Maldito arrefecimento no 1.6! A luta continua!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Maldito arrefecimento no 1.6! A luta continua!

Mensagem por SemControle »

confirmado la.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, tivemos um mini e rápido encontro na fronteira de Sampa com Guarulhos...SemControle e sua moto (uma Kasinski lindona), Souzaman e esposa, eu e meu possante...foi bom conhecer vocês e fica a promessa de eu estar no próximo encontro de Extrema!
Tive emoções em meu retorno... numa subida, pra ultrapassar rápido, virei gasolina e ao retornar pro GNV, o danado não entrou... parei num posto em Taubaté, olhei o que podia e testei a válvula do GNV com um 12V de um relé auxiliar...operou...liguei o motor direto pelo GNV e o dito voltou a funcionar! Reabasteci o GNV e pé na estrada...em Nova Iguaçu (Rio), parei pra por GNV novamente e o motor não quis pegar nem na gasolina...pegou no tranco e pé na estrada... chegando em casa medi a bateria, tava no chão...e o alternador não estava carregando, ou seja, cheguei em casa por sorte, só na bateria.

De seg pra ter, dei uma carga lenta em casa mesmo...hoje retirei o alternador e o problema é no regulador da Gauss... durou pouco mais de 1 ano ( https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=81&t=109718 ).
Como no reparo anterior recuperei o meu antigo e ganhei um outro, vou retornar o meu original (o problema era só de escovas)... Gauss, never more...
Amanhã remonto e instalo o alternador... segunda que vem inicio a desmontagem do motor... já chegaram o brunidor, o súbito e a cinta pra colocar pistão...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bora desmontar tudo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Problema no alternador resolvido > https://youtu.be/5xjm-CyM--I
Material que chegou...
20190616_173539_1527x859.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sempre bom brinquedos novos.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... essa semana não vai dar... preciso do carro na quarta e no domingo...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bem, ainda não abri o motor devido a falta de espaço no corredor, ocupado com material de obra do meu filho na casa dos fundos... só estou tratando urgência urgentíssima e foi o que me aconteceu no Domingo (04/02) , ao voltar de Maricá.
O eletroventilador maior grita, diminui a velocidade, para de gritar, aumenta a velocidade e volta a gritar... ficando nesse ciclo e tornando o arrefecimento ineficiente.
Isso é uma característica de folga de bucha (se rolamento seria constante), e/ ou falta de lubrificação, e não deu outra... ao retirar o dito já reparei uma grande folga axial e uma pequena folga radial e ao abrir, tudo seco.
Este motor é semelhante ao menor, fechado por entortamento/pressão de uma mini aba da própria parede da carcaça (sem parafusos), retirar desentortando não é difícil, mas se quebrar babou...
Analisando as folgas, a axial (sentido do eixo), era absurdamente grande, mas também tinha a radial bem pequena... escovas e pressão da mola perfeitos.
A solução foi a colocação de duas arruelas (uma de cada lado no eixo do rotor), ficando com uma folga mínima (necessária).

https://youtu.be/4V6zirlKJYc

Obs.: Em 2018 foi o reparo da ventoinha auxiliar...
viewtopic.php?f=40&t=109495


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”