[DÚVIDA] - Que plug é esse?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Vieira_jr17
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 07:54:26 AM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

[DÚVIDA] - Que plug é esse?

Mensagem por Vieira_jr17 »

Bom dia amigos!

A alguns dias sofri um acidente e meu Classic 2007 foi para a lanternagem, onde foi necessário efetuar a desmontagem do painel...
Após pegar o carro, dentre os vários problemas que encontrei, ao tentar corrigir a instalação do painel eu me deparei com esse plug desconectado escondido atrás dos botões do ar condicionado, o qual o montador não conectou no seu devido lugar. Eu olhei e não vi onde ele era para estar ligado...

Alguém sabe onde eu conecto ele e qual sua função?!!

Abraços!


Vieira_jr17
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 07:54:26 AM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Vieira_jr17 »

Vieira_jr17 escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 08:53:37 AM Bom dia amigos!

A alguns dias sofri um acidente e meu Classic 2007 foi para a lanternagem, onde foi necessário efetuar a desmontagem do painel...
Após pegar o carro, dentre os vários problemas que encontrei, ao tentar corrigir a instalação do painel eu me deparei com esse plug desconectado escondido atrás dos botões do ar condicionado, o qual o montador não conectou no seu devido lugar. Eu olhei e não vi onde ele era para estar ligado...

Alguém sabe onde eu conecto ele e qual sua função?!!

Abraços!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Esse é o plug do TID


Vieira_jr17
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 07:54:26 AM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Vieira_jr17 »

gtmski escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 09:53:33 AM Esse é o plug do TID

Onde ele deveria estar conectado?!
Onde fica esse TID?!


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »



Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Tem 2 amigos aqui do fórum que bolaram uma plaquinha com Arduíno para transformar o TID grande em um computador de bordo verdadeiro... originalmente ele só marca hora, data e temp externa


Vieira_jr17
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 07:54:26 AM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Vieira_jr17 »

gtmski escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 11:15:03 AM viewtopic.php?f=35&t=85996
Ah sim..

Meu Classic não tem o TID então... por isso o chicote não está logado em nada.

Pensei que isso pudesse ser a origem de outro problema que apareceu após o carro voltar da lanternagem, que é o fato de que após virar a chave passa uns 5s e a ventoinha arma no estágio 2... Não precisa nem ligar o carro q já acontece isso...
Pelo que li em alguns tópicos seria um problema no sensor de temperatura externo... Mas não sei se realmente seria isso ou se teria relação.

Obrigado


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Pode ser o sensor de temperatura perto da bobina sim (alguns mecânicos mais antigos te matam se falar "sensor".. para eles é "interruptor")... o certo é sensor mesmo, porque quem liga a ventoinha não é o sensor, é a ECU. Dependendo do problema do sensor, até pode acender a luz de anomalias do painel ou registrar algum código de falha que dê para ler através de scanner ou teste de código lampejante. O sinal do sensor vem pelo chicote da injeção e vai para a ECU. A ECU libera um aterramento no pino 85 do relê da ventoinha e ela começa a funcionar. Seu carro tem ar condicionado? Nos carros com ar, são 3 os relês para armar as ventoinhas, nos sem ar-condicionado é 1 só. Na melhor das hipóteses pode ser só o sensor mesmo... nas piores, pode ser a fiação do chicote, ou os relês, ou até mesmo a ECU que endoidou.


Vieira_jr17
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 07:54:26 AM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Vieira_jr17 »

gtmski escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 11:45:49 AM Pode ser o sensor de temperatura perto da bobina sim (alguns mecânicos mais antigos te matam se falar "sensor".. para eles é "interruptor")... o certo é sensor mesmo, porque quem liga a ventoinha não é o sensor, é a ECU. Dependendo do problema do sensor, até pode acender a luz de anomalias do painel ou registrar algum código de falha que dê para ler através de scanner ou teste de código lampejante. O sinal do sensor vem pelo chicote da injeção e vai para a ECU. A ECU libera um aterramento no pino 85 do relê da ventoinha e ela começa a funcionar. Seu carro tem ar condicionado? Nos carros com ar, são 3 os relês para armar as ventoinhas, nos sem ar-condicionado é 1 só. Na melhor das hipóteses pode ser só o sensor mesmo... nas piores, pode ser a fiação do chicote, ou os relês, ou até mesmo a ECU que endoidou.

Meu carro tem ar sim.
E quando eu ligo o ar esse problema desaparece... E quando a temperatura do sistema sobe a ventoinha arma normalmente na temperatura correta, quando a temperatura baixa ela desarma, tudo normal, por isso acredito que o problema não seja esse sensor de temperatura que fica abaixo da bobina, e sim algo relacionado ao ar condicionado, pois só aparece quando o ar está desligado.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O arrefecimento e o AC, são sistemas independentes... a única relação é que quando vc liga o AC, a ECU também liga o arrefecimento, pois em poucos segundos o evaporador esquentará muito, prejudicando o arrefecimento normal.
Há modelos com AC, que tem duas ventoinhas e outros com apenas uma... mas sempre funcionarão da mesma forma (ligam a baixa com + - 95°C e a alta com + - 98°C - visão painel).
Como seu painel foi nexido, o funcionanento normal foi alterado por alguma conexão errada (estou considerando o que vc falou do funcionamento normal da(s) ventoinha(s).
Outra coisa é que o que aqui é dito, sempre é considerado de fábrica... AC instalado tem detalhes particulares, que não são considerados...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”