[DÚVIDA] - É normal o capô esquentar muito?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - É normal o capô esquentar muito?

Mensagem por DavidM »

Recentemente percebi que o capô está com uma temperatura extremamente elevada. Torna-se quase impossivel abrir devido a esse problema. A questão é que no painel marca de 90° a 95°, passando um pouco algumas vezes de 95° mas retornando em seguida. Já fiz a troca do sensor de temperatura, válvula termostatica, bomba de água e radiador são novos, como também utilizo aditivo dentro do especificado, e não há vazamentos.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Muito ou pouco é relativo...
Certifique-se de que o motor realmente está na mesma temperatura (ou muito próxima) indicada no painel... confira com um termômetro de infravermelho em uma boa oficina.
Se estiver compatível, relaxa... caso contrário, vc tem um problema no arrefecimento que deve ser pesquisado.
DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por DavidM »

Bange escreveu: Terça-feira 27 2021f Abril 2021 10:21:25 PM Muito ou pouco é relativo...
Certifique-se de que o motor realmente está na mesma temperatura (ou muito próxima) indicada no painel... confira com um termômetro de infravermelho em uma boa oficina.
Se estiver compatível, relaxa... caso contrário, vc tem um problema no arrefecimento que deve ser pesquisado.
Decidi retirar a válvula termostática para avaliar e para a minha surpresa estava com oxidação, provavelmente impedindo de abrir. Após fazer a limpeza e testar se ela estava abrindo instalei ela de volta. A temperatura do capô não subiu de forma excessiva. Entretanto como eu falei fiquei surpreso, pois eu havia feito a limpeza do sistema de arrefecimento antes de colocar o aditivo. O que pode ter ocasionado essa oxidação?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, se vc trocou a VT recentemente, não justifica estar oxidada a ponto de travar.
A quanto tempo vc trocou a VT, qual aditivo e em que proporção vc colocou?
DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por DavidM »

Bange escreveu: Quinta-feira 29 2021f Abril 2021 08:01:49 PM Bom, se vc trocou a VT recentemente, não justifica estar oxidada a ponto de travar.
A quanto tempo vc trocou a VT, qual aditivo e em que proporção vc colocou?
Por isso falei que estava surpreso. Ainda vai fazer um ano que efetuei a troca da válvula. Quanto ao aditivo utilizo o Paraflu concentrado na relação de 40% de ativo e 60% de água desmineralizada, conforme a recomendação da própria fabricante.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Prara 1 ano de troca e com aditivo bom e na proporção correta, como no caso, o grau de oxidação deveria ser quase imperceptível... vc mesmo trocou ou mandou trocar a VT?
Outra coisa é a percepção do calor... isso varia de pessoa para pessoa e não é uma boa avaliação, salvo se muuuito quente.
Te digo que se o painel estiver mostrando corretamente a temperatura, com 95*C, 9 entre 10 pessoas dirão que o caput está quente, mas não a ponto de impossibilitar a abertura.
Seria bom vc aferir tanto o sensor do painel quanto o do motor.
DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por DavidM »

Bange escreveu: Sábado 01 2021f Maio 2021 10:03:13 AM Prara 1 ano de troca e com aditivo bom e na proporção correta, como no caso, o grau de oxidação deveria ser quase imperceptível... vc mesmo trocou ou mandou trocar a VT?
Outra coisa é a percepção do calor... isso varia de pessoa para pessoa e não é uma boa avaliação, salvo se muuuito quente.
Te digo que se o painel estiver mostrando corretamente a temperatura, com 95*C, 9 entre 10 pessoas dirão que o caput está quente, mas não a ponto de impossibilitar a abertura.
Seria bom vc aferir tanto o sensor do painel quanto o do motor.
Os serviços que estão ao meu alcance eu mesmo faço, principalmente manutenções preventivas. Semana passada cheguei a trocar o sensor de temperatura, mas não verifiquei o painel ainda. Entretanto como eu havia falado, após a verificação da válvula e a limpeza da mesma, o problema de temperatura alta do capô desapareceu. Só ressaltando que após tirar a válvula para verificação coloquei aditivo novo Paraflu concentrado com a correta diluição.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”