[DÚVIDA] - Tensão baixa na ventoinha do radiador

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Re: [DÚVIDA] - Tensão baixa na ventoinha do radiador

Mensagem por maughn »

Pois é Bange esse é o problema, como chegar nesse ponto.

Olhando teu esquema o que seria o RE?

O teu esquema é a cópia fiel da fiação passando pelos componentes (reles, conectores e ventoinha)? Para seguir esta fiação será necessário retirar o painel fora né?

Já vi que que a coisa ficou difícil....

Uma coisa que não fiz observação mas não sei se é importante, quando testei os relês onde medi os 14 e 4 volts conf. minha primeira mensagem notei que o relê 5 (acho que é o reversível) estavam com seus pinos meio pretos parecendo meio queimados, será que isso influencia? Teria como testa-lo de forma eficiente para o meu caso?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esquemas visam traduzir a realidade elétrica, mas nem sempre conectados por uma linha... isto simplifica o desenho, sem poluir.
No caso, o ponto RE (poderia ter qq nome... XPTO, CAT...), isto sinaliza serem elétricamente o mesmo ponto que tenha um RE escrito.
O nesmo ocorre com F20, F17, etc... não há uma ligação pelo desenho, mas estão de fato conectados, são elétricamente o mesmo ponto.
Como disse anteriormente, o esquema é para meu modelo/ano (1.6 8V/97), não vejo razão para ser diferente do seu, mas não posso assegurar que sim.
Todas as conexões entre os relés, estão alí mesmo no bloco dis relés, apenas quando vai pra ventoinha é que pega o chicote e sai da cabine para o cofre do motor... acho que não precisa retirar o painel...
Os pinho que vc se refere se forem os contatos (internos a capa do relé), ficam normalmente escurecidos pois o liga/desliga cria um centelhamento/fuligem e empretece... mas se for nos pinos do soquete, sinaliza uma má conexão/aquecimento anormal... aquecimento deforma plástico do soquete e fio... podendo vir a causar um curto com outros fios próximos... tem que analisar tudo... é um bom ponto pra um início...


maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por maughn »

Entendi, outra dúvida Bange que também não comentei é sobre o relê 1 (acredito ser do ar condicionado), percebi também que ele esquenta absurdamente mesmo com o ar desligado.

Será que tem alguma influência, é estranho ou estou viajando?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Que me lembre, só um relé alí fica o tempo todo ligado... é o relé principal... e vai aquecer como todo e qq relé operado por muito tempo.. o que pra vc parece absurdo, pode ser normal...
Eu considero anormal se não se conseguir ficar com os dedos encostados por mais que 10s.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Veja que basta a chave estar na posição 1, que o relé principal já opera e ficará operado até desligar a chave. Os demais só operam sob outras condições.
Screenshot_20200219-215453_Samsung Internet.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


maughn
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 02 2012f Março 2012 05:31:54 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por maughn »

E esse rele principal fica localizado onde Bange?

Sobre o aquecimento do R1 não esquenta tanto assim ao ponto de não manter os dedos, só mencionei pq achei estranho.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Estou tentando localizar uma informação mais precisa, mas é difícil...
Porém ele é um relé que opera assim que a chave é ligada (sem dar a partida)... é possível ouvir o "click".


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Se minha apostila puder ajudar, segundo aqui o relê 4, cor cinza, é ligado direto desde o pós-chave. (85 aterramento da lataria, 86 fusível 20-chave de ignição). Ele está em cima do porta-luvas e é o primeiro da esq de baixo. "duplo contato ventilador do radiador e ventilador interno"


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A ligação elétrica até bate... mas a localização no poryaluvas não... ali só yem relé do AC e ventoinhas...
O relé principal deve ficar na caixa de fusíveis... não confundir com relé principal do AC.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Algumas das apostilas está enganada... na minha, a bobina do relê que citei é armada com a linha 15, pós chave. No esquema que você usa do hackinglife, o relê que citei seria o verde... mas nele, a bobina é armada pelo pino D05 da ECU


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”