FUTURO TÓPICO SOBRE LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E TROCA DE AGUA + ADITIVO
1o passo) Com o motor FRIO, afrouxe a abraçadeira para desconectar a mangueira de saida que fica na lateral mais proxima as correias, a posição muda conforme modelo e equipamento no Corsa conforme pode ser verificado na Figura 1 e 2;
Figura 1 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - SEM AC.
Figura 2 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - COM AC e Corsa 16v.
2° passo) Abrir a tampa do reservatório de água (de plástico) do motor;
Figura 3 - Reservatório de Expansão.
3° passo) Dar a partida e ao mesmo tempo adicionar água DA TORNEIRA no reservatório até que saia limpa na saida do radiador (pela mangueira), tudo isso com o motor LIGADO;
4° passo) Parar de adicionar agua e aguardar a bomba expulsar grande parte da agua para desligar o carro, não vai sair toda agua pois o trecho possui irregularidades.
OBS: A bomba de Agua acionada por correia do motor quando o carro está ligado trabalha com Selo Mecânico que não pode trabalhar muito tempo sem agua pois pode queimar a face prejudicando vedação. Evite deixar muito tempo trabalhando com pouca ou sem agua.
5° passo) Reconectar a mangueira e apertar a mangueira.
6° passo) Adicionar Agua Mineral (Sem Cloro) e aditivo na porcentagem correta que varia de fabricante para fabricante. O Aditivo AC Delco recomenda 50% na mistura.
Duvidas Solucionadas:
B ) No 3o passo, quando retirar a água suja ao MESMO TEMPO em que se adiciona a água da torneira no reservatório, pode danificar o motor, tendo em vista que o motor está quente e você está adicionando água fria da torneira?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post
C ) No 4o passo, devesse colocar a mistura (60% água e 40% aditivo) com o motor LIGADO ou DESLIGADO?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post
Duvidas Pendentes:
A ) Os procedimentos acima descritos estão corretos? Há algum detalhe que esqueci ou que está faltando? Qual? Detalhes?
D ) Como evitar as bolhas de ar que possam ficar? Existe alguma válvula de "escape" para retirar estas bolhas de ar no Corsa Super 1.0, ano 98, 2 portas??? Como fazer (detalhes)?Porque não retirar o ar mantendo o reservatório de expansão aberto até parar de sair as bolhas (Pois esse é o ponto mais alto do circuito, ou não) ?
Aguardo, muito obrigado.
Como executar a troca de água do radiador?
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Como executar a troca de água do radiador?
Corsa Super 1.0, hatch, 1998, 2 portas... veínho... veínho... mas NUNCA me deixou na mão!
Corsa é 10!!!!
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- :: Millennium ::
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O procedimento está correto, quanto a proporção de aditivo, a GM recomenda 50 % para o aditivo AC Delco original, quanto a sangria, é só retirar o sensor de temperatura que fica no termostado até o começar a sair água, assim o sistema estará sangrado.
Atual Corsa GLS 1.6 16V 97/98 - Prata Huet
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 713#432713
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- Mafrense
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Já ouvi falar que o melhor mesmo é colocar água de chuva pois esta não contém cloro e nenhum aditivo químico. Será mesmo?
"Mafrense" - Corsa Super 1.0 1997, em fase de personalização econômica.
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Amigo,
Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)
Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?
Um abraço...
Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)
Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?
Um abraço...
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Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.fernando.macedo escreveu:Amigo,
Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)
Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?
Um abraço...
Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.
Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.
Depois esvazie o sistema.
Coloque a nova mistura.
Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
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willedu escreveu:Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.fernando.macedo escreveu:Amigo,
Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)
Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?
Um abraço...
Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.
Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.
Depois esvazie o sistema.
Coloque a nova mistura.
Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.
[]s
Onde fica essa válvula?????
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Tem que ver o modelo do seu carro. O meu, um 16V, fica na frente em cima do motor, no EFI, fica atrás do motor, perto do coletor de admissão, e assim vai.RicardoNeves escreveu: Onde fica essa válvula?????
O legal é vc falar o seu modelo e aí a gente dá uma olhada no catálogo de peças da GM.
[]s
WillEdu
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Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
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Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....weco escreveu:Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?
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