Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan »

sousaman escreveu:Dilvan,

Vou te falar uma coisa simples.

Arrefecimento no 1.6 tem que ser estudado com muita calma.
Não são todos os mecânicos que tem a paciência do Bange para estudar o defeito, detectar o problema e entrar com o diagnóstico correto.

Palavras de quem tem um 1.6 que deu e dá trabalho quando fica rebelde.

Eu mesmo nos dias de hoje, passo por uma situação igual ou pior que a sua, mas eu estou tão acostumado com o carro, que eu mesmo sei quando ele esquenta e como fazê-lo resfriar de uma forma natural.

Nos responda depois quando tiver alguma novidade.

Abraço!
Entendo completamente o que tá falando.

Se você puder me passar essa sua fórmula de resfriamento, eu agradeço. kkkkk
Tá fogo, literalmente.

Pode deixar que assim que tiver alguma novidade, aviso.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Dilvan,

Hoje em dia eu ando menos com o Corsa.
Temos um segundo carro hoje que faz os nossos rendimentos.
O Corsa faz nossas despesas hoje... risis

Isso pq ele já cumpriu o papel dele muito bem. Pagou uma casa e fez o capital para o segundo carro, que deu descanso para ele.
Dilvan escreveu:Entendo completamente o que tá falando.

Se você puder me passar essa sua fórmula de resfriamento, eu agradeço. kkkkk
Tá fogo, literalmente.

Pode deixar que assim que tiver alguma novidade, aviso.
Como o Corsa hoje não está na melhor da sua forma, devido a algumas dificuldades "financeiras" da vida (desde 2015), está mais repousando que andando. Só anda mesmo quando necessário, pois não é possível mantê-lo aqui no meu condomínio (tenho apenas uma vaga aqui), então ele "repousa" na casa do meu sogro.

Então como fica mais parado que andando, os fenômenos acontecem.

Um deles é o líquido de arrefecimento que perde suas propriedades constantemente, devido a corrosão do meu bloco do motor e todo ano tenho que trocá-lo. Ele é um dos maiores defensores que o sistema de arrefecimento precisa. Estar em dia com ele é muito bom e mantem o sistema sempre regulado.

Depois do líquido em dia, troque sempre a válvula termostática e a bomba d'água a cada troca de correias (dentada/Poly-V) e aproveite a MO do mecânico.

Como meu carro precisa fazer essas revisões, eu já noto que em transito pesado da minha cidade "maravilhosa", ele esquenta e passa do meio do mostrador (o ideal é sempre do meio voltar para os 92,5ºC e ficar nesse intervalo). Isso já é um sinal que o sistema está ineficiente e precisa de cuidados.

1- em transito pesado sempre deixo o espaço de um carro para o meu carro "respirar" e não ficar pegando ar quente dos escapes dos carros da frente;
2- sempre ando com marchas mais leves, 3 ou 4 para ele girar mais baixo e ficar mais solto, deixando ele mais "refrescado"
3- conhecendo sempre os trechos problemáticos da cidade, sempre estou buscando novos caminhos para que o carro não passe por esses caminhos com transito pesado. Mesmo que ande mais, tento evitar esses trechos.
4- em caso de emergência (chegando em 100ºC) ligue o A/C para que as duas ventoinhas liguem na velocidade máxima e refresquem o sistema.
5- se puder ande o máximo possível, mesmo que devagar na pista dos mais lentos. O carro andando, a bomba d'água fica trabalhando 100%, o líquido do sistema fica passando por todo o sistema e resfriando mais rapidamente, passando pelo radiador e resfriando o bloco. O importante que mesmo devagar é fazer a água circular o máximo possível e a troca de água dentro do sistema ocorra mais frequentemente. O sistema tem 6 litros de água e o radiador acumula 2 litros, como ele resfria rápido pela entrada de ar frio nas suas galerias, a água resfria e o sistema resfria rapidamente.
5- se o carro aquecer e não resfriar após as explicações acima, pare num lugar seguro, abra o capô e fique observando se a temperatura cairá. Se cair é sinal que o sistema está lutando e vencendo o calor. Se não cair é sinal que vc tem problema em algum lugar do sistema e acho que vc está passando por isso e sem alguma luz.
6-não recomendo instalar "kit verão", tirar miolo de válvula termostática ou botão para ligar ventoinhas para forçar o resfriamento.

Não existe mágica, quando o 1.6 está aquecendo e não conseguimos resfriar de forma natural, o jeito é tirar o cabeçote e verificar a junta do cabeçote do motor com o bloco que muitas vezes está queimada e está apresentando esse aquecimento. Já vi casos de mecânicos montarem a junta e a junta ser diferente da que estava no motor originalmente. Resultado: alguns furos da galerias ficaram cobertos e a água não circulava corretamente entre o bloco e o cabeçote. As vezes as galerias tb estão entupidas por algum detrito ou fuligem daquela água que estava contaminada com ferrugem. Depois de tirar o cabeçote e fazer as revisões necessárias, peça para verificar o radiador e fazer um varetamento das galerias, veja se a tampa do reservatório de expansão está boa e nova (ela engana muita gente) e por fim, ver os sensores comentados pela Bange. Outra situação é aferir o painel tb e ver se está marcando corretamente.

1.6 tem "N" possibilidades de situações e soluções. Precisa ter paciência. Não tem jeito.

O Bange deu muitas dicas tb. Acredito que melhores que as minhas.

É isso!
Se precisar de algo, vai chamando e vamos papeando.

Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”