[DÚVIDA] - Controle do Ar Quente do Corsa 1995. Como melhorar o sistema?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
jesieltrevisan
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:40:54 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Controle do Ar Quente do Corsa 1995. Como melhorar o sistema?

Mensagem por jesieltrevisan »

Olá galera,

Até onde eu pesquisei obtive a informação de que o sistema de aquecimento dos primeiros Corsas (1994) tem seu funcionamento sempre ativo, ou seja, mesmo não acionando no painel o ar quente, o sistema está funcionando... o radiador do ar quente está recebendo o líquido de arrefecimento, aquecendo ligeiramente o interior do veículo.

Isto parece que já passou a ser mais sofisticado nos Corsa MPFI (1999) para cima, com o acionamento ocorrendo somente quando se aciona o ar quente através do painel... parece que tem um pequeno botão que aciona o sistema quando gira o botão do ar quente.

Conclusão, em dias de muito muito calor e transito intenso, ligando o ar frio do Corsa Wind 1995 para aliviar um pouco a sensação térmica... acaba saindo um ar quente... claro não é quente igual como se estivesse na posição de ar quente no painel... mas o ar sai quente, sendo preferível desliga-lo...

Gostaria de saber como seria para adaptar o sistema dos corsa 1997/1999... com acionamento do sistema do radiador do ar quente ocorrendo apenas do painel.

Ou alguma forma de desligar a alimentação do radiador do aquecimento... mas não de forma permanente... pois em dias frios o aquecimento ajuda bastante.

Se as informações acima estiverem incorreta, por favor me corrijam ...

Abraços.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pra trás eu não sei, mas do meu 97 pra frente, existe uma válvula que permte ou não a passagem do líquido quente do arrefecimanto, pelo radiador interno (cabine).
O acionamento dessa vávula, de acordo com o ano, é feito ou por cabo ou elétricamente, uma válvula de baixa pressão da admissão e esta aciona a válvula do ar quente.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Antes dos 98 não tinha válvula nenhuma e o painel ficava sempre aquecido mesmo.
A válvula que eu conheço (que é como eu instalei no meu) é uma solenóide elétrica, acionada atrás do interruptor do aquecimento. O sistema funciona, mas é um pouco caro levando em conta que você teria que comprar todas as peças.
Se não fizer questão da originalidade, o jeito mais barato e simples é instalar uma válvula mecânica, e deixar sempre fechada no verão e abrir no inverno.

Válvula desse modelo, custa uns 40 reais:

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


jesieltrevisan
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:40:54 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jesieltrevisan »

Parece ser um otimo custo beneficio.
Para instalar é de boa? Tem que esgotar a agua?


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Nem precisa esgotar a água... Faz a instalação com motor frio pra não se queimar e pronto.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”