Caros Colegas;
Afim de efetuar o serviço (faça voce mesmo) gostaria de saber se é possível efetuar a
troca da correia do conjunto alternador,bomba d´água,ar-condicionado?
Alguns dizem que tem que desmontar boa parte do carro para fazer. Será verdade?
[DÚVIDA] - Como trocar a correia do alternador do carro com A/C?
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Bom, a correia da bomba d'água é a sincronizada, que é outra, a correia da bomba hidráulica (da direção) e do ar condicionado e do alternador é que é a mesma. No caso, você terá que:sotanos escreveu:Caros Colegas;
Afim de efetuar o serviço (faça voce mesmo) gostaria de saber se é possível efetuar a
troca da correia do conjunto alternador,bomba d´água,ar-condicionado?
Alguns dizem que tem que desmontar boa parte do carro para fazer. Será verdade?
1) remover a caixa de filtro de ar e anexos
2) afrouxar o tensor da correia, por baixo do carro, em um elevador ou apoio bom
3) remover a correia, ela vai ficar "pendurada" pois passa por dentro dela o suporte do motor
4) calçar o motor
5) remover o braço suporte do motor, pra isso remove-se o compressor de ar e o da bomba hidráulica para se ter acesso aos parafusos do motor... aí solta esse suporte do coxim e do próprio motor
6) agora pode-se remover a correia
7) faz o processo inverso para instalar a nova correia
assim, você não desmonta o carro inteiro não, pelo contrário, mas é bem trabalhoso e demorado, além de exigir cuidado pra não danificar as tubulações de ar nem da bomba da direção hidráulica.
A dificuldade existe apenas pq a correia fica "presa" no suporte do motor, coisa que não acontece no carro apenas com AC ou apenas com DH.
[]s
WillEdu
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COMO FASO PRA SOLTAR O ESTICAR DA COREIA DO ALTENADOR
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Eu não sei se estou confundindo os carros...mas acho que não necessita mexer no compressor do AC e da DH, mas realmente tem que deslocar o suporte do motor pra correia passar.
Acho que usei minha lagartixa (macaco tipo jacaré, porém bem menor), para calçar o motor e depois fui arriando até o calço afastar o suficiente para passar a correia.
Não tenho o esquema, mas em qualquer carro, antes de retirar a correia, copia em um papel a posiçao de todas as polias por onde ela passa...não é difícil...
Acho que usei minha lagartixa (macaco tipo jacaré, porém bem menor), para calçar o motor e depois fui arriando até o calço afastar o suficiente para passar a correia.
Não tenho o esquema, mas em qualquer carro, antes de retirar a correia, copia em um papel a posiçao de todas as polias por onde ela passa...não é difícil...
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Amigo,
pelo que deu a entender, seu carro é um Corsa B ou um Classic, certo?
A diferença entre o B ou C, com ar e DH, é que o B tem apenas um tensor, e o C trabalha com 2. O que é igual em ambos os casos é a bomba d´água, que trabalha na correia dentada (sincronizadora).
De fato, em ambos, também não é necessário deslocar a bomba da direção ou o compressor do ar, mas apenas soltar a correia que movimenta ambos. Sendo seu carro um Corsa B, só com um tensor, existem duas possibilidades. Ou movimentar o tensor para cima, com uma chave de boca fina (se eu não me engano 14 mil.), ou então, com uma alavanca resistente, encaixar na parte de cima do tensor, onde fica o sei limitador de curso, para que a correia afrouxe e se consiga desencaixar ela dos sulcos das polias. É meio estranho falando, parece coisa de maluco isso.... Mas vamos lá...
No mais, é mesmo como o pessoal já ta falando aí a cima. Vai ter mesmo que calçar e deslocar o motor, pois para solta a correia, vai ter que passar ela pelo suporte do motor. Quando troquei a minha, também fiz da maneira que o Bange disse logo acima.
Se quiser a ordem, partindo do alternador, no sentido de giro do motor (horário), fica assim:
Correia 5PK
1-Alternador (horizintal para bomba)
2-Bomba da DH (desce até o compressor)
3-Compressor do A/C (horizontal até a polia)
4-Polia do virabrequim (faz a volta e sobre até o tensor)
5-Tensor (passando por cima do rolete para que o tensor tenha atuação)
6-Retorno ao alternador.
Não sei se deu pra entender legal assim, mas a melhor maneira mesmo e prestar a atenção na hora da desmontagem, e se for o caso, colocar o desenho no papel mesmo.
pelo que deu a entender, seu carro é um Corsa B ou um Classic, certo?
A diferença entre o B ou C, com ar e DH, é que o B tem apenas um tensor, e o C trabalha com 2. O que é igual em ambos os casos é a bomba d´água, que trabalha na correia dentada (sincronizadora).
De fato, em ambos, também não é necessário deslocar a bomba da direção ou o compressor do ar, mas apenas soltar a correia que movimenta ambos. Sendo seu carro um Corsa B, só com um tensor, existem duas possibilidades. Ou movimentar o tensor para cima, com uma chave de boca fina (se eu não me engano 14 mil.), ou então, com uma alavanca resistente, encaixar na parte de cima do tensor, onde fica o sei limitador de curso, para que a correia afrouxe e se consiga desencaixar ela dos sulcos das polias. É meio estranho falando, parece coisa de maluco isso.... Mas vamos lá...
No mais, é mesmo como o pessoal já ta falando aí a cima. Vai ter mesmo que calçar e deslocar o motor, pois para solta a correia, vai ter que passar ela pelo suporte do motor. Quando troquei a minha, também fiz da maneira que o Bange disse logo acima.
Se quiser a ordem, partindo do alternador, no sentido de giro do motor (horário), fica assim:
Correia 5PK
1-Alternador (horizintal para bomba)
2-Bomba da DH (desce até o compressor)
3-Compressor do A/C (horizontal até a polia)
4-Polia do virabrequim (faz a volta e sobre até o tensor)
5-Tensor (passando por cima do rolete para que o tensor tenha atuação)
6-Retorno ao alternador.
Não sei se deu pra entender legal assim, mas a melhor maneira mesmo e prestar a atenção na hora da desmontagem, e se for o caso, colocar o desenho no papel mesmo.
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