[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Repare que enganar a ECU, testa apenas a parte elétrica... já com o papelão vc pode monitorar a parte elétrica (medindo a tensão no sensor x a temperatura com que as ventoinhas ligam), e avaliar temperaturas (com termômetro infravermelho manual), no cabeçote (tem que ser bem próximo da leitura da painel ou do scaner) e das mangueiras de entrada/saída do radiador (a diferença gira em torno de uns 10°C).
Se a temperatura do painel for muito diferente do termômetro, seu sensor pode estar fora das especificações.
Se a diferença da temperatura de entr./saída do radiador for muito grande, há uma deficiência de fluxo ou da velocidade do líquido, indicando obstrução no circuito ou ineficiência da bomba.
Já se a diferença for muito pouca indica ineficiência das ventoinhas, que podem estar agarrando ou alimentadas com tensão inferior a do alternador (tem que ser maior que 12V).
O mais chato de se verificar (sem abrir nada) é a bomba, pois não dá pra checar se o rotor está patinando ou se as aletas estão esfareladas/carcomidas...


Bange
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Mensagem por Bange »

... complementando...
As avaliações devem ser feitas preferencialmente com o motor na temperatura de trabalho >92 e <100°C.
Não sei se no GSI a parte elétrica é diferente, tudo indica que não... mas os relés são muito importantes e um mau contato em suas paletas/terminais podem retardar a entrada das velocidades das ventoinhas (de ambas ou de apenas uma)... atenção especial para um relé amarelo (no meu caso), que tem uma eletrônica interna que gera um retardo de uns 2s, para que na velocidade alta ambas as ventoinhas não liguem ao mesmo tempo (a razão disto é para diminuir o pico de corrente se ambas ligarem juntas).
Primeiro faça o teste que quiser, em havendo alguma dúvida cheque/avalie/limpe/troque... depois refaça o teste e comprove se o que foi feito realmente resolveu o problema.
Boa sorte e dê retorno pra gente...


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Vou testar tudo aqui. Assim que tiver os dados informo aqui.
Muito obrigado!


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Boa tarde!
Primeiras considerações. Ainda não consegui realizar o teste “enganando a ECU” porque não encontrei o material necessário na minha cidade. Em breve pretendo verificar isso.
Por enquanto, fiz a avaliação das temperaturas de acionamento das ventoinhas e da diferença de temperatura entre entrada e saída do radiador.
A ventoinha dispara a primeira velocidade a 97-98 graus medidos na mangueira logo na saída da VT. Painel marca nesse momento 100 graus, assim como termômetro apontado para o cabeçote. A segunda velocidade dispara a cerca de 104 graus, tanto no painel quanto no termômetro manual. A segunda velocidade desativa a 100 graus e a segunda a 94 (mas só em 2 oportunidades a ventoinha conseguiu baixar a temperatura, a partir da terceira vez que liga, a temperatura já fica estacionada nos 100 graus.
A diferença de temperatura da entrada para a saída do radiador gira mesmo em torno de 10-12 graus.
Com essas informações já é possível pensar em alguma alteração? Ou seria o funcionamento normal do carro mesmo?


Bange
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Mensagem por Bange »

Não, normal não é...
Chegar a 100°C é apenas em casos extremos, tipo muito calor e engarrafamento... subida de serra com carro lotado... mas considerando que a velocidade alta liga em torno de 98/99°C, chegar a 100 e retornar até desligar a alta (+- 95/96°C), é o normal...
Bom, agora vc não escaoa do teste de enganar a ECU, pra definir se o problema está no sensor ou nos relés ou em ambos...
Se no teste, ao variar o potenciômetro, as ventoinhas não ligarem com as tensões conhecidas, há problema com os relés ou mau contato em conectores no caminho até a ECU.
Se por outro lado passar no teste (faça muitas vêzes, não pode dar nenhum diferente), o problema estará ou no sensor fora de característica ou mau contato no próprio conector dele,


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Certo. Agora vou correr atrás d o material pra fazer o teste. Assim que tiver resultado escrevo aqui.


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Estava assistindo o vídeo novamente do teste para enganar a ECU e me surgiu uma dúvida. Se não estou enganado, no GSi, as ventoinhas são disparadas pelos cebolões, e não pelo sensor de temperatura. Se for isso mesmo, eu teria que fazer o procedimento pelo conector do cebolão? Será que as voltagens que acionam as ventoinhas são as mesmas?


Bange
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Mensagem por Bange »

Se tem cebolão a coisa muda de figura, pois a ECU não é envolvida no arrefecimento normal... creio (pois não tenho o esquema próprio), que a ECU só entre para o caso de usar o AC.
Se realmente tem cebolão, é quase certo de ser o duplo, onde metade liga a velocidade baixa e a outra metade a alta, tendo grande probabilidade de ser ele o causador do problema... mas não descarta a possibilidade de problemas com os relés...
Sendo realmente a versão dupla, vc teria que identificar os fios que ligam a alta e a baixa... e...
Curtocircuitar cada um de acordo com a sequência de evolução da temperatura e em seguida regredir para o completo desligamento das ventoinhas... faça diversas vêzes... todas tem que ter o mesmo tipo de resposta, sem falhas ou retardos (se tiver) diferentes.
Se tudo certo, o conjunto de relés e ventoinhas estão aprovados e, por exclusão, o problema está com o cebolão duplo,
Tem até como testar só o cebolão, fervendo e esfriando ele numa panela com água no fogão, mas é um processo chato para repetições, além de ter que reunir termômetro de imersão, multiteste para comprovar os curtocircuitos nas temperaturas (que devem estar indicadas no corpo da peça) ou bateria e lâmpada para comprovar os curtos.
A MTE-THOMSON, tem um vídeo mostrando esse procedimento.
Embora que esse teste possa ser feito apenas com a chave ligada, eu indico que seja feito após o motor aquecido, pois tudo ficará mais próximo de uma situação normal de trabalho, ou seja, aqueça o motor depois desliga o motor, liga apenas a chave e faça o teste.


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Vou verificar, mas acredito que talvez o problema esteja então em algum relê. Coloquei os dois cebolões novos. E o comportamento é o mesmo de quando estava com os antigos, com as ventoinhas armando nas mesmas temperaturas de agora.


Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Mas tem uma outra coisa. As temperaturas que vem gravadas nos cebolões (que são os de especificações de catálogo da GM - CepChev) correspondem com que marca no painel (100-95 para o de primeiro estágio e 105-100 para o segundo). E esse cebolões são os mesmos pra qualquer Corsa com ar antes dos MPFI, tanto 1.4 EFI quanto pro GSi.
Se for olhar por aí, estaria tudo certo. Só que acredito que os carros deveriam funcionar nas temperaturas que vc citou antes, e não essas tão altas.


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