[DÚVIDA] - Sistema de Arrefecimento Montana 1.8 2007

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Adriano Montana
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[DÚVIDA] - Sistema de Arrefecimento Montana 1.8 2007

Mensagem por Adriano Montana »

Boa noite amigos

Muitas são as minhas dúvidas, pois antes era um proprietário de um gol 2009 e agora venho a ser um feliz, mas cheio de dúvidas proprietário de uma Montana Conquest 2007, 1.8.

Essa pick-up estava parada uma garagem do tio de minha esposa e comprei dele, muito barato, mas precisei fazer uma boa reforma na "bichinha".
Ao mesmo tempo o funcionamento dela, me deixa muito inseguro, fiz uma viagem de 3500 KM com ela do RS pra Minas, mas no caminho tive que fazer muitas paradas mecânicas. Vocês sabem, carro parado sofre bastante. Mas diante disso, tenho algumas dúvidas e preciso muito da ajuda de vocês.
Esses dias ela ferveu e fiquei cheio de dúvidas sobre o arrefecimento dela.

1- Para ela ter fervido qual deveria ser a medida no marcador do painel, deveria ter ido ao vermelho? por que ela não foi!

2 - A temperatura dela sobe muito pouco no painel. Apenas chegando no 2 traço. A essa altura deveria armar a ventoinha? Percebo que ela esquenta muito, mas a temperatura não vai pro meio do marcador e além disso a ventoinha não liga. Quando ligo o ar-condicionado ela liga. E tudo fica bem.

3- Percebo que ela tem baixado a água, muito pouco mas tem, do tanque de expansão. Não consigo perceber vazamentos, troquei a tampa do tanque de expansão, pensei que seria a junta do cabeçote queimada, porém o óleo visivelmente não mudou a viscosidade, continua sem bolhas e com uma consistência de novo. Já verifiquei possíveis vazamentos e encontrei um vazamento na mangueira superior, na realidade na entrada do bloco do motor, estou pensando em trocar a abraçadeira de vedação. Já aconteceu isso com vocês?

4- Fiz o teste de segurar as mangueiras para verificar as temperaturas, para ver se o líquido estaria correndo legal, todas elas progressivamente esquentaram. Somente a de entrada superior do tanque de expansão para o radiador permaneceu fria. É assim mesmo?

5 - Ela quente, esconde o óleo do cárter na vareta? É assim mesmo? Cada um diz uma coisa, como disse, no gol que tinha, viajava parava no meio do caminho puxava a vareta e ela marcava óleo. Mas a Montana fica com a vareta sequinha, pensa numa insegurança que isso me dá. Por o carro estar parado, fiquei muito sem confiança.

Estou comprando algumas peças por eliminação do sistema de arrefecimento, porque em minha cidade no interior, não tenho mecânicos de confiança, e estou com medo de condenarem uma peça que não tem nada a ver. Já aconteceu, se me tiraram cerca de 1000 reais e não fica boa, então estou dando uma de curioso indo atrás de informações pra que o mecânico só troque as peças pra mim, e não faça o que ele quiser sem saber direito e me tornando refém dele e sem resolver os problemas.

Se puderem me ajudar fico muito grato.

Um abração


Bange
:: Moderador ::
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Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Veja este tópico... tem quase tudo de um modo em geral, mas pelo ano seu motor já não deve ter um sensor só para o painel... aí quem comanda é a ECU...
viewtopic.php?f=92&t=111714
Quanto ao óleo baixar qdo quente, isso não pode ocorrer... ou a vareta não é a correta ou seu óleo está ficando retido na parte de cima (pelo filtro ou uma válvula que não tem em todos os motores...), pode até ser a causa raíz do aquecimento, pois se faltar óleo vai esquentar mesmo. Considere este problema primeiro.
A perda do líquido do arrefecimento não pode ocorrer (considere que a verificação deve ser sempre com o carro frio), se ocorre mesmo e não há vazamento, considere algum problema no cabeçote, pois nem sempre o líquido se mistura ao óleo.


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