salve galerinha!!
meu corsa so liga a ventoinha com a chave virada
(nao precisa estar ligado o motor, apenas virada)
e se eu desligo a chave ela para. Normal isso?
nao era pra ela continuar esfriando o motor?
quem puder ajudar agradeço
[DÚVIDA] - Pq a ventoinha do radiador só liga com a chave virada?
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- Adrianno Sakamoto
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Normal, tanto que corto o motor e deixo a ventoinha terminar. Dai desligo. Em carros da FIAT, os que conheço, mesmo desligando tudo a ventoinha continua a funcionar até a temperatura ideal.
Abraços.
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Sim, na GM isto é normal e até gosto assim...diferente disso, a ventoinha fica funcionando (são 12A de corrente)...aí vc sai do carro e ela fica funcionando...vai que o relé cola e ela não desliga! Quando vc retornar pode encontrar um monte de cinzas no lugar do seu carro...ou no mínimo a bateria descarregada.
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Bange escreveu:Sim, na GM isto é normal e até gosto assim...diferente disso, a ventoinha fica funcionando (são 12A de corrente)...aí vc sai do carro e ela fica funcionando...vai que o relé cola e ela não desliga! Quando vc retornar pode encontrar um monte de cinzas no lugar do seu carro...ou no mínimo a bateria descarregada.
ah entendi, realmente é melhor assim mesmo
mas era so pra tirar a duvida pq o vectra do meu irmao fica ligada msmo quando sai do carro....
mas valeu pela informaçao
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Adrianno Sakamoto escreveu:Normal, tanto que corto o motor e deixo a ventoinha terminar. Dai desligo. Em carros da FIAT, os que conheço, mesmo desligando tudo a ventoinha continua a funcionar até a temperatura ideal.
Abraços.
a fiorino do meu trampo tb, fica ligada mesmo tira do chave e tudo mais
- alexandre.neves-lopes
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Fala pessoal. Sou Novo aqui é já tenho uma dúvida sobre esse mesmo assunto. Em alguns momentos, quando a ventoinha do carro liga e eu desligo a chave, ela desliga junto. Eu acho que o correto deveria ser ela permanecer ligada mesmo com o veículo desligado pra concluir a redução de temperatura e só depois desligar sozinha. Estou certo?
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Raciocina comigo...
O arrefecimento é para controlar a temperatura do motor, que quando ligado faz circular o líquido entre o motor e o radiador, num circuito fechado.
Com o motor desligado, a bomba d'água não faz o líquido circular... logo, se a ventoinha permanecer ligada, apenas o líquido contido no radiador baixará de temperatura... qual a vantagem disso?
Existem alguns modelos, de algumas montadoras, que adotam o procedimento de manter a ventoinha ligada, porém ocorre a mesma coisa... só o líquido do radiador esfria... e na minha visão, ocorrendo um problema que não a desligue, vc pode voltar ao carro e descobrir que a bateria está descarregada (no mínimo) ou encontrar só cinzas no lugar de seu carro.
O arrefecimento é para controlar a temperatura do motor, que quando ligado faz circular o líquido entre o motor e o radiador, num circuito fechado.
Com o motor desligado, a bomba d'água não faz o líquido circular... logo, se a ventoinha permanecer ligada, apenas o líquido contido no radiador baixará de temperatura... qual a vantagem disso?
Existem alguns modelos, de algumas montadoras, que adotam o procedimento de manter a ventoinha ligada, porém ocorre a mesma coisa... só o líquido do radiador esfria... e na minha visão, ocorrendo um problema que não a desligue, vc pode voltar ao carro e descobrir que a bateria está descarregada (no mínimo) ou encontrar só cinzas no lugar de seu carro.
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