Bom dia, pessoal!
Sou novo no fórum, então já peço desculpas por qualquer coisa.
Peço ajuda dos senhores para um problema que estou tendo...
Comprei um Wagon 99 recentemente, e o dono anterior tinha feito um serviço recentemente para reativar o ar condicionado e estava tudo ok. Vi que o radiador e o filtro secador são novos. Ar gelando.
Rodei mais de 300km com tudo perfeito, até que fiz um serviço de reforço do aterramento e mexi no painel.
Para esclarecer: Encontrei cabos muitos velhos e desgastados então removi mas depois percebi que não teria cabo suficiente em casa para repor. Deixei o carro funcionando com menos 2 cabos finos que claramente não eram do carro (foram instalados depois por alguém) mas tudo estava aparentemente perfeito. Neste mesmo dia troquei o regulador de voltagem do painel pois os marcadores de combustível e temperatura estavam com problema.
No dia seguinte comprei os cabos e reforcei o aterramento, mas antes por algum motivo liguei o ar condicionado.
Foi aí que ouvi uns estalos vindos da frente, e o ar nem chegou a gelar. A partir daí não gelou mais.
Imaginei que tinha sido o aterramento mas não resolveu depois que reforcei com cabos de 10mm.
Verifiquei que a 'embreagem' do compressor eu consigo girar com a mão com o carro ligado, e quando ligo o ar o carro acelera normalmente, as duas ventoinhas da frente ligam, e o compressor 'arma' (ele estala e da pra sentir o peso no motor, a embreagem começa a girar junto).
Mas não gela nada, nem os tubos ficam gelados.
Será que pode ser gás?
Alguém me dá uma luz?
Lembrando que estava tudo funcionando perfeitamente até a manutenção que fiz, mas não sei se tem realmente a ver uma coisa com a outra.
O que já verifiquei:
Bobina do compressor armando;
Eletroventiladores funcionando;
Aceleração subindo quando ligo o botão;
Fusíveis ok;
Luz do botão acende quando ligo.
Se alguém puder me indicar o que posso olhar/testar, serei grato...
Valeu, galera!
Ar condicionado parou de gelar após serviço no aterramento
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sábado 30 2019f Março 2019 10:42:12 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1999
Ar condicionado parou de gelar após serviço no aterramento
- Amaro Leandro
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
A maioria dos defeitos não avisam...simplesmente ocorre e pronto!
Mas vejoduas possibilidades...
1- Vc inseriu o defeito...onde? Já vi em um esquemático, que existe um termostato de anti congelamento junto ao evaporador... quem sabe vc mexeu nos fios dele?
2- Ocorreu perda do gás e ele não gela sem a pressão necessária...só levando a um especialista...
Mas vejoduas possibilidades...
1- Vc inseriu o defeito...onde? Já vi em um esquemático, que existe um termostato de anti congelamento junto ao evaporador... quem sabe vc mexeu nos fios dele?
2- Ocorreu perda do gás e ele não gela sem a pressão necessária...só levando a um especialista...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sábado 30 2019f Março 2019 10:42:12 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1999
Bange,
Obrigado pelo retorno.
1 - Ótima dica! Vou dar uma olhada e ver se consigo testar. Mas, no caso de defeito no termostato, o compressor armaria e permaneceria armado? Achei que o acionamento do compressor estava condicionado às verificações de pressão/temperatura do sistema...
2 - Já está nos meus planos do fim de semana verificar gás/pressão.
Valeu!
Obrigado pelo retorno.
1 - Ótima dica! Vou dar uma olhada e ver se consigo testar. Mas, no caso de defeito no termostato, o compressor armaria e permaneceria armado? Achei que o acionamento do compressor estava condicionado às verificações de pressão/temperatura do sistema...
2 - Já está nos meus planos do fim de semana verificar gás/pressão.
Valeu!
- Amaro Leandro
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Pelo que percebi no esquema, sim, ele só liga se a pressão não for nem de mais e nem de menos, monitorado pelo pressostato duplo.
Mas tem o termostato que monitora gelo no evaporador...salvo engano, ele opera com o contato NC (normalmente em curto)...havendo formação de gelo (ou chegar a temperatura programada nele), o contato abre e desliga o compressor... e só volta a fechar quando o gelo derreter.
Supondo que vc deu o azar de interromper exatamente esse fio, o compressor não vai ligar...
Mas tem o termostato que monitora gelo no evaporador...salvo engano, ele opera com o contato NC (normalmente em curto)...havendo formação de gelo (ou chegar a temperatura programada nele), o contato abre e desliga o compressor... e só volta a fechar quando o gelo derreter.
Supondo que vc deu o azar de interromper exatamente esse fio, o compressor não vai ligar...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 2204 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 2 Respostas
- 2023 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 13 Respostas
- 8783 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 1478 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 22 Respostas
- 4545 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 2 Respostas
- 2509 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 3482 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1325 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 2372 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 2389 Exibições
-
Última mensagem por sousaman