[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
dionempires
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 11:46:56 AM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por dionempires »

negativo quem diz que um motor deve trabalhar perto do 100cº e dizer que isso e normal. o motor do corsa foi feito para trabalhar no máxiom em 92.3, devido ao seu projeto coisas que não vou explicar aqui.
O meu corsa 99 1.0 mpfi posso deixar parado no sol quente me marcha lenta por vários minutos e nunca jamais chegou aos 95 fica coisa de um milimetro depois do noventa, e ali mesmo a ventuinha já aciona e só desliga dpois que abaixar para menos de noventa, não uso produto no radiator não mexi em nada do carro desde zero é assim, se seu carro tá passando de 92 tá errado procure um bom mecânico, lembrando que ao chegar em 100cº vc tem 99% de chances de empenar seu cabeçote ta aqui uma foto a única que tenho na estrada do painel, na cidade vou tirar e provar para vcs que nao passa de 92 quando tudo estiver perfeito, mas ai já dá para ter uma idéia tinha um corsa de um amigo que chega em 98 com todo o ar batendo no radiador da estrada a 100km/hImagem
Corsa Super 98 1.0 Completo
Troca-ló? Jamais carros populares novos são descartavéis e bebem demais


saddam
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 05:18:25 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saddam »

no meu eu to exatamente com a duvida se to com essa termostatico instalada...
o meu ´05 nao passa da primeira marcacao de temperatura!
nunca vi acima disso... ventoinha? nem sei o q eh isso nesse corsa hehehe

a temperatura sobe ate a primeira marca e...para
Saddam al saqr!
Vectra clube & Corsa clube!!!
Ex-Vectra CD Auto, DH, Teto ,A/C,MID,TC, 2.0 116 cv
Atual Corsa classic DH,A/C,1.0 70 cv =]


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Bigtomas escreveu:Feito! coloquei um pequeno botao redonto,preto no lugar onde ficaria o botao original do farol de neblina,o eletricista ligou ele direto no rele da ventoinha e pronto!Quando eu tiver fotos posto aqui.
Agora quando estou em transito parado e a temperatura passa de 95º eu ligo manualmente a ventoinha de desligo quando a temperatura chega em 90.Ou quando esta proximo dos 98 ela arma sozinha e desliga com 94.

Outra maneira de fazer isso é adaptar um cebolao na mangueira que sai do radiador para o bloco,fazendo uma Bucha de nylon onde ficara preso o cebolao.Tipo uma luva de emenda de tubos de PVC,nas pontas vc prende a mangueira e no centro coloca o cebolao,puxa os fios do cebolao ate a ventoinha e pronto,igual os carros carburados.

A vantagem do cebolao é que vc pode escolher entre varias temperaturas desde 65 ate 100 graus,porem a adaptaçao é maior e mais visivel,por isso optei pelo botao,simples e pratico..toda vez que a temperatura chega perto dos 100 em transito parado e so apertar o botao e esperar baixar pra 90 graus

No fim de semana providencio fotos do botao,ficou bem discreto
Como prometido ta aki a foto..o pequeno botao preto em cima do led do alarme

Imagem

Bem discreto.


Alex Stewart
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 05 2008f Setembro 2008 02:59:03 PM
Localização: Patos de Minas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Alex Stewart »

O meu é 1.6 8V 97, nunca chegou no meio do marcador, aciona bem cedo, e tem válvula do termostato. Faço a manutenção do radiador, mangueiras e tudo mais pelo menos a cada 6 meses. Ficar sem válvula termostática não é bom. A questão é que um engenheiro mecânico uma vez me disse que não podemos tirar essa válvula (embora a retirada dela nos previna do perigo da mesma travar fechada e faltar água) porque ela faz com o que carro trabalhe sempre à temperatura correta para o motor. Quando o carro tá frio ela fica fechada até o motor chegar na temperatura certa de trabalho, quando passa disso ela abre e a água circula. Agora quando está sem ela o carro trabalha com a água circulando o tempo todo, isso faz com que seu carro se mantenha frio por mais tempo, demorando muito a aquecer, e as vezes nem chega a temperatura ideal de trabalho. Isso reflete diretamente no aumento de consumo de combustível e perda de desempenho.
Sedan GL 1.6 MPFI 97


francisco1adriano2
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 10 2009f Fevereiro 2009 03:08:37 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por francisco1adriano2 »

tenho um 2000/2001 sedan 1.6 8v e ele trabalha a 95 aciona a ventuinha em torno de 100, achei alta já que nos outros carros que tive era bem menor. O mecanico falou que é o normal dele, e que os carros de hoje trabalham a alta temperatura para economizar combustivel, tinha um monza e ele veio sem a termostatica, parecia uma beleza, não esquentava no transito, so que quando subia a serra a temperatura ia lá em cima e quando descia a temperatura ia para o minimo, se continuasse assim era capaz de rachar. troquei agua coloquei aditivo oleo semi-sintetico, levei em uma loja de radiadores e está tudo normal, o motor trabalha nessa faixa mesmo, não tire a termostatica senão o preju será maior.


Gilton
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Domingo 26 2008f Outubro 2008 05:01:24 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gilton »

O Corsa funciona com temperatura entre 96 e 102 graus sem problema.
O funcionamento ideal é com 96°, portanto se a ventuina está ligando antes do 100° não há motivos de preocupação.
Abraços.


klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

Ola amigo muito aqui acham que os corsa na maioria 1.0 não passa , mas se a maioria tira a duvida e pedir pro mecancio polir a valvula termostatica e o cebola para os modelos anterior a 96 efi que este tem sensor no radiador e nao no bloco como os mpfi em diante vera que a variação do fabricante chega ate 107ºC (sobre pressão)
a valvula termostatica tem abri ate uam variação de 107°C em alguma marcas e fechar ao 92°C seguindo no mesmo conseito para o cebolão (sensor da ventuinha) sendo que a troca de agua tem ser em conjunto , quando existe algo de errado neste conjunto cebolão(com defeito) radiador (entupido) valvula tb com defeito então teremos uam grande variação de temperatura na hora da ventuinha funcionar
nos modelos corsa e bem visivel quando a algo de erardo nisso e vc andar em velociadde media e a temperatura sempre esta alta

muita gente troca um monte de coisa e sempre esquece de vareta o radiador e verificar atampa tb
carro com muita sujeira dentro do bloco e contante variação de temperatura alta

temperatura alta na carro e uam dor de cabeça pra todos mantengha seu sistema sempre limpo qq hora cv para por isto
se seu carro esta com muita sujeira no sistema nao recomendo colocar aditivo de imediato pq pode danificar muitas outras coisa por que o aditivo retira a sujeira deixando os buraco no sistemas

tenho um corsa efi 1.0 e e muito dificil ver a ventoinha funcionar viajo secar de 35 km pegando radial leste e e coisa muito rara ela subir na estrada o ponteiro ate parece que esta quebrado ele nao passa dos 90
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem


Gilton
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Domingo 26 2008f Outubro 2008 05:01:24 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gilton »

Pessoal, Boa Noite,
Peço desculpas por haver sido vago em minhas explicações.
Realmente apenas os Corsas VHC (Very High Compression) trabalham com a temperatura tão elevada.
Esse modelo de motor exige, inclusive velas diferenciadas para suportar os altos níves de temperatura. (modelo NGK BR6ES. "É fácil de identificar. Ela tem o eletrodo ‘para dentro` e é usada por causa da alta taxa de compressão do VHC -12,6:1, enquanto o antigo Corsa tinha índice de 9,4:1).
Essa compressão muito alta (VHC) faz, como todo processo de movimento mêcanico, que exista uma grande quantidade de enérgia produzida, melhorando o desempenho do motor e consequentemente, gerando maior aquecimento.
Esse tipo de motor, seja corsa ou celta, trabalha com temperaturas mais elevadas. Os demais modelos realmente aquecem um pouco menos.
Espero ter ajudado. (Na ausência de um engenheiro, consulte seu mêcanico sempre que tiver dúvida a respeito do funcionamento de seu veículo. O uso inadequado pode ser extremamente prejudicial para a longevidade do motor do seu carro).


Avatar do usuário
Cesar Souza
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 04 2009f Março 2009 10:05:32 AM
Localização: Garça - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cesar Souza »

[b]Ai pessoal bla!!
É o seguinte tenho um corsa wind 1.0 mpfi 2000/2001..
a ventuinha liga entre 95 e 98 graus.. ai ele chega no 100 e começa baixar que é
o tempo de começar abaixar e volta p/ os 95 graus...
Mais fiquei esperto sempre com ventuinha p/ ver se está ligando.. alguns corsas ela é controlada
pelo cebolão e outros por um sensor ligado direto na central.. no meu corsa é um sensor, outro item que deve prestar atenção é a valvula termostatica que pode travar e não circular agua..
Respondendo a pergunta do outro amigo.. é assim mesmo o corsa.. desligou a chave a ventuinha desliga tbm.. isso é normal viu..

Bom espero ter ajudado um pouquinho..
Um araço a todos do clube.[/b]
"Não vá a pé, vai de Corsa!!!"


Diego_Natal
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 30 2009f Março 2009 07:33:26 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diego_Natal »

Olá a Todos,

Meu primeiro post,

Relato aqui minha experiência em relação a temperatura do corsa quando adquiri o meu me assustei ao sair da loja, a temperatura em 100, estranhei um pouco e logo apos pesquisas vi relatos que era normal tal temperatura!!! fiquei tranquilo ao levar meu veiculo para uma revisão no arrefecimento foi constatado que a bomba d'agua esta com defeito e nao havia a valvula termostatica, efetuei a trocas das peças citadas e adicionei o adivitivo. Resultado meu corsinha oscila entre os 90 e 95g, so em casos de transito muito congestionado que ele chega aos 100, mas logo normaliza.

Finalizo minha experiencia aos colegas

Diego


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”