Bia noite a todos. Dei uma lida nas últimas páginas do tópico e vi que meu carro tem o mesmo problema de muitos aqui.
Tenho um Corsa GSi 1995. Substitui todas as peças do sistema de arrefecimento recentemente, exceto a bomba d’água. O carro também teve o cabeçote refeito recentemente devido corrosão de galeria (não recebia os cuidados adequados por parte de algum dono anterior),
O que está acontecendo. A temperatura do carro chega a 100°C quando está com ar desligado, e só aí arma a primeira velocidade das ventoinhas. Com o ar ligado, ele arma a segunda quando chega a 100°C (a primeira já está ligada desde que o ar foi ligado). Me intriga o fato de só acionar tão tarde e de a temperatura não baixar mesmo quando há o acionamento da ventoinha, ficando estabilizada em torno dos ditos 100°C se o carro permanecer parado.
Pelo OP-COM, a temperatura do sensor da central bate com o do painel. O que poderia estar acontecendo? Seria esse problema de capacitor do painel? Alguma deficiência da VT, mesmo já tendo usado duas - ambas Wahler?
[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
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Vc fêz o teste com papelão ou o teste "enganando a ECU"?
Qual valor de tensão em cima do sensor quando as ventoinhas ligam?
Qual valor de tensão em cima do sensor quando as ventoinhas ligam?
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Não cheguei a ler todo o tópico. Tem ensinando como fazê-los?
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Achei como faz os testes! Vou fazer e qualquer coisa pergunto aqui. Obrigado!
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Vi os videos orientando sobre os testes. Conversei com o eletricista que faz serviço pra mim e vamos fazer o teste enganando a ECU assim que pudermos, mas observando o vídeo do teste do papelão, me passa a impressão que meu problema pode estar no painel. Como aqui é muito quente, a ventoinha teria dificuldade para baixar a temperatura na primeira velocidade, e por isso fica estável. Mas como só arma em 100°C no painel a primeira, não quero arriscar colocar o papelão para aguardar armar a segunda.
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Repare que enganar a ECU, testa apenas a parte elétrica... já com o papelão vc pode monitorar a parte elétrica (medindo a tensão no sensor x a temperatura com que as ventoinhas ligam), e avaliar temperaturas (com termômetro infravermelho manual), no cabeçote (tem que ser bem próximo da leitura da painel ou do scaner) e das mangueiras de entrada/saída do radiador (a diferença gira em torno de uns 10°C).
Se a temperatura do painel for muito diferente do termômetro, seu sensor pode estar fora das especificações.
Se a diferença da temperatura de entr./saída do radiador for muito grande, há uma deficiência de fluxo ou da velocidade do líquido, indicando obstrução no circuito ou ineficiência da bomba.
Já se a diferença for muito pouca indica ineficiência das ventoinhas, que podem estar agarrando ou alimentadas com tensão inferior a do alternador (tem que ser maior que 12V).
O mais chato de se verificar (sem abrir nada) é a bomba, pois não dá pra checar se o rotor está patinando ou se as aletas estão esfareladas/carcomidas...
Se a temperatura do painel for muito diferente do termômetro, seu sensor pode estar fora das especificações.
Se a diferença da temperatura de entr./saída do radiador for muito grande, há uma deficiência de fluxo ou da velocidade do líquido, indicando obstrução no circuito ou ineficiência da bomba.
Já se a diferença for muito pouca indica ineficiência das ventoinhas, que podem estar agarrando ou alimentadas com tensão inferior a do alternador (tem que ser maior que 12V).
O mais chato de se verificar (sem abrir nada) é a bomba, pois não dá pra checar se o rotor está patinando ou se as aletas estão esfareladas/carcomidas...
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... complementando...
As avaliações devem ser feitas preferencialmente com o motor na temperatura de trabalho >92 e <100°C.
Não sei se no GSI a parte elétrica é diferente, tudo indica que não... mas os relés são muito importantes e um mau contato em suas paletas/terminais podem retardar a entrada das velocidades das ventoinhas (de ambas ou de apenas uma)... atenção especial para um relé amarelo (no meu caso), que tem uma eletrônica interna que gera um retardo de uns 2s, para que na velocidade alta ambas as ventoinhas não liguem ao mesmo tempo (a razão disto é para diminuir o pico de corrente se ambas ligarem juntas).
Primeiro faça o teste que quiser, em havendo alguma dúvida cheque/avalie/limpe/troque... depois refaça o teste e comprove se o que foi feito realmente resolveu o problema.
Boa sorte e dê retorno pra gente...
As avaliações devem ser feitas preferencialmente com o motor na temperatura de trabalho >92 e <100°C.
Não sei se no GSI a parte elétrica é diferente, tudo indica que não... mas os relés são muito importantes e um mau contato em suas paletas/terminais podem retardar a entrada das velocidades das ventoinhas (de ambas ou de apenas uma)... atenção especial para um relé amarelo (no meu caso), que tem uma eletrônica interna que gera um retardo de uns 2s, para que na velocidade alta ambas as ventoinhas não liguem ao mesmo tempo (a razão disto é para diminuir o pico de corrente se ambas ligarem juntas).
Primeiro faça o teste que quiser, em havendo alguma dúvida cheque/avalie/limpe/troque... depois refaça o teste e comprove se o que foi feito realmente resolveu o problema.
Boa sorte e dê retorno pra gente...
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Vou testar tudo aqui. Assim que tiver os dados informo aqui.
Muito obrigado!
Muito obrigado!
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Boa tarde!
Primeiras considerações. Ainda não consegui realizar o teste “enganando a ECU” porque não encontrei o material necessário na minha cidade. Em breve pretendo verificar isso.
Por enquanto, fiz a avaliação das temperaturas de acionamento das ventoinhas e da diferença de temperatura entre entrada e saída do radiador.
A ventoinha dispara a primeira velocidade a 97-98 graus medidos na mangueira logo na saída da VT. Painel marca nesse momento 100 graus, assim como termômetro apontado para o cabeçote. A segunda velocidade dispara a cerca de 104 graus, tanto no painel quanto no termômetro manual. A segunda velocidade desativa a 100 graus e a segunda a 94 (mas só em 2 oportunidades a ventoinha conseguiu baixar a temperatura, a partir da terceira vez que liga, a temperatura já fica estacionada nos 100 graus.
A diferença de temperatura da entrada para a saída do radiador gira mesmo em torno de 10-12 graus.
Com essas informações já é possível pensar em alguma alteração? Ou seria o funcionamento normal do carro mesmo?
Primeiras considerações. Ainda não consegui realizar o teste “enganando a ECU” porque não encontrei o material necessário na minha cidade. Em breve pretendo verificar isso.
Por enquanto, fiz a avaliação das temperaturas de acionamento das ventoinhas e da diferença de temperatura entre entrada e saída do radiador.
A ventoinha dispara a primeira velocidade a 97-98 graus medidos na mangueira logo na saída da VT. Painel marca nesse momento 100 graus, assim como termômetro apontado para o cabeçote. A segunda velocidade dispara a cerca de 104 graus, tanto no painel quanto no termômetro manual. A segunda velocidade desativa a 100 graus e a segunda a 94 (mas só em 2 oportunidades a ventoinha conseguiu baixar a temperatura, a partir da terceira vez que liga, a temperatura já fica estacionada nos 100 graus.
A diferença de temperatura da entrada para a saída do radiador gira mesmo em torno de 10-12 graus.
Com essas informações já é possível pensar em alguma alteração? Ou seria o funcionamento normal do carro mesmo?
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Não, normal não é...
Chegar a 100°C é apenas em casos extremos, tipo muito calor e engarrafamento... subida de serra com carro lotado... mas considerando que a velocidade alta liga em torno de 98/99°C, chegar a 100 e retornar até desligar a alta (+- 95/96°C), é o normal...
Bom, agora vc não escaoa do teste de enganar a ECU, pra definir se o problema está no sensor ou nos relés ou em ambos...
Se no teste, ao variar o potenciômetro, as ventoinhas não ligarem com as tensões conhecidas, há problema com os relés ou mau contato em conectores no caminho até a ECU.
Se por outro lado passar no teste (faça muitas vêzes, não pode dar nenhum diferente), o problema estará ou no sensor fora de característica ou mau contato no próprio conector dele,
Chegar a 100°C é apenas em casos extremos, tipo muito calor e engarrafamento... subida de serra com carro lotado... mas considerando que a velocidade alta liga em torno de 98/99°C, chegar a 100 e retornar até desligar a alta (+- 95/96°C), é o normal...
Bom, agora vc não escaoa do teste de enganar a ECU, pra definir se o problema está no sensor ou nos relés ou em ambos...
Se no teste, ao variar o potenciômetro, as ventoinhas não ligarem com as tensões conhecidas, há problema com os relés ou mau contato em conectores no caminho até a ECU.
Se por outro lado passar no teste (faça muitas vêzes, não pode dar nenhum diferente), o problema estará ou no sensor fora de característica ou mau contato no próprio conector dele,
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