Ok, então as fotos dos painéis não são do seu carro, é isso?
Que ano e modelo é o seu carro?
Como eu disse antes, um scaner não é um elemento de medição...ele apenas lê o que a ECU está interpretando do sensor...se o sensor estiver bom, a leitura é boa, caso contrário a leitura NÃO representará a verdade devido ao desvio do sensor...assim como o mostrador do painel, não significando que está correta...mas por mostrar digitalmente os valores, a crença é de que ele fala a verdade.
De fato é uma briga minha com a(s) montadora(s), o fato de não divulgarem dados mais precisos e técnicos sobre o arrefecimento, daí fica-se conjecturando...
Mas vamos sair do empirismo e analisar tecnicamente...
Quando mostrei os dados do mostrador da VDO (que equipa se não todos, a maioria de toda a linha Corsa no Brasil), mostrei dados técnicos por ela fornecida, onde correlaciona a temperatura com o valor da resistência do sensor (90°C = início útil da escala, 120°C = final útil da escala ou fundo de escala, para quem conhece galvanômetros).
O projeto da GM para toda a linha Corsa, estipulou que a VT (válvula termostática), seja de 92°C, mas como especificação da mesma, ela tem uma tolerância de 2°C, para mais ou para menos, tendo-se também a interpretação de que ela inicia a abertura com 90°C e tem sua máxima abertura com 94°C.
Então há de se supor que a GM, para melhor performance do motor e para que ela esteja inserida no programa de qualidade e proteção ao meio ambiente, a menor temperatura do motor seja de 92°C, portanto já é maior que sua afirmativa de 90°C.
O motor em funcionamento é uma fonte de calor constante, que se não controlada tende a atingir valores danosos aos materiais do motor (só pra exemplificar, quando a temperatura da água está por volta de 100°C, a temperatura na camisa do cilindro já está por volta de 250 a 300°C), e com a temperatura alta vem também a pressão, ebulição, etc...então controlar é preciso...
Quem faz esse controle é o sistema de arrefecimento, hoje controlado pela ECU, que comanda o acionamento da velocidade 1 e 2 (carros com AC), onde pude comprovar que a 1ª velocidade liga quando ela recebe 1,6V do sensor (em torno de 95/96°C) e a segunda com 1,4V (em torno de 98°C), estes valores foram levantados quando fervi os sensores do painel e da ECU, tem um tópico mostrando não lembro onde agora...), com um multiteste Minipa (não é xing-ling), que tem também um termopar para medição de temperaturas.
Portanto minha análise levou em consideração dados técnicos (da MTE-Thomson), e testes práticos com um bom grau de confiabilidade, de modo que posso afirmar que o normal não é 90°C, o normal (considerando no mínimo a abertura da VT padrão 92°C e o máximo quando a 2ª velocidade liga = 98°C), é no meio...95°C (com tolerância de +- 2°C).
Esta análise foi feita em meu carro Wagon 97 8V, outras motorizações e ano, poderão diferir ligeiramente, porém a VT se mantém a mesma para todos, só variando a forma de montagem.
[DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?
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É óbvio que se o sensor está informando errado, a central do carro e qualquer periférico que interprete suas informações irá receber leitura erradas. Isto é uma coisa lógica...
Mas não sei porque está falando isto, a dúvida é quanto a onde é o 90 graus no painel. Não estamos cogitando se algo de errado existeno sistema, se há um problema em qualquer sensor então isto é um problema e ponto final, mas a dúvida aqui é apenas em relacão a graduacão do relógio da temperatura do painel....
As vezes as montadoras não fazem questão de colocar o número exato, primeiro porque ainda que exista um número exato ali, ele o ponteiro nunca estará refletindo a temperatura exata do motor, segundo porque de fato saber o número instantaneo e preciso da temperatura do motor é algo que a maioria dos mortais não precisa. O motor está a toda hora alternando de temperatura e ele trabalha dentro em regime ótimo dentro de uma faixa de temperatura, não em uma única temperatura específica. O importante mesmo é que saibamos 3 coisas- quando o carro está frio-para não acelerarmos demais-, quando o carro está na faixa ideal-para que saibamos quando podemos exigir mais do motor- e quando está super aquecendo -obviamente p/ não ferrar tudo..-.
QUE AFIRMATIVA, AMIGO??????
A ÚNICA COISA QUE FIZ FOI RESPONDER AO TÓPICO QUE PERGUNTA ONDE É O 90 GRAUS NO PAINEL.... SÓ ISTO....
SE HÁ UMA DISCUSSAO PARALELA, OU UM ESTUDO MATEMÁTICO DE QUALQUER COISA, EU NEM PERCEBI...
Mas não sei porque está falando isto, a dúvida é quanto a onde é o 90 graus no painel. Não estamos cogitando se algo de errado existeno sistema, se há um problema em qualquer sensor então isto é um problema e ponto final, mas a dúvida aqui é apenas em relacão a graduacão do relógio da temperatura do painel....
As vezes as montadoras não fazem questão de colocar o número exato, primeiro porque ainda que exista um número exato ali, ele o ponteiro nunca estará refletindo a temperatura exata do motor, segundo porque de fato saber o número instantaneo e preciso da temperatura do motor é algo que a maioria dos mortais não precisa. O motor está a toda hora alternando de temperatura e ele trabalha dentro em regime ótimo dentro de uma faixa de temperatura, não em uma única temperatura específica. O importante mesmo é que saibamos 3 coisas- quando o carro está frio-para não acelerarmos demais-, quando o carro está na faixa ideal-para que saibamos quando podemos exigir mais do motor- e quando está super aquecendo -obviamente p/ não ferrar tudo..-.
Bange escreveu:
Então há de se supor que a GM, para melhor performance do motor e para que ela esteja inserida no programa de qualidade e proteção ao meio ambiente, a menor temperatura do motor seja de 92°C, portanto já é maior que sua afirmativa de 90°C.
QUE AFIRMATIVA, AMIGO??????
A ÚNICA COISA QUE FIZ FOI RESPONDER AO TÓPICO QUE PERGUNTA ONDE É O 90 GRAUS NO PAINEL.... SÓ ISTO....
SE HÁ UMA DISCUSSAO PARALELA, OU UM ESTUDO MATEMÁTICO DE QUALQUER COISA, EU NEM PERCEBI...
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cada modelo de corsa é um corsa.
o que vai de 90 a 100 tendo o superaquecimento de aprox. 110 a 120 é o corsa B. Que é um animal sutilmente diferente do seu geneticamente modificado irmão rebelde corsa C.
Mas a dúvida inicial aqui no post era com relacão ao segundo realmente, por isto foi a qual me referi a princípio...
Boa sorte com o resto da análise.
o que vai de 90 a 100 tendo o superaquecimento de aprox. 110 a 120 é o corsa B. Que é um animal sutilmente diferente do seu geneticamente modificado irmão rebelde corsa C.
Mas a dúvida inicial aqui no post era com relacão ao segundo realmente, por isto foi a qual me referi a princípio...
Boa sorte com o resto da análise.
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A afirmativa foi sua, não minha...eu apenas lhe mostrei que 90°C não é a temperatura ideal para o motor e nem, até onde sei para os Corsas, no meio do mostrador...
A pergunta inicial foi clara: onde é os 90°C no mostrador de tracinhos do carro dele...
Sua resposta foi compatível?
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Manual Corsa C, Cap. 6 item 1.
Vide para consultar a faixa de temperatura ideal do motor.
Segundo o manual, é no centro do relógio.
Sendo a extremidade esquerda a fase fria. E a direita o superaquecimento.
No corsa C o primeiro ponteiro corresponde a 80. E o terceiro a 100. Logo, o central corresponde aos 90 graus. O que corresponde no corsa C a faixa ideal de temperatura. Simples assim. Facilmente mensurável. Visualmente indicado no corsa C da opel.
Diversos carros tem 90 como temperatura ideal, companheiro... Diversos.....
Bom, está aí... A afirmativa não é realmente minha, consta no manual da GM.
Agora se voce sabe mais, e que realmente mostrou que no corsa C 90 graus não é onde está indicado 90, então está bom....
Vide para consultar a faixa de temperatura ideal do motor.
Segundo o manual, é no centro do relógio.
Sendo a extremidade esquerda a fase fria. E a direita o superaquecimento.
No corsa C o primeiro ponteiro corresponde a 80. E o terceiro a 100. Logo, o central corresponde aos 90 graus. O que corresponde no corsa C a faixa ideal de temperatura. Simples assim. Facilmente mensurável. Visualmente indicado no corsa C da opel.
Diversos carros tem 90 como temperatura ideal, companheiro... Diversos.....
Bom, está aí... A afirmativa não é realmente minha, consta no manual da GM.
Agora se voce sabe mais, e que realmente mostrou que no corsa C 90 graus não é onde está indicado 90, então está bom....
Bange escreveu:A afirmativa foi sua, não minha...eu apenas lhe mostrei que 90°C não é a temperatura ideal para o motor e nem, até onde sei para os Corsas, no meio do mostrador...
A pergunta inicial foi clara: onde é os 90°C no mostrador de tracinhos do carro dele...
Sua resposta foi compatível?
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Calma pessoal... o fato é que na realidade os últimos não funcionam como a média.
Eles tem como ponto ideal a posição dessa foto, isso já foi verificado em diversos tópicos aqui.
Que temperatura? Bom já citei que já medi com termometro laser. Tive a oportunidade de verificar isso tanto no meu ex Corsa quanto em 2 outros na empresa onde trabalho, apesar de anos diferentes todos comprados novos, todos sempre foram assim e todos entre 2011 e 2012.
Eles tem como ponto ideal a posição dessa foto, isso já foi verificado em diversos tópicos aqui.
Que temperatura? Bom já citei que já medi com termometro laser. Tive a oportunidade de verificar isso tanto no meu ex Corsa quanto em 2 outros na empresa onde trabalho, apesar de anos diferentes todos comprados novos, todos sempre foram assim e todos entre 2011 e 2012.
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Exatamente, Awaked.
O meu tem o mesmo comportamento.
Fica sempre acima de 80 mas raramente tende a chegar no do meio porque o próprio carro se encarrega de baixar ligando o EV.
Para quem realmente entende a função da válvula termostática fica bem fácil compreender que justamente se ela abre em 90 graus, em si isto significa que aí é de fato já é temperatura ideal de funcionamento do motor. Desde que ela serve justamente para a água fria do radiador não circular pelo motor até que este tenha atingido temperatura ideal. O que retardaria que ele aquecesse e faria ele rodar mais em fase fria estando mais suscetível aos danos peculiares disto...
Assim, a fase fria trabalha com a VT fechada. Tendo o motor atingido sua temperatura ideal, em torno de 90 graus, a água fria do radiador comec a a circular pelo motor e a trocar calor com ele.
Tendo a água do radiador se equilibrado com o motor, o sistema tende a superar os 90 graus, e daí em diante o eletroventilador e o próprio ar que corta o carro briga p/ que a temperatura não ultrapasse o ponteiro do meio, que e graduado justamente em 90 no corsa C.
O meu tem o mesmo comportamento.
Fica sempre acima de 80 mas raramente tende a chegar no do meio porque o próprio carro se encarrega de baixar ligando o EV.
Para quem realmente entende a função da válvula termostática fica bem fácil compreender que justamente se ela abre em 90 graus, em si isto significa que aí é de fato já é temperatura ideal de funcionamento do motor. Desde que ela serve justamente para a água fria do radiador não circular pelo motor até que este tenha atingido temperatura ideal. O que retardaria que ele aquecesse e faria ele rodar mais em fase fria estando mais suscetível aos danos peculiares disto...
Assim, a fase fria trabalha com a VT fechada. Tendo o motor atingido sua temperatura ideal, em torno de 90 graus, a água fria do radiador comec a a circular pelo motor e a trocar calor com ele.
Tendo a água do radiador se equilibrado com o motor, o sistema tende a superar os 90 graus, e daí em diante o eletroventilador e o próprio ar que corta o carro briga p/ que a temperatura não ultrapasse o ponteiro do meio, que e graduado justamente em 90 no corsa C.
awaked escreveu:Calma pessoal... o fato é que na realidade os últimos não funcionam como a média.
Eles tem como ponto ideal a posição dessa foto, isso já foi verificado em diversos tópicos aqui.
Que temperatura? Bom já citei que já medi com termometro laser. Tive a oportunidade de verificar isso tanto no meu ex Corsa quanto em 2 outros na empresa onde trabalho, apesar de anos diferentes todos comprados novos, todos sempre foram assim e todos entre 2011 e 2012.
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Só vamos observar o seguinte, estamos falando da temperatura na localização da válvula termostática e na localização do sensor de temperatura. Dá diferença dependendo da fase.
As temperaturas de funcionamento só consultando tabelas dos fabricantes.
Ambos estão certos nos dados, só reparem que entre o sistema e a indicação no painel há um erro de precisão.
As temperaturas de funcionamento só consultando tabelas dos fabricantes.
Ambos estão certos nos dados, só reparem que entre o sistema e a indicação no painel há um erro de precisão.
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Mas é que só o sensor é que interessa no que concerne a temperatura mostrada no painel, certo...awaked escreveu:Só vamos observar o seguinte, estamos falando da temperatura na localização da válvula termostática e na localização do sensor de temperatura. Dá diferença dependendo da fase.
90 a 100 é mais ou menos a faixa comum da maioria, no manual não se fala em números, mas diz que se trata da região central do relógio. Que coincide com a marca de 90 do acetado do corsa c europeu.awaked escreveu:As temperaturas de funcionamento só consultando tabelas dos fabricantes.
Foi por isto que eu disse que é tanto quanto irrelevante ter a precisa graduacao númerica em graus, pois ainda que ela exista, a posicao do ponteiro sempre será imprecisa e uma mera referencia. O importante é saber de fato se o carro está frio, bom ou super aquecendo. E nao se está com 90 ou 98 graus.awaked escreveu: Ambos estão certos nos dados, só reparem que entre o sistema e a indicação no painel há um erro de precisão.
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SemControle, sem stress...realmente podemos estar ambos certos...
Só que a pergunta foi clara e objetiva...
Não vejo que a resposta do Denrrou, tenha sido compatível com a pergunta, que a meu ver colocou mais dúvida do que esclarecimento...
Minha resposta foi no sentido de que se não for avaliado, medido tecnicamente...é falho afirmar que os 90°C (da pergunta), é neste ou naquele tracinho...e dei exemplo de como fazer tecnicamente para se ter certeza.
Quanto a discussão adicional, eu não vejo sentido em afirmar que o normal da temperatura seja no 90°C, pois em todo motor que conheço, a temperatura normal de trabalho é sempre acima da abertura da VT, que no caso é 92°C +- 2°C...creio que devido não só a lentidão de resposta da VT para a variação da temperatura, como também para se evitar a fadiga mecânica do material que ficaria sob stress rapidinho e com grande chance de alterar as características...como de fato altera, mesmo que isso não ocorra...
É verdade que para a grande maioria dos usuários, saber se é 93, 95 ou 97°C, é irrelevante e muitos até só passam a olhar o mostrador quando ocorre um problema que ou dói no bolso ou fica-se à pé pelo superaquecimento...mas mostrar valores penso que seja o mais certo...quem se preocupa olha, quem não...continuará indiferente.
Só que a pergunta foi clara e objetiva...
Se eu não estiver enganado, o Corsa em questão é o "B", não tendo muito a ver com o "C" Europeu que quando aqui no Brasil é ligeiramente adaptado, tropicalizado ou modificado para se enquadrar na legislação ou em nossa realidade.
Não vejo que a resposta do Denrrou, tenha sido compatível com a pergunta, que a meu ver colocou mais dúvida do que esclarecimento...
Minha resposta foi no sentido de que se não for avaliado, medido tecnicamente...é falho afirmar que os 90°C (da pergunta), é neste ou naquele tracinho...e dei exemplo de como fazer tecnicamente para se ter certeza.
Quanto a discussão adicional, eu não vejo sentido em afirmar que o normal da temperatura seja no 90°C, pois em todo motor que conheço, a temperatura normal de trabalho é sempre acima da abertura da VT, que no caso é 92°C +- 2°C...creio que devido não só a lentidão de resposta da VT para a variação da temperatura, como também para se evitar a fadiga mecânica do material que ficaria sob stress rapidinho e com grande chance de alterar as características...como de fato altera, mesmo que isso não ocorra...
É verdade que para a grande maioria dos usuários, saber se é 93, 95 ou 97°C, é irrelevante e muitos até só passam a olhar o mostrador quando ocorre um problema que ou dói no bolso ou fica-se à pé pelo superaquecimento...mas mostrar valores penso que seja o mais certo...quem se preocupa olha, quem não...continuará indiferente.
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