[DÚVIDA] - Classic LS 2014 só arma ventoinha com ar ligado

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
DrLeandro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 16 2016f Janeiro 2016 12:56:27 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

[DÚVIDA] - Classic LS 2014 só arma ventoinha com ar ligado

Mensagem por DrLeandro »

Pessoal não sei se é coisa da minha cabeça ou pode ser q tenha ocorrido como estou pensando. Tenho 2 corsa classic sendo 1 2008 e outro 2014, tinha 1 som no 2008 e pedi pra transferir pro 2014, só básico, kit 2 vias 2 6x9 + 1 módulo soundigital de 400, o fato é que eu sempre utilizo o carro com o ar ligado e a temperatura fica ali no medidor em 1/4, esfriou e estou utilizando menos, oq estou percebendo é que não está ativando a ventoinha, semente próximo do MEIO do medidos de temperatura...Uso aditivo original ACdelco, tento deixar tudo legal...Eu IMAGINO que não está armando a ventoinha de primeiro estágio quando o ar está desligado, quando eu ligo o ar novamente baixa a temperatura...estou pensando em utilizar esse leitor ODB2 pra fazer as leituras, será que aquele aplicativo TORQUE consegue identificar algo? Eu falei com o cara que instalou o som, tem até um fusível grande próximo a bateria, que é nova inclusive, ele disse q não tem nada relacionado, como irei levar o carro pra instalar uma ventoinha auxiliar na frente no eletricista, pode ser q ele veja, porém quero ir sabendo, daqui a pouco estou comendo pança...O eletricista disse que pode colocar a VENTOINHA AUXILIAR armando junto com a original, porém tem que colocar um relê somente pra auxiliar, pra não queimar e a ventoinha tem que ser 12v, segundo ele...O que acham?

OBD2
Imagem

Ventoinha Universal Do Radiador 10 Polegadas 12v Unipoint
Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Até onde sei, nenhum scaner informa, sem sombra de dúvidas, qualquer defeito... salvo se o problema for fiação aberta ou em curto.
Os melhores informarão leituras médias em funçáo do modelo/ano do carro/motor.
A interpretação das leituras é que apontam para um defeito qualquer, ou seja, é o técnico que conclui e não o scaner que informa.
No caso da temperatura, os melhores podem até informar com que temperatura os estágios ligam... o restante mostrará apenas a tempetatura e se o comando ligar foi dado.
Quanto a colocar una ventoinha auxiliar, se já não veio de fábrica, ela não é necessária... e sim, qualquer motor elétrico no carro, deve ser de 12V +- 20%, ou seja, tem que ser capaz de funcionar com até 14V, sem queimar.
Quanto a colocação de um relé auxiliar, se ele conseguir fazer com que ela ligue com duas velocidades, ok... caso contrário, é melhor colocar em paralelo com a que já existe (no caso de haver originalmente apenas uma ventoinha).
DrLeandro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 16 2016f Janeiro 2016 12:56:27 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por DrLeandro »

Bange escreveu: Sexta-feira 09 2021f Julho 2021 08:28:06 PM Até onde sei, nenhum scaner informa, sem sombra de dúvidas, qualquer defeito... salvo se o problema for fiação aberta ou em curto.
Os melhores informarão leituras médias em funçáo do modelo/ano do carro/motor.
A interpretação das leituras é que apontam para um defeito qualquer, ou seja, é o técnico que conclui e não o scaner que informa.
No caso da temperatura, os melhores podem até informar com que temperatura os estágios ligam... o restante mostrará apenas a tempetatura e se o comando ligar foi dado.
Quanto a colocar una ventoinha auxiliar, se já não veio de fábrica, ela não é necessária... e sim, qualquer motor elétrico no carro, deve ser de 12V +- 20%, ou seja, tem que ser capaz de funcionar com até 14V, sem queimar.
Quanto a colocação de um relé auxiliar, se ele conseguir fazer com que ela ligue com duas velocidades, ok... caso contrário, é melhor colocar em paralelo com a que já existe (no caso de haver originalmente apenas uma ventoinha).
Obrigado por responder amigo...então é o jeito confiar no eletricista...vc já viu algo parecido? A ventoinha ativar quando se liga o ar condicionado? Foi oq eu disse ar ligado, fica 1/4 do medidor, desligado o ar, a temp chega próximo do meio e só depois ativa... Quanto a colocar uma ventoinha auxiliar de 10, foi mais vendo alguns vídeos falando que auxilia o ar condicionado, comprei uma fita térmica da metal horse para colocar no duto do ar...Vou mandar fazer uma manutenção no ar, moro numa região que é quente e não estava gelando o suficiente...agora no frio não se percebe...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, por aqui aparece muito... o arrefecimento não é uma coisa simples... são muitos componentes envolvidos (eletrônicos, mecânicos, conexões...).
Carros antigos de segundo dono pra diante, são muito mexidos e normalmente com componentes de terceira linha (1° originais, 2° paralelo, mas dos fabricantes originais e 3° ou outros...) e aditivo ineficiente (água pura, proporção errada ou sem qualidade)... tudo funciona, mas a meia boca, causando ineficiência no resultado final... aí surgem os acréscimos de ventilação, kit verão, etc... não que eu seja radicalmente contra, se bem feito.
Sim, sempre que se liga o AC, a ventoinha (ou as ventoinhas em modelos antigos), também ligam.
Esses mostradores modernos de tracinho, são até bonitos, mas criam um problema (qual é a temperatura em cada tracinho?), fica tudo no mais ou menos... pra piorar, nos modelos com apenas um sensor, o medidor é comandado pela ECU e pra piorar mais ainda, por estratégia da montadora, não refletem a temperatura nem exata e nem em tempo real...
Conheço sua região e o AC aí não é acessório... é necessório!
Conheça um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
DrLeandro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 16 2016f Janeiro 2016 12:56:27 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por DrLeandro »

Bange escreveu: Sábado 10 2021f Julho 2021 09:36:02 AM Sim, por aqui aparece muito... o arrefecimento não é uma coisa simples... são muitos componentes envolvidos (eletrônicos, mecânicos, conexões...).
Carros antigos de segundo dono pra diante, são muito mexidos e normalmente com componentes de terceira linha (1° originais, 2° paralelo, mas dos fabricantes originais e 3° ou outros...) e aditivo ineficiente (água pura, proporção errada ou sem qualidade)... tudo funciona, mas a meia boca, causando ineficiência no resultado final... aí surgem os acréscimos de ventilação, kit verão, etc... não que eu seja radicalmente contra, se bem feito.
Sim, sempre que se liga o AC, a ventoinha (ou as ventoinhas em modelos antigos), também ligam.
Esses mostradores modernos de tracinho, são até bonitos, mas criam um problema (qual é a temperatura em cada tracinho?), fica tudo no mais ou menos... pra piorar, nos modelos com apenas um sensor, o medidor é comandado pela ECU e pra piorar mais ainda, por estratégia da montadora, não refletem a temperatura nem exata e nem em tempo real...
Conheço sua região e o AC aí não é acessório... é necessório!
Conheça um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
Então amigo, vou então utilizar o OBD2 pra tentar ver de maneira mais precisa pelo menos as temperaturas, quanto a como uso os meus 2 corsas, eu tento sempre colocar o original que o fabricante indica, no 2008 5w30 semi sintético, no 2014 sintético 5w30 acdelco, no 2008 quando peguei era água com ferrugem, peguei comprei o aditivo Acdelco pronto e troquei, no 2014 tinha aditivo, mas como a dona não sabia qual, troquei também e coloquei também o Acdelco original, inclusive apesar de 20 mil rodados, estava com o miolo do catalisador ruim, até disseram aqui q não é comum isso acontecer. A única coisa diferente q fiz foi colocar militec em ambos 1x e isso foi a 2 trocas de óleo atrás... agora coloquei 1 filtro inflow, urethane buffer e a barra estabilizadora traseira no 2014 (ficou legal como o 2008 na estrada), de resto a cada troca de óleo, troco filtro de óleo e combustível, compro pela internet pq a GM da minha cidade são uns ladrões...Aqui tem q ter cuidado, vc tem q ter um conhecido "em cada área", senão tem cara q acaba te enganando, tenho um amigo mecânico q é sempre honesto e me ajuda...agora nessa parte elétrica tem muito malandro aqui... não entendo oq é kit verão, etc. Eu comecei a pensar em colocar essa auxiliar, por vídeos no youtube e aqui também no fórum, aparentemente no GLS tinha essa ventoinha na frente, como a tal barra estabilizadora traseira...uns me disseram q se não vem é pq não precisa, já outros falam q colocar a tal ventoinha auxiliar + a fita da metal horse não trará malefícios ao veiculo... OBS.: no 2008 não tem ar e não coloquei pq tem gente q me disse q não fica bom, 0% de problemas elétricos ...no 2014 a dona deixava o carro parado tanto tempo q descarregava bateria, problemas apresentados o ar não gelar muito e agora esse negocio 1º e 2º estágio da ventoinha...
DrLeandro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 16 2016f Janeiro 2016 12:56:27 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por DrLeandro »

Bange escreveu: Sábado 10 2021f Julho 2021 09:36:02 AM Sim, por aqui aparece muito... o arrefecimento não é uma coisa simples... são muitos componentes envolvidos (eletrônicos, mecânicos, conexões...).
Carros antigos de segundo dono pra diante, são muito mexidos e normalmente com componentes de terceira linha (1° originais, 2° paralelo, mas dos fabricantes originais e 3° ou outros...) e aditivo ineficiente (água pura, proporção errada ou sem qualidade)... tudo funciona, mas a meia boca, causando ineficiência no resultado final... aí surgem os acréscimos de ventilação, kit verão, etc... não que eu seja radicalmente contra, se bem feito.
Sim, sempre que se liga o AC, a ventoinha (ou as ventoinhas em modelos antigos), também ligam.
Esses mostradores modernos de tracinho, são até bonitos, mas criam um problema (qual é a temperatura em cada tracinho?), fica tudo no mais ou menos... pra piorar, nos modelos com apenas um sensor, o medidor é comandado pela ECU e pra piorar mais ainda, por estratégia da montadora, não refletem a temperatura nem exata e nem em tempo real...
Conheço sua região e o AC aí não é acessório... é necessório!
Conheça um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
Tirei foto do medidor
Imagem

E doo obd2
Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É o que venho falando a tempos... em quem acreditar... no mostrador do painel ou no que é mostrado pelo Scaner (que vem da ECU [Scaner não é termômetro])?
Melhor conferir com um termômetro de infravermelho, que mostra a temperatura independente de qualquer estratégia da montadora.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”