{DISCUSSÃO] - Radiador do ar quente. Verdade ou mito?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

{DISCUSSÃO] - Radiador do ar quente. Verdade ou mito?

Mensagem por Bange »

Desde que fui a Pomerode (SC), me penitencio por não ter o ar quente funcionando...quase virei picolé num engarrafamento na serra...

Ontem tava vendo um tópico do F J R (que tá sumido), no tutorial do AC, Arrefecimento e Ventilação...pena que as fotos se perderam e ele não as repôs...mas se ele conseguiu retirar o radiador, sem desmontar o painel, vou tentar...e hj de tarde caí dentro e de fato consegui retirar com um grau de dificuldade média...o mais chato foi o parafuso que prende ele pelo lado do baú do motor...mas considerando que não é necessário retirar o painel, foi lucro na certa.

Depois que retirei o dito, notei que não há nenhum sinal de vazamento (marca de ferrugem ou aditivo), e é possível que o antigo dono tenha isolado por outro motivo...amanhã vou pressurizar ele e tirar isso a limpo...mas vamos agora falar da reconexão das mangueiras...não tenho ideia de como seja, nem vendo pelo CEP CHEV...é muito confuso... e peço aos amigos que tenham um modelo igual, que expliquem ou melhor, tirem fotos e postem aqui.

Outro ponto que está em dúvida pra mim, é a isolação que fizeram...de cima do cabeçote, do lado da correia dentada, sai uma mangueira que está conectada numa das saídas do meio do tubo (a outra está indo pra baixo do expansor, acho que normal), e analisando o circuito todo, chego a conclusão que foi uma medida errada, pois saindo de cima do cabeçote, o líquido sai na temperatura que mostra o painel (o sensor do painel está junto a esta saída), e está entrando no tubo, que alimenta a bomba, junto com o líquido refrigerado pelo radiador frontal...ou seja, parte do líquido que deveria ir para o radiador frontal, retorna para a entrada da bomba!!! É isso mesmo? Considerando as medidas dos tubos, eu arrisco dizer que +- 30% do líquido fica circulando pelo caminho bomba, cabeçote em cima, tubo (ou radiador do AQ), retornando a bomba...será que isso não contribui pra deixar o motor mais quente?
Circuito do arrefecimento.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Gto.mm8
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 02 2016f Abril 2016 10:25:31 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gto.mm8 »

Pow vou acompanhar, estou precisando tbm de uma dica sobre o isolamento do ar quente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Humpf! O radiador já era....

https://www.youtube.com/watch?v=PQ1SFW-Odg8
Gto.mm8
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 02 2016f Abril 2016 10:25:31 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gto.mm8 »

Q pena amigo

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Gto.mm8
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 02 2016f Abril 2016 10:25:31 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gto.mm8 »

Amigo vc saberia o número de série dá mangueira q isola o ar quente?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quando tirei as duas bandejas e girei o botão do AQ, reparei que existem dois flaps...um rígido e um com uma borracha...a minha tá rasgada e me parece ser complicada a sua troca...

Para a vedação, além dos flaps, existe no entorno do radiador, uma borracha EVA, que faz a vedação em todo o seu corpo (vide o filme acima)...não tem maiores segredos, a vedação é muito simples pra ser eficiente.

Para testar a eliminação do AQ, estou pensando em retirar a mangueira entre o cabeçote e o tubo d'água, colocar tampões e ver o que ocorre na eficiência...

Mas e quanto as conexões originais? Ninguém aqui dá uma dica? É direto ou tem válvula com 3 ou 4 entradas
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Estou fazendo uma experiência que poderá me dar respostas para um projeto diferente de ar quente...está em teste desde sexta de noite.
Circuito do arrefecimento 1.jpg
Para não retirar a mangueira e colocar tampões, fiz um torniquete na mangueira que liga o cabeçote ao tubo d'água, evitando assim a recirculação de parte do líquido já quente.

Se funcionar sem problemas (e até agora está), sinalizará a melhor maneira de se eliminar o AQ (e baixar um pouco a temperatura do motor), eliminando mangueiras e válvulas desnecessárias.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Detalhes do torniquete...
Torniquete.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, com uma semana de teste, já deu pra aprender algumas coisas, chegar a algumas conclusões e decisões:

1 - Quem desejar eliminar totalmente o AQ, basta colocar tampão na saída do cabeçote e em uma das entradas do tubo d'água (a outra tem que ir para o expansor), eliminando o radiador interno, mangueiras e válvulas específicas do AQ da cabine.

2 - Evitando a recirculação de parte do líquido, o motor ficou um pouco mais frio, pois 100% do volume do líquido passou a circular só pelo radiador externo e sofrer o devido arrefecimento...na verdade eu notei uma temperatura ligeiramente menor, porém o que chamou mais atenção foi o rápido abaixamento da temperatura quando as ventoinhas ligam.

3 - A única razão que consigo vislumbrar para que exista uma saída menor de líquido do bloco para o AQ, é a rápida eficiência no uso do mesmo, quando o motor parte do frio, e uma boa manutenção do potencial de calor, pois parte do líquido não vai ao radiador externo e não sofre um grande abaixamento em sua temperatura e ainda considerando que em climas bem frios a VT ou abre pouco ou nem abre, se não houvesse tal saída, que não passa pelo radiador externo, o AQ seria ineficiente para os ocupantes da cabine.

4 - A construção do radiador do AQ, tem muitas soldas que unem as diversas conexões de seu interior e é onde ocorre a grande maioria dos vazamentos, quando não se utiliza o aditivo, pois a solda sofre corrosão mais rápido que o latão ou o alumínio (depende do fabricante do radiador)...as paredes das diversas conexões internas também são muito finas, o que abrevia o tempo de vida do radiador no caso de ser atacado por corrosão.

5 - Considerando os itens acima, estou projetando uma ferramenta para a construção de um radiador sem emendas ou conexões, que poderá não ser tão eficiente em termos de transferência de calor como qualquer um do mercado, porém me dará mais garantias contra vazamentos indesejáveis no arrefecimento, principalmente no interior da cabine.
O motivo de projetar uma ferramente é devido ao fato de eu não ter encontrado no mercado um curvador (ou calandra), de tubo de 3/8, para o pequeno raio de 2,5cm, de forma a que o novo radiador tenha as mesmas dimensões externa de um original e que não trará problemas na instalação do mesmo.

6 - Mesmo com a utilização de aditivo, percebi que o sistema solta partículas de material que contribuem para dificultar ou obstruir o fluxo do líquido e dentro de meu projeto de um novo radiador, também estou pensando e um filtro que retenha, se não toda, ao menos uma boa parte dessas partículas, que não sei se são provenientes da falta anterior de aditivo ou é intrínseco do processo da cavitação, sem solução perfeita seja lá em que sistema ela se apresente.


O projeto então prevê um novo reservatório de expansão (com duas entradas em cima), a colocação de um filtro (antes ou após o radiador do AQ ? Vai depender de espaço), e um radiador do AQ sem emendas iternas...ainda está indefinida a colocação e o local de uma válvula que cote a circulação do líquido quando não for usado o AQ.

Por enquanto está assim...
Projeto do AQ.jpg
Acho interessante a colocação de um expansor com duas entradas em cima, pois assim poderei monitorar o funcionamento e o fluxo da bomba, antes e após a abertura da VT (que certamente será diferente), coisa que num sistema original não tem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Lovatto
:: Moderador ::
Mensagens: 535
Registrado em: Terça-feira 12 2012f Junho 2012 08:43:43 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Lovatto »

Boa tarde!

Achei bem interessante essas inclusões.

Estou com o meu sistema sem radiador e isolado. Também procuro informações sobre as ligações originais do sistema. Preciso reativa-lo. Moro no Rio Grande do Sul e faz frio......

Se alguém puder indicar como são as ligações, agradeço.

Meu Corsa é um GL 1.6 8v - 1996, com AC e DH.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”