[DÚVIDA] - Ventoinhas

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Eduardo Bueno
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 07:15:12 PM
Localização: Mongaguá - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

[DÚVIDA] - Ventoinhas

Mensagem por Eduardo Bueno »

Boa tarde. Tenho um Corsa wagon 1.6 16v 98 com ar condicionado. Estou com o seguinte problema: quando ligo a chave do carro no estágio que só acende as luzes do painel (bateria... Injeção..etc) minhas 2 ventoinhas já ligam ... Ligo o carro elas continuam funcionando. Só para quando desligo o carro. Alguém poderia me ajudar? Obrigado


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A marcha-lenta está irregular? Quantas rpm?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se não acontecia antes... vc deve ter um alarme de injeção na condição de aberto ou curto e as ventoinhas devem estar ligando na velocidade máxima (alta).
Se confirmado, vc deve ter um problema (curto ou aberto), no sensor de temperatura/conector/chicote do mesmo.


Eduardo Bueno
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 07:15:12 PM
Localização: Mongaguá - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Eduardo Bueno »

Bange escreveu: Terça-feira 11 2020f Fevereiro 2020 04:56:53 PM Se não acontecia antes... vc deve ter um alarme de injeção na condição de aberto ou curto e as ventoinhas devem estar ligando na velocidade máxima (alta).
Se confirmado, vc deve ter um problema (curto ou aberto), no sensor de temperatura/conector/chicote do mesmo.
Teria alguma relação com relé?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se houve troca-troca de relés, é possível...
Em situação normal acho pouco provável, pois as velocidades envolvem 2 ou 3 relés.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 500
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Esse 16V eu pouco conheço, mas boa parte dos carros aciona a ventoinha quando houver falha no sinal de temperatura do motor, aí ele trabalha como se o motor tivesse quente, que é melhor deixar a ventoinha direto sem precisar do que precisar e não ter.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Exatamente isso...


Eduardo Bueno
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 07:15:12 PM
Localização: Mongaguá - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Eduardo Bueno »

Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 01:38:01 AM Esse 16V eu pouco conheço, mas boa parte dos carros aciona a ventoinha quando houver falha no sinal de temperatura do motor, aí ele trabalha como se o motor tivesse quente, que é melhor deixar a ventoinha direto sem precisar do que precisar e não ter.
Levei hoje no mecânico... Sou leigo desculpe. Ligamos o carro - as 2 ventoinhas ligaram - ele mexeu em alguns conectores e soltou um q fica fixado na saída do radiador creio eu, as ventoinhas continuaram ligadas - olhamos os relés que ficam atrás do porta luvas - tiramos um amarelo continuou funcionando - tirou um azul desligou as 2 - ele apertou p relé e fez o barulho de "clik" "clik" disse que o relé está normal. Ele falou pra levar em um eletricista pra ver se tem alguma relação com o ar condicionado, pois está acionando as 2 ventoinhas. ( Levei nele pois é o que mexe sempre no carro, ele não é eletricista. Mas me atende sempre qnd preciso).


Eduardo Bueno
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 07:15:12 PM
Localização: Mongaguá - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Eduardo Bueno »

Bange escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 12:55:18 PM Exatamente isso...
Levei hoje no mecânico... Sou leigo desculpe. Ligamos o carro - as 2 ventoinhas ligaram - ele mexeu em alguns conectores e soltou um q fica fixado na saída do radiador creio eu, as ventoinhas continuaram ligadas - olhamos os relés que ficam atrás do porta luvas - tiramos um amarelo continuou funcionando - tirou um azul desligou as 2 - ele apertou p relé e fez o barulho de "clik" "clik" disse que o relé está normal. Ele falou pra levar em um eletricista pra ver se tem alguma relação com o ar condicionado, pois está acionando as 2 ventoinhas. ( Levei nele pois é o que mexe sempre no carro, ele não é eletricista. Mas me atende sempre qnd preciso).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”