[DÚVIDA] - Tensão baixa na ventoinha do radiador

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

[DÚVIDA] - Tensão baixa na ventoinha do radiador

Mensagem por maughn »

Olá a todos,

Meu problema: a tensão da ventoinha do radiador na 1ª velocidade está baixa, utilizando um multímetro só encontro 4v, já na ventoinha do condensador meço 6v.

Em várias consultas aqui no fórum vejo que na primeira velocidade elas trabalham em série e que cada uma deveria ter 6v, mas não é o que está acontecendo com a minha.

Pensei que poderia ser a ventoinha com resistência alta e acabei trocando ela, porém não resolveu o problema.

Já medi os relês 3, 5 e 6 conf. instruções do Bange neste tópico https://corsaclube.com.br/viewtopic.php ... 9&start=45 e o que tenho é:
  • R6 --> terminal 86 = 14v; terminal 30 = 4v; terminal 87 = 4v
  • R5 --> terminal 86 = 14v; terminal 30 = 4v; terminal 87A = 4v
  • R3 --> terminal 85 = 14v; terminal 86 = 14v; terminal 30 = 14v; terminal 87 = 4v
Imagem do Bange com as medições:

Imagem

Como podem ver onde deveria ter 12v tenho 14v e onde deveria ter os 6v tenho 4v.

Obs.: meu carro é um corsa 1.6 8v 2003 sedan.

Se alguém puder me ajudar agradeço muito, porque já levei em 3 eletricistas e eles acham normal, dizem q se a ventoinha tá girando tá bom.... ](*,)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, vamos planificar umas coisas...
1 - O esquema que me baseio é para meu ano/motor... não posso garantir ser válido para o seu...tudo indica que sim...
2 - Vou assumir que vc sabe operar o multiteste e tem noção de bom aterramento para boa leitura.
3 - As ventoinhas de meu carro, embora sejam fisicamente diferentes, tem valores de impedância (resistência da bobina do motor), muito próximos... a 1 Ohm.

A seguir o esquema com os relés, o caminho da corrente pelos componentes e um esquema simplificado e retificado, considerando apenas a velocidade baixa.
Relés das ventoinhas.jpg
Como pode ser verificado, na veloc baixa, as ventoinhas ficam em série... e sendo ambas de mesmo valor Ohmico (nem importa de quanto seja), a medida elétrica feita entre elas, deverá ser obrigatoriamente a metade do valor da bateria/alternador.... se 12V, ficará com 6V.... se 13V, ficará com 6,5V... se 14V, ficará com 7V.
Ex.: Bat=12V = E
I= E/R > 12/(1+1) = 6A... logg a tensão no ponto RE será E=RxI... 1x6 = 6V
Bat=13V =E
I = E/R > 13/(1+1) = 6,5A... logg a tensão no ponto RE será E=RxI... 1x6,5 = 6,5V

Supondo que as resistências das ventoinhas seja de 5 Ohm cada (só pra mostrar que o valor independe do resultado da tensão e será sempre a metade do valor da bat/alt)
Em 12V, teremos
I=E/R > 12/(5+5) = 1,2A ... logo a tensão no ponto RE será E = RxI ... 5x1,2 = 6V

Agora, focando o seu problema, é necessário ter a certeza do valor das bobinas das ventoinhas... para isso vc terá que desplugar e medir cada uma... como são motores de escova vc deve conectar as pontas do multiteste e girar vagarosamente a hélice...dê um giro completo, anotando todos os valores.Os valores de uma deverão ser muito próximo da outra para valer o que foi dito sobre a metade do valor da Bat/alt.
Uma outra maneira é pela corrente de cada uma... veja que a ventoinha 1, já tem uma bat/alt, via F20 (fusível 20), direto em cima dela... se vc programar o multiteste para escala de 20A ou mais...colocar uma ponta no pino R6 30 e a outra num bom terra, com a chave apenas ligada (não o motor), ela irá ligar e vc colhe o valor da corrente (anote).
Para a ventoinha 2, veja que um lado já tem terra fixo... então basta vc colocar uma ponta do multiteste (em corrente de 20A ou mais), no pino R3 30 e a outra em R3 87... nem precisa ligar a chave... a ventoinha irá ligar e vc colhe o valor da corrente (anote).
Agora, com o multiteste em tensão (escala de 20V), meça a bateria...anote.

A resistência da ventoinha 1 será:
R1= tensão medida da bateria/corrente medida na ventoinha1
A resistência da ventoinha 2 será:
R2 = tensão da bateria/corrente medida na ventoinha 2

Se as resistências forem iguais? Ou vc não leu corretamente os 4V, ou vc tem mais alguma coisa ligada em paralelo a ventoinha 2...algum acessório ou fio encostando em algo que está dividindo a corrente que vai pra ventoinha 2....
Se as resistências forem diferentes? Não está lá muito certo, mas podemos calcular e ver se há prejuízo na eficiência...

O projeto da GM, prevê que as ventoinhas sejam ligadas na velocidade baixa, com 50% da eficiência... logo, o normal é que cada uma delas funcione com 50% da corrente nominal.

Supondo que vc leu 12A na ventoinha 1 e 17A na ventoinha 2 e a bateria estava com 12V exatos.

R1=E/I1 > 12/12 = 1 Ohm
R2=E/I2 > 12/17 = 0,7 Ohm

Colocando-as em série e aplicando 12V... a corrente total será:
It = 12/(1+0,7) = 7,05A logo, a ventoinha 1 trabalhará com 59% e a 2 com 41%... bom, a 1 trabalhar com mais de 50%, não é problema... o problema seria a 2 trabalhar com 9% a menos e sendo a 2 (não lembro) a maior e me parece com fluxo maior.

Dê notícias...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por maughn »

Olá Bange,

Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela disposição em me ajudar, mas não consegui arrumar um segundo multímetro para fazer os testes. Poderia ter feito a medição das resistências das ventoinhas mas meu multímetro ta louco para medir resistência.

Vou arrumar outro essa semana e volto assim q possível com os valores.

Mais uma vez obrigado e volto em breve.


maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por maughn »

Olá Bange,

Retornei com as medições, optei pela primeira opção, medir a resistência das ventoinhas pq o multímetro que arrumei só media amperagem em corrente alternada. Fiquei na dúvida dos números que vc deu de 1 e 2 das ventoinhas então vou colocar das posições.

Condensador = 1,8 Ohm
Radiador = 2 Ohm

Medi também a bateria com o motor desligado que marcava 12v.

Aproveitei que o para-choque já estava desmontado e medi novamente a tensão na ventoinha do condensador que estava em 6.1v e a do radiador em 4v.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Algo está errado...
Na velocidade baixa, com as ventoinhas em série... se vc medir a mesma conexão elétrica, do lado da menor e do lado da maior... o valor tem que ser o mesmo, pois é um curto.
Veja no diagrama vertical que postei...
O ponto R6 30 é o mesmo que o R5 87A, pois os contatos desses relés (R6 op e R5 desop), são um curto.
O cálculo de seus valores...
It=12/(1,8+2) > 3,16A
Tensão entre as ventoinhas...
E= 3,16 x 2 > 6,32 ... bem próximo de sua leitura na ventoinha do condensador e que deveria ser a mesma do lado da do radiador...por que vc leu 4V ?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Me tire uma dúvida pra esclarecer quem é a 1 e quem é a 2...
Pelo diagrama, uma das ventoinhas tem 12V do fuse F20.
A outra tem um terra constante...
Desplugue as ventoinhas e veja o que tem nas fiações de cada uma.
Na expectativa dos 12V... meça com e sem a ignição na posição 1 (motor desligado).


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mais uma coisa... um teste simples...
Estando as ventoinhas operando na velocidade baixa...
Retire o plug da do condensador e observe o que ocorre... e volte a plugar.
Faça o mesmo com a do radiador...


maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por maughn »

To de volta Bange,

Vamos aos resultados, com a chave ligada ou desligada nao medi nada nas tomadas das ventoinhas, tanto a do radiador quanto a do condensador.

Segundo teste, qualquer uma das ventoinhas q desligue desliga a outra.

Ta bizarro ou não? ::cry:


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só um pouco...
O teste prova que realmente elas estão em série, pois ao desligar qualquer uma, a outra tem que desligar e isso bateu.
O que não bateu é não encontrar os 12V em nenhuma delas... isso sinaliza alguma diferença em relação ao esquema... mas a falta do terra não faz sentido.
Ananhã verei pelo meu...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A ventoinha maior é a que tem o terra fixo... consequentemente a menor é que recebe a bateria... não comprovei pois com o para-choque não se tem acesso.
Screenshot_20200219-103728_Gallery.jpg
Veja que no conector, onde não está sendo medido o terra, é medido os +-6V, quando na velocidade baixa (em série)... se vc mede os 6V no conector da ventoinha menor, deveria medir o mesmo valor neste ponto da maior.
Se aparece apenas 4V... 2V está sendo roubado no meio do caminho e isso ocasiona uma perda de eficiência nesta ventoinha.

A perda está ocorrendo entre o ponto VERDE e o ponto AZUL, no desenho acima, podendo estar em qualquer dos relés envolvidos no arrefecimento, soquetes ou fiação... isso requer algum trabalho na pesquisa de um curto pacial em fio aquecido (plástico derretido), pedaço de fio desencapado, algum penduricalho que colocaram no passado...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”