Então, se original de fábrica, tem duas ventoinhas e tem duas velocidades.
A velocidade 1 (ou baixa), liga com +- 95°C e a segunda (ou alta), com +- 98°C, isto em situação normal...se o seu não sofreu modificação, algo está errado e sugiro verificar tanto a precisão da leitura como as temperaturas em que as ventoinhas devem ligar.
Se vc mesmo for mexer, sugiro ler o tópico a seguir, caso contrário leve a um reparador especialista em arrefecimento, pois certamente há problemas em sensores e/ou reles.
viewtopic.php?f=40&t=107109&p=988611&hi ... ra#p988611
[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 19 2017f Abril 2017 11:04:04 AM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1997
- Contato:
De acordo com o catálogo de peças on-line da GM, o termostato (VÁLVULA TERMOSTÁTICA) aplicado em todos os Corsa entre 1994 e 2010 é, desde 2004, o de código 93275736 (conjunto de válvula, anel vedante e carcaça), que substitui o antigo 90200836 (só válvula).
Fonte: https://www.pecachevrolet.com.br/catalogo (é necessário fazer cadastro para acessar o catálogo on-line)
A MTE-Thomson, fabricante de sensores e componentes elétricos para linha GM, apresenta todos os códigos de aplicação para Corsa e Classic com o final 92, o que indica que todos atuam com 92°C (tolerância +-2°C).
Fonte: https://www.mte-thomson.com.br/site/wp- ... ternet.pdf
Já a temperatura referencial de trabalho do motor é 95°C, aferida pelo sensor de temperatura do motor (localizado no cabeçote, sobre o cilindro 1) e que envia esta informação para o mostrador no painel do motorista. É padrão mundial o ponteiro manter-se na posição central da escala no mostrador e qualquer diferença deve merecer atenção do motorista, pois pode ser indício de anomalia. Variações pequenas são admissíveis.
Fonte: https://www.pecachevrolet.com.br/catalogo (é necessário fazer cadastro para acessar o catálogo on-line)
A MTE-Thomson, fabricante de sensores e componentes elétricos para linha GM, apresenta todos os códigos de aplicação para Corsa e Classic com o final 92, o que indica que todos atuam com 92°C (tolerância +-2°C).
Fonte: https://www.mte-thomson.com.br/site/wp- ... ternet.pdf
Já a temperatura referencial de trabalho do motor é 95°C, aferida pelo sensor de temperatura do motor (localizado no cabeçote, sobre o cilindro 1) e que envia esta informação para o mostrador no painel do motorista. É padrão mundial o ponteiro manter-se na posição central da escala no mostrador e qualquer diferença deve merecer atenção do motorista, pois pode ser indício de anomalia. Variações pequenas são admissíveis.
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Para quem usa ainda a VT só de refil a troca pelo modelo integrado com a carcaça é muito bem vinda.Vile Molinari escreveu:De acordo com o catálogo de peças on-line da GM, o termostato (VÁLVULA TERMOSTÁTICA) aplicado em todos os Corsa entre 1994 e 2010 é, desde 2004, o de código 93275736 (conjunto de válvula, anel vedante e carcaça), que substitui o antigo 90200836 (só válvula).
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sábado 25 2020f Julho 2020 04:01:46 PM
- Localização: Cachoeira Dourada - MG
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
Li todos os comentários aqui é vejo que a galera estão com dificuldades. O que acontece é que o interruptor térmico dos cordas EFI/MPFI ano 94 até 2002 trabalhão na faixa de 100 graus. O interruptor térmico originais são de 100/95. Quer disser. Em 100 graus de temperatura da água e não do painel a ventoinha irá disparar. Ao chegar na casa dos 95 graus ela desliga. Quando o carro trabalha em outra faixa e devido a troca do interruptor fora do padrão de temperatura original. Eu já peguei corsa aqui que o interruptor estava montado de 86/76. Sendo assim a ventoinha não desliga, o carro trabalha com uma valvula de 92 graus. Quando está em rodovia ele trabalha mais frio, aí a valvula faz a regulagem de temperatura. Os radiadores desses cordas tem a passagem de agua muito grande, fazendo com o que o carro não esfrie direito na cidade e trabalha muito frio na estrada.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Caro Mpgm06, creio que vc é que esteja confuso, pois existem motores com interruptor térmico (cebolão) e motores com sensor térmico, peças e sistemas bem distintos.
Motores que usam o cebolão, tem suas ventoinha(s) acionada(s) por este e que podem ter as temperaturas de liga/desliga, alteradas pela troca do mesmo com outra faixa (ex.: 95/100, 97/92, 90/95, 87/92...), que normalmente variam 5°C entre liga e desliga.
Já os sensores térmicos não tem faixa específica, pois são componentes semicondutores (NTC), que variam a resistência inversamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor será seu valor resistivo. O que define o momento de ligar/desligar a(s) ventoinha(s), é o que está configurado na programação da ECU, neste caso (em todos os modelos de Corsa que tenho notícia), a programação é:
Motores com AC - (aquecendo) - ligar velocidade baixa com 1,6V (que corresponde a +- 95°C no painel) - ligar a velocidade alta com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). No sentido inverso (esfriando) - desligar a velocidade alta com 1,6V e desligar a velocidade baixa com 1,8V (corresponde a +-94°C no painel).
Motores sem AC - (aquecendo) - ligar velocidade alta (e única), com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). Sentido inverso (esfriando) - desligar a ventoinha com 1,8V (que corresponde a +- 94°C no painel).
Observação:
Motores a partir de 2006 (não estou seguro deste ano), perderam o sensor exclusivo do painel e o mostrador passou a indicar a temperatura enviada pela ECU.
Motores que usam o cebolão, tem suas ventoinha(s) acionada(s) por este e que podem ter as temperaturas de liga/desliga, alteradas pela troca do mesmo com outra faixa (ex.: 95/100, 97/92, 90/95, 87/92...), que normalmente variam 5°C entre liga e desliga.
Já os sensores térmicos não tem faixa específica, pois são componentes semicondutores (NTC), que variam a resistência inversamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor será seu valor resistivo. O que define o momento de ligar/desligar a(s) ventoinha(s), é o que está configurado na programação da ECU, neste caso (em todos os modelos de Corsa que tenho notícia), a programação é:
Motores com AC - (aquecendo) - ligar velocidade baixa com 1,6V (que corresponde a +- 95°C no painel) - ligar a velocidade alta com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). No sentido inverso (esfriando) - desligar a velocidade alta com 1,6V e desligar a velocidade baixa com 1,8V (corresponde a +-94°C no painel).
Motores sem AC - (aquecendo) - ligar velocidade alta (e única), com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). Sentido inverso (esfriando) - desligar a ventoinha com 1,8V (que corresponde a +- 94°C no painel).
Observação:
Motores a partir de 2006 (não estou seguro deste ano), perderam o sensor exclusivo do painel e o mostrador passou a indicar a temperatura enviada pela ECU.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 09 2020f Dezembro 2020 11:52:48 AM
- Localização: Formigueiro - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1996
Bom dia amigo, comprei um Corsa 96 efi, troquei válvula termostática, bomba d'água,sensor de temperatura e injeção e sensor temperatura do painel, o carro chega rapidamente no meio do painel de temperatura isso em 2km,na rodovia ele roda com o ponteiro sempre no meio,menso viajando na rodovia pegando ar,ele não esfria,ele liga a Ventoinha nas viagem,as vezes a ventoinha liga nos 95 as vezes liga 98 e ele nunca anda abaixo de 95 graus,e eu verificquei a água retorna tudo certinho,tô com dor de cabeça de tentar descobrir o problema!
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Se não passa dos 100°C, não é um "problemão"...
Vejo três possibilidades para o caso:
1- Mau contato nos relés que comandam a(s) ventoinha(s).
2- Restrição ao fluxo normal do líquido do arrefecimento... podendo ser detritos (ferrugem, restos de veda juntas, silicone, etc...) ou nas cavernas do cabeçote ou no radiador.
3- Obstrução a passagem do ar pelo radiador... sujeira em excesso ou as aletas tortas.
Vejo três possibilidades para o caso:
1- Mau contato nos relés que comandam a(s) ventoinha(s).
2- Restrição ao fluxo normal do líquido do arrefecimento... podendo ser detritos (ferrugem, restos de veda juntas, silicone, etc...) ou nas cavernas do cabeçote ou no radiador.
3- Obstrução a passagem do ar pelo radiador... sujeira em excesso ou as aletas tortas.
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 500
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
O meu tá exatamente assim há 1 ano... Mas o meu tem mais um sintoma: O coletor de escape e a primeira curva do cano fica incandescente! Observe se o seu também faz isso, faz ele funcionar parado e deixa acelerado acima de 2200 rpm pra ver.Yago pires escreveu: ↑Quarta-feira 09 2020f Dezembro 2020 12:00:55 PM Bom dia amigo, comprei um Corsa 96 efi, troquei válvula termostática, bomba d'água,sensor de temperatura e injeção e sensor temperatura do painel, o carro chega rapidamente no meio do painel de temperatura isso em 2km,na rodovia ele roda com o ponteiro sempre no meio,menso viajando na rodovia pegando ar,ele não esfria,ele liga a Ventoinha nas viagem,as vezes a ventoinha liga nos 95 as vezes liga 98 e ele nunca anda abaixo de 95 graus,e eu verificquei a água retorna tudo certinho,tô com dor de cabeça de tentar descobrir o problema!
viewtopic.php?p=1020374#p1020374
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 09 2020f Dezembro 2020 11:52:48 AM
- Localização: Formigueiro - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1996
Vlww,troquei o radiador também, vou verificar se o cano fica incandescente também amigo e te do um retorno!!
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 09 2020f Dezembro 2020 11:52:48 AM
- Localização: Formigueiro - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1996
Verifiquei, não fica incandescente,mas o scape do meu carro é original,esse das suas fotos parece não ser,deve ser um metal frágil!!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 16352 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 1799 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos
-
- 2 Respostas
- 1153 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 1 Respostas
- 892 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 752 Exibições
-
Última mensagem por KassioAugusto
-
- 1 Respostas
- 7605 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 1885 Exibições
-
Última mensagem por EliakimBarros23
-
- 1 Respostas
- 10016 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 17002 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 2403 Exibições
-
Última mensagem por gtmski