[DÚVIDA] - Corsa EFI com AC - Como funciona ventoinha originalmente dos modelos com ar condicionado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Rafael.Antonio
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 11:37:40 PM
Localização: Itapevi - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

[DÚVIDA] - Corsa EFI com AC - Como funciona ventoinha originalmente dos modelos com ar condicionado?

Mensagem por Rafael.Antonio »

Olá pessoal, meu primeiro tópico aqui no fórum, então me perdoem algum erro kkkk
Seguinte, gostaria de saber como funcionam as ventoinhas dos corsas EFI (monoponto) com ar condicionado, tanto a do radiador quanto a do AC... nesse caso o comportamento delas nos modelos GL 1.4/1.6 EFI pois esses também utilizam cebolão no radiador.

A questão é que coloquei Ar condicionado no meu corsa Wind 1.0 EFI, foi instalado kit original usado, feito retrabalho na longarina por conta do coxim, foi feita a ligação na central eletrônica (módulo de injeção) e tudo está perfeito.

Porém estou tendo problemas com o funcionamento das ventoinhas. Não quero fazer muita adaptação, então queria saber como funciona nos modelos EFI, pois esses usam cebolão no radiador. Sei que nos modelos mais novos tem estágio 1 e 2 das ventoinhas, tanto para arrefecimento quanto para pressão do sistema de AC, porém é feito via relés e módulo de injeção. No meu caso o sistema é mais arcaico pois usa cebolão para acionamento da ventoinha.

Como é originalmente nos modelos EFI com ar condicionado?

Seria utilizado um cebolão de 3 fios para fazer estágio 1 e 2? Ou deixaria como original o sistema de arrefecimento (somente estagio 2) e faria apenas a ventoinha menor (de fora) ligar junto com o AC?

Logo que instalei o AC foi ligado provisóriamente da seguinte forma: ligou o AC ou a temperatura do arrefecimento subiu, as duas ventoinhas acionam na velocidade alta. Não é o correto pois numa estrada por exemplo com o AC ligado as duas ventoinhas estariam a todo vapor o tempo todo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rafael, o ideal é saber como a GM resolveu o AC para esse ano/motor, pois nos modelos MPFI, a central gerencia várias coisas como o desligamento do compressor no caso de solicitação de potência em subidas ou ultrapassagens, ligação dos estágios 1 e 2 das ventoinhas...
O sistema também liga a ventoinha interna (cabine), tem a proteção pra descongelamento do evaporador...
Existem várias possibilidades para se contornar alguns problemas que sem o esquemático original, iremos cair am adaptações que tornam o sistema um tanto complexo e no caso de uma manutenção futura se fica dependente de quem elaborou/executou tal (ou tais) adaptações.
Especificamente, no caso das ventoinhas com as velocidades 1 e 2, com cebolão, vc terá que usar 2 cebolões (ou 1 duplo), 2 relés e sem nenhuma interação com o AC.
Segue uma sugestão... vc terá que idealizar a localização e fixação dos componentes.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esquema veloc. 1 e 2.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Rafael.Antonio
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 11:37:40 PM
Localização: Itapevi - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Rafael.Antonio »

Obrigado Bange! Me salvou.... utilizei um cebolão duplo, fiz uma busca no catálogo da MTE e encontrei um modelo que me atendesse, sendo que o segundo estágio (mais importante, penso eu) aciona com os mesmos 100ºC seguindo padrão original... agora está perfeito! Valeu


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”