[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
Entendi. Muito obrigado pelas informações. Qualquer coisa volto a entrar em contato.
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OK...
Vendo um pouco mais esse projeto da GM, salvo se as ventoinhas forem diferentes (capacidade de fluxo, corrente, etc...) e específicas para o GSI, a depender da temperatura ambiente e movimentação do carro, a velocidade baixa não tem capacidade de baixar a temperatura de 105°C para menos ou até desligar.
Explicando:
No meu 1.6 MPFI, as ventoinhas ligam na baixa com +-95°C...se continuar esquentando, liga a velocidade alta com +- 98°C... em situação normal a temperatura vai baixando (raramente sobe até os 100°C), e quando chega em 96°C, a velocidade alta é desligada, permanecendo a baixa, que pode fazer a temperatura cair ainda mais (desligando com +- 94°C), ou não dando conta do calor e a temperatura volta a subir, repetindo-se o ciclo. Ou seja, a velocidade alta é mantida até bem próximo da temperatura com que a baixa liga. Nos raros casos em que a alta não ligou, a temperatura foi subindo, subindo e eu parava o carro quando passava um pouco dos 100°C, com receio de alguma pane.
No caso do GSI, o interruptor de 105°C, não é flexível (flexível = liga com uma temperatura e desliga com outra mais baixa de +- 5°C), ele liga com 105°C e desliga com 104,99°C ou um valor qualquer abaixo mas muito próximo a 105°C, ficando a baixa ligada... porém é uma temperatura muito alta para a velocidade baixa conseguir baixar mais ainda (salvo em condições favoráveis)... e o mais normal de ocorrer é a alta voltar a ligar muito rápido e se ela conseguir baixar a temperatura, o ciclo se repete no entorno dos 105°C.... daí, quem estiver observando o mostrador da temperatura do pinel, vai perceber que a temperatura fica praticamente o tempo todo ligeiramente acima dos 100°C.
O ideal no caso, seria que o cebolão de alta fosse flexível, ligando a alta até nos 100°C, mas desligando com 95°C... e o de baixa pode ser fixo em 95°C. Podem existir cebolões que atendam a essas premissas e resolvam o problema, mas para saber se sim e quais, eu precisaria de mais informações sobre o que contém em cada um dos fios de cada cebolão (tipo terra, bateria, resistência pra massa, etc...).
Vendo um pouco mais esse projeto da GM, salvo se as ventoinhas forem diferentes (capacidade de fluxo, corrente, etc...) e específicas para o GSI, a depender da temperatura ambiente e movimentação do carro, a velocidade baixa não tem capacidade de baixar a temperatura de 105°C para menos ou até desligar.
Explicando:
No meu 1.6 MPFI, as ventoinhas ligam na baixa com +-95°C...se continuar esquentando, liga a velocidade alta com +- 98°C... em situação normal a temperatura vai baixando (raramente sobe até os 100°C), e quando chega em 96°C, a velocidade alta é desligada, permanecendo a baixa, que pode fazer a temperatura cair ainda mais (desligando com +- 94°C), ou não dando conta do calor e a temperatura volta a subir, repetindo-se o ciclo. Ou seja, a velocidade alta é mantida até bem próximo da temperatura com que a baixa liga. Nos raros casos em que a alta não ligou, a temperatura foi subindo, subindo e eu parava o carro quando passava um pouco dos 100°C, com receio de alguma pane.
No caso do GSI, o interruptor de 105°C, não é flexível (flexível = liga com uma temperatura e desliga com outra mais baixa de +- 5°C), ele liga com 105°C e desliga com 104,99°C ou um valor qualquer abaixo mas muito próximo a 105°C, ficando a baixa ligada... porém é uma temperatura muito alta para a velocidade baixa conseguir baixar mais ainda (salvo em condições favoráveis)... e o mais normal de ocorrer é a alta voltar a ligar muito rápido e se ela conseguir baixar a temperatura, o ciclo se repete no entorno dos 105°C.... daí, quem estiver observando o mostrador da temperatura do pinel, vai perceber que a temperatura fica praticamente o tempo todo ligeiramente acima dos 100°C.
O ideal no caso, seria que o cebolão de alta fosse flexível, ligando a alta até nos 100°C, mas desligando com 95°C... e o de baixa pode ser fixo em 95°C. Podem existir cebolões que atendam a essas premissas e resolvam o problema, mas para saber se sim e quais, eu precisaria de mais informações sobre o que contém em cada um dos fios de cada cebolão (tipo terra, bateria, resistência pra massa, etc...).
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Essas informações vou ver se o eletrecista consegue verificar.
Quanto ao comportamento dos ciclos da ventoinha, no dia a dia, mesmo aqui sendo bem quente, o carro quando parado permanece mesmo com a primeira velocidade segurando a temperatura nos 100º, mas sem conseguir baixar. A segunda só acionou no teste, quando aí sim a primeira naturalmente não deu conta de manter e chegou a 105°. Mas deixei na marcha lenta pra ver, e sem obstruir a ventilação a temperatura baixou novamente pra 100º e se manteve, com a primeira velocidade ligada. Isso com AC desligado.
Com AC ligado a segunda já entra mais cedo, e mesmo assim a temperatura permanece próxima aos 100°. Nesse caso que vem minha preocupação. Numa situação crítica, com 100°, a segunda velocidade há algum tempo já acionada e não dar conta de baixar a temperatura, e ela então continuar subindo.
Quanto ao comportamento dos ciclos da ventoinha, no dia a dia, mesmo aqui sendo bem quente, o carro quando parado permanece mesmo com a primeira velocidade segurando a temperatura nos 100º, mas sem conseguir baixar. A segunda só acionou no teste, quando aí sim a primeira naturalmente não deu conta de manter e chegou a 105°. Mas deixei na marcha lenta pra ver, e sem obstruir a ventilação a temperatura baixou novamente pra 100º e se manteve, com a primeira velocidade ligada. Isso com AC desligado.
Com AC ligado a segunda já entra mais cedo, e mesmo assim a temperatura permanece próxima aos 100°. Nesse caso que vem minha preocupação. Numa situação crítica, com 100°, a segunda velocidade há algum tempo já acionada e não dar conta de baixar a temperatura, e ela então continuar subindo.
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Boa noite. Voltando pra dar o resultado.
Consegui resolver a situação. Toda parte elétrica estava Ok. O problema era o radiador. O modelo que havia comprado era um Magnetti Marelli tubular. Mesmo que nos teste notava uma redução de temperatura na ordem de 10ºC com a passagem da água pelo radiador, isso não era suficiente para refrigerar o motor. Comprei então um modelo Valeo brazado, e com isso, fim do problema. A temperatura mantém-se entre 90 e 95 graus, passando disso apenas em situações de demanda mais extrema, quando a ventoinha arma e rapidamente a temperatura volta a faixa normal.
Muito obrigado pelas dicas e orientações passadas. Foram excelentes para eu conhecer mais o sistema de arrefecimento do carro e poder ajudar outras pessoas que por ventura tenham problemas.
E fica a orientação pra quem não está conseguindo resolver o problema de temperatura. Verifiquem o modelo do radiador que está no carro!
Consegui resolver a situação. Toda parte elétrica estava Ok. O problema era o radiador. O modelo que havia comprado era um Magnetti Marelli tubular. Mesmo que nos teste notava uma redução de temperatura na ordem de 10ºC com a passagem da água pelo radiador, isso não era suficiente para refrigerar o motor. Comprei então um modelo Valeo brazado, e com isso, fim do problema. A temperatura mantém-se entre 90 e 95 graus, passando disso apenas em situações de demanda mais extrema, quando a ventoinha arma e rapidamente a temperatura volta a faixa normal.
Muito obrigado pelas dicas e orientações passadas. Foram excelentes para eu conhecer mais o sistema de arrefecimento do carro e poder ajudar outras pessoas que por ventura tenham problemas.
E fica a orientação pra quem não está conseguindo resolver o problema de temperatura. Verifiquem o modelo do radiador que está no carro!
- CristianDiniz
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Bom dia galera,tenho um Corsa 1.6 GL 98 8v,já troquei junta do cabeçote, sensor de temperatura,bomba d'água, válvula termostática,tô usando adidivo,i o carro temperatura continua chegando a 100c,oque pode ser? Esse modelo tem 1 estágio só a ventoinha?
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Blz galera sou novo aqui e acabei de adquirir um corsa gl 1.6 2001 4p !
E eu ligo ele com tampa do reservatorio aberta não acontece nada mas atinge os 90° agua ferve e sai pra fora do reservatório isso é normal?
E eu ligo ele com tampa do reservatorio aberta não acontece nada mas atinge os 90° agua ferve e sai pra fora do reservatório isso é normal?
- Fernando 4100
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Rodando na cidade é normal chegar nisso, a ventoinha liga nos 100 graus. Em seguida baixa e ela desliga aos 94 graus.CristianDiniz escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 09:31:59 AM Bom dia galera,tenho um Corsa 1.6 GL 98 8v,já troquei junta do cabeçote, sensor de temperatura,bomba d'água, válvula termostática,tô usando adidivo,i o carro temperatura continua chegando a 100c,oque pode ser?
Se não tem ar condicionado, sim, só um estágio.CristianDiniz escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 09:31:59 AM Esse modelo tem 1 estágio só a ventoinha?
- CristianDiniz
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Tem risco de queimar junta não?ele trabalha quente assim msm?
- Fernando 4100
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Não. Todo motor trabalha nessa faixa de temperatura. A única diferença é que alguns painéis marcam errado, deixam o ponteiro fixo num ponto, ou fica onde diz "normal". Os GM da década de 90 marcavam a temperatura bem próxima da real, ford não marcava nada direito, vw de 70 a 110 graus o ponteiro marcava 90. Nos Corsa mais novos o ponteiro mal se mexe, fica bem perto do azul sempre, mas o motor trabalha perto dos 100 do mesmo jeito.CristianDiniz escreveu: ↑Segunda-feira 25 2021f Outubro 2021 05:52:32 PM Tem risco de queimar junta não?ele trabalha quente assim msm?
Tem muito flex que trabalha perto de 110 até.
Só vai ter algo errado se essa temperatura não baixar nunca.
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