrumentos como multiteste (parte ohmímetro ou resistência), termômetro de imersão (de qualquer tipo...)

Põe-se uma panela de água para ferver...mergulha-se o sensor (sem que encoste no fundo...fique +- no meio), já com os terminais do ohmímetro ligados ao mesmo, mergulha-se também o termômetro de forma que fique junto ao sensor...

O fogo deve ser brando para que a temperatura suba bem vagarosamente, dando tempo para se fazer a leitura tanto no ohmímetro quanto no termômetro...

Quando a temperatura do termômetro for de 90°C, a do ohmímetro deverá marcar 93,5Ω (ou muito próximo disto), e quando a água estiver fervendo, caso vc esteja ao nível do mar, o termômetro registrará 100°C e o ohmímetro será de 52 +-1Ω.

Mas atenção! a Temperatura de ebulição depende da altitude em que vc se encontra...
altitude x ebulição.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


gleisin
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Mensagem por gleisin »

olá galera, o meu tb ta assim e eu levei no mecanico e ele disse que ta normal, o cebolao do carro é 100-95 graus, o original do carro é esse mesmo, ai no caso o segundo estagio dele aciona nos 100 graus, ele disse que agente pode trocar o cebolao e colocar um que ative o segundo estagio tipo com 95 graus ou menos, so que é perigoso o cebolao dar problema, o normal do carro e esse msm mais quem quiser trocar pode trocar mais corre o risco do outro cebolao nao aguentar e queimar. ai acabei deixando pra la e continuar assim msm


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luiz-carlos.pinto-soares
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Mensagem por luiz-carlos.pinto-soares »

Boa noite sr! tenho essa duvida tambem... tenho um corsa 99 porem notei que a ventoinha só aciona quando desligo o motor e o carro ligado na chave sem bater no motor fora isso ele ano aciona de forma alguma e so esquenta no transito ou parado!?


Bange
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Mensagem por Bange »

Luiz, isso está completamente errado...a linha Corsa só aciona as ventoinhas com o pós chave, ou seja, desligando-se o motor a ventoinha nunca liga e se estivesse ligada, desliga

Seu carro deve ter sofrido alguma manutenção equivocada....


Demarchi38
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Mensagem por Demarchi38 »

Tenho um Corsa 1995 comprei ele recentemente.
1.0
O ex dono disse que trocou o termostato, e o fluido de arrefecimento.
Qdo estava dirigindo na marginal Tietê. Estava muito sol e trânsito.
Chegou a 100 graus.
Depois qdo foi fluindo trânsito foi abaixando.
E normal essa temperatura?
Se não for, como devo proceder.


Bange
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Mensagem por Bange »

Motores sem AC > velocidade única da ventoinha, liga com +- 98°C
Motores com AC > velocidade baixa das ventoinhas, liga com +- 95°C e a velocidade alta com +- 98°C

De 98 para 100, são 2° de diferença, as tolerâncias e o mostrador não são lá muito precisos, então se chegar aos 100°C a(s) ventoinha(s) liga na velocidade alta e o mais importante é a temperatura baixar relativamente rápido...ficar lá nos 100° por muito tempo, já sinaliza um problema que deve ser verificado, pois ou há problema na junta do cabeçote ou o sistema do arrefecimento está com alguma ineficiência.

Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
...tem que pesquisar...


Manasses Silva
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Mensagem por Manasses Silva »

Boa tarde a todos.
É uma alegria fazer parte desse clube .
Bem , voltando ao assunto do superaquecimento , meu Corsa é um classic GLS 1.6 8V, É a mesma situação, a ventoinha só dispara passando dos 95 ° c e quando estou em um congestionamento vai lá para 100° C.
Eu gastei $ 6.400,00 no meu carro é isso foi a única situação que não mudou. Inclusive está sem a válvula termostática no momento é mesmo assim continua.
A pergunta que não quer calar :
Isso é normal ?
Alguém do fórum passou por isso é resolveu ?
Obrigado.


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