Salve corseiros!
Resolvi encarar o receio hoje de trocar as peças que eu já havia comprado a tempos (válvula termostática, bomba dágua, capa da correia dentada e radiador) e meti as caras hoje. Fora alguns contratempos (uma porca espanada e muita frustração ) eu só me empaquei agora na remoção da bomba dágua. Eu já tinha ouvido falar que a bomba dágua às vezes só sai na martelada, mas não achei vídeos do procedimento força-bruta e to meio perdido de como que eu tenho que martelar ela. A carcaça da bomba é de alumínio, então acho que não é qualquer lugar que eu devo martelar (já marquei a bomba, mas sem problemas já que vou substituir, desde que eu não danifique nada além da bomba).
Alguém poderia detalhar melhor como eu tenho que martelar a bomba? Eu tenho que tentar fazer ela girar? Ou dar umas batidas no sentido do bloco mesmo pra quebrar a ferrugem e depois puxar na mão? Ou martelar o rolamento no sentido pra fora do bloco?
Qualquer dicas que vocês tiverem pra retirar essa bagaça são bem vindas, to voltando a pé pra casa hoje e a ideia é conseguir terminar esse trampo amanhã com mais calma e voltar dirigindo com um sorriso no rosto
Valeu!
[DÚVIDA] - Dicas pra remover a bomba dágua
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Numa de minhas trocas foi na porrada.... tentando girar pra um lado e outro... mas tem casos que só sai quebrando tudo.
Na bomba pode bater à vontade... só toma cuidado pra não marcar o bloco...
https://youtu.be/04AElMiHiqM
Na bomba pode bater à vontade... só toma cuidado pra não marcar o bloco...
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Valeu Bange!
Ontem cedo eu voltei a luta pra tirar a bomba. Tentei continuar martelando ela pra girar, mas ela nem se mexia. A bomba ficava toda marcada mas ela nem fazia menção de girar. Tentei usar uma chave de fenda como alavanca na borda como vi em um vídeo, mas também não deu muito certo. Fiquei com o pé atrás de arrebentar a chave ou marcar o bloco pela força que eu tava fazendo sem a bomba se mexer.
Acabei tentando uma ideia que vi em um fórum gringo do Opel Corsa: peguei um pedaço de madeira, apoiei na polia da bomba dágua e dei umas pancadas no martelo. Pra minha felicidade soltou. Então fica dica de mais uma alternativa, pelo menos foi o que funcionou pra mim
Foi mal a demora pra responder, mas tem hora que o fórum não me deixa postar por que meu IP fica numa lista de spam (eu divido internet então pode ser que algum vizinho esteja com vírus, vai saber). Seria bom se tivesse um sistema de captcha quando o IP ta nessa lista. Só consegui responder agora pelo celular.
Ontem cedo eu voltei a luta pra tirar a bomba. Tentei continuar martelando ela pra girar, mas ela nem se mexia. A bomba ficava toda marcada mas ela nem fazia menção de girar. Tentei usar uma chave de fenda como alavanca na borda como vi em um vídeo, mas também não deu muito certo. Fiquei com o pé atrás de arrebentar a chave ou marcar o bloco pela força que eu tava fazendo sem a bomba se mexer.
Acabei tentando uma ideia que vi em um fórum gringo do Opel Corsa: peguei um pedaço de madeira, apoiei na polia da bomba dágua e dei umas pancadas no martelo. Pra minha felicidade soltou. Então fica dica de mais uma alternativa, pelo menos foi o que funcionou pra mim
Foi mal a demora pra responder, mas tem hora que o fórum não me deixa postar por que meu IP fica numa lista de spam (eu divido internet então pode ser que algum vizinho esteja com vírus, vai saber). Seria bom se tivesse um sistema de captcha quando o IP ta nessa lista. Só consegui responder agora pelo celular.
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Quando não sai por bem, sai por mal... aí vale tudo...marreta com talhadeira... já vi até usarem maçarico...
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Caraca, ainda bem que não cheguei ao ponto de precisar de um maçarico! Rodando com o carro tudo parece em ordem. Arrefecimento foi completado com água destilada, agora só por o aditivo e ta finalizado o trampo! Provavelmente vou fazer no mecânico, de repente ele põe um pega ladrão pra ver se tem algum vazamento, mas não vi nada até o momento.
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