[DÚVIDA] - Fluido de radiador puro. Pode ?

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xlimite
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[DÚVIDA] - Fluido de radiador puro. Pode ?

Mensagem por xlimite »

Pessoal. Fui num posto pra limpar o sistema de arrefecimento. O frentista colocou 6 garrafinhas de aditivo de radiador puro no carro. Isso pode causar algum dano ? Ele não colocou NADA de água. Estou com medo de corroer algo. Fato é que o medidor de temperatura não sobe nem um pouco.

Mas e ai. Devo me preocupar ?


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Cara existem 2 tipos de aditivos no mercado, o CONCENTRADO e o DILUÍDO.

O concentrado precisa ser diluído com água (preferencialmente destilada, mineral ou filtrada) na proporção recomendada pelo manual do carro. Geralmente é na cor alaranjado/vermelho

O diluído já vem proporcionalmente pronto pra uso, é só colocar diretamente no sistema de arrefecimento. Geralmente é na cor verde escuro

Eu prefiro crer que o frentista tenha posto diretamente no seu carro o diluído, qual é a cor do liquido de arrefecimento? Caso não seja o diluído e seja o concentrado puro recomendo sangrar todo o sistema e colocar a opção correta.

Vi no seu tópico, aliás muito bonito e novo seu Corsa com o kit aerodinâmico completo e esse volante com airbag é top, parabéns! Só ta faltando uma roda de liga 15 pra ser a cereja do bolo.. :D

Mas como eu tava falando, da uma olhada no manual pra ver qual é o recomendado, no meu como é 2004 eu uso o de origem orgânica diluído na proporção recomendada no manual, da Delphi alaranjado.

É isso cara, relata depois ai o que resolveu da situação, tenta verificar isso o quanto antes pois se o "inteligente" do frentista colocou o concentrado puro é muito forte pro sistema.
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xlimite
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Mensagem por xlimite »

Obrigado pelo Elogio, só não coloquei as rodas ainda pq pego uma estrada com muitos buracos pra ir trabalhar, já amassei a roda de ferro feio 2x.

mas então. é o concentrado porque ele é rosa e custou 25$ cada garrafinha. O cara colocou umas 7. e eu vi no rotulo falando pra diluir de acordo com o recomendado pelo fabricante.

na hora nao me liguei e deixei por isso mesmo, ai hoje ouvi uma conversa que ele pode correr as paradas, ai me assustei


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Provavelmente analisando a cor que você ta dizendo, e o valor de cada frasco do aditivo, parece ao que tudo indica que é o aditivo concentrado que ele colocou puro no sistema.

Você guardou algum frasco do aditivo que tenha sobrado alguma coisa ainda?

Procura ter certeza disso o quanto antes, pois é como te disse, se for o concentrado puro no sistema é muito forte, melhor você sangrar o sistema todo, retirar todo o liquido e por o correto. Mas se certifica bem antes, pois talvez possa ser algum tipo de aditivo já diluído porém com esta cor, talvez alguma marca tenha uma cor atípica do verde escuro mais comum... :?

Quando tiver a resposta informa ai qual é o real tipo de aditivo que está no seu carro.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Fred, a cor não tem nada a ver se é diluído ou concentrado. SNME, a cor é só para diferenciar se é orgânico ou sintético.

Não pode rodar com o aditivo concentrado no sistema. O aditivo não tem a propriedade de absorver calor do mesmo modo que a água.

Se vc tiver certeza que o aditivo é concentrado e o cara colocou umas 7 garrafas (deve ser de 1l cada), sangre 3l e complete o resto com água. Dizem que o ideal é destilada, mas pode ser de torneira mesmo. O aditivo consegue neutralizar o cloro.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Calma.
Garrafas de 500ml, certo?
No sistema tem pouco mais de 6 litros.

Pra dar 50% de concentração precisa ir quase 7 garrafas mesmo.


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

José Leal escreveu:Fred, a cor não tem nada a ver se é diluído ou concentrado. SNME, a cor é só para diferenciar se é orgânico ou sintético.

Não pode rodar com o aditivo concentrado no sistema. O aditivo não tem a propriedade de absorver calor do mesmo modo que a água.

Se vc tiver certeza que o aditivo é concentrado e o cara colocou umas 7 garrafas (deve ser de 1l cada), sangre 3l e complete o resto com água. Dizem que o ideal é destilada, mas pode ser de torneira mesmo. O aditivo consegue neutralizar o cloro.
Sempre achei que pra diferenciar o diluído do concentrado a cor fosse um critério, alaranjado/vermelho pro concentrado e o verde escuro pro diluído pronto pra uso, não achei que tivesse essa ligação da cor também entre o orgânico e o sintético.

Quanto a água eu sempre usei filtrada mesmo, enchendo garrafas e depois fazendo a mistura na proporção recomendada antes de colocar no sistema, não sabia que o aditivo também tinha a propriedade de inibição química do cloro, bom saber!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, pelo que o criador do tópico disse, encheu o sistema de arrefecimento dele com essas 7 garrafas.

Se for garrafa de 500ml, o carro dele tá rodando seco.

Fred, o próprio rótulo do aditivo fala que pode usar água potável. E entendo que a água de torneira é potável. Acho mais perigoso a água mineral, pois os sais diluídos nela podem formar depósitos no sistema (água dura - sem trocadilhos com gelo).
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, não porque no posto eles tem mania de enxaguar com água... o cara deixou já cheio com água e foi colocando aditivo, conforme entra aditivo a água sai. É o jeito mais fácil de fazer a mistura.

Mas tem que ver o tamanho. Por aqui nos postos só 500ml.


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

José Leal escreveu:Fred, o próprio rótulo do aditivo fala que pode usar água potável. E entendo que a água de torneira é potável. Acho mais perigoso a água mineral, pois os sais diluídos nela podem formar depósitos no sistema (água dura - sem trocadilhos com gelo).
Filtrada que me refiro é a água da torneira porém filtrada pelo filtro de carvão ativado doméstico, a famosa "água de beber". Sempre que faço a mistura aditivo/água uso essa água, nem a destilada nem a direto da rua sem ser filtrada.

Fui conferir essa informação no rótulo do Delphi que eu tenho aquii e eles recomendam o uso da água desmineralizada.

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