Ola Pessoal Tenho um Corsinha 97 Super 2 portas motor 1.0 MPFI
Gostaria de saber se vai fica muito Pesada para o Carro!!!
[DUVIDA] - RODAS 17 PESADA OU NAO NO CORSA 1.0
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Desculpe amigo! mas... Defina pesado por favor!
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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Adryanno, roda é uma questão polêmica.AdryannoCN escreveu:Ola Pessoal Tenho um Corsinha 97 Super 2 portas motor 1.0 MPFI
Gostaria de saber se vai fica muito Pesada para o Carro!!!
Já se falou muito aqui no fórum acerca de medidas, pesos, compensações, etc.
Sabe-se que uma roda de liga leve de boa qualidade pode ser até 30% mais leve que as rodas de aço convencionais, e isso não sou eu quem está dizendo, você pode conferir lendo uma reportagem que saiu há algum tempo na revista 4 Rodas acessando aqui.
Entretanto, posso afirmar que colocando rodas de 17' no Corsa 1.0 você vai notar um leve aumento no consumo e uma certa lentidão nas arrancadas e retomadas, mas isso não pode ser diretamente atrelado ao peso das rodas, é necessário considerar principalmente o diâmetro delas e a tala, pois quanto maior a roda, maior será o atrito com o chão, e consequentemente a sensação de "peso" vai ser maior.
Para alguns, o resultado estético supera qualquer outra condição. Eu sou partidário do equilibrio entre estética e funcionalidade, por isso optei por usar rodas de 15' no meu Corsa B.
Antes que você decida por qual roda colocar, sugiro que dê uma olhada nestes tópicos criados pelos amigos Corseiros Luiz e Rogério, acredito que vai esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo na escolha certa:
INFO sobre rodas
DICA sobre rodas
Se precisar de mais algum esclarecimento, estou à disposição.
Abraços.
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Bem, como saí das 14, fui pra 16, voltei pra 14 atualmente e em breve nas 16 novamente, te digo os pontos positivos e negativos de cada uma delas:
Aro 14 com pneus 175 65:
VANTAGENS:
- melhor em arrancadas,
- melhor conforto,
- velocidade final máxima do carro.
Aro 16 com pneus 205 45:
VANTAGENS:
- estética excelente,
- muita estabilidade em baixas e altas velocidades,
- melhora a frenagem (em pista seca)
DESVANTAGENS:
- muita vibração dentro do carro reduzindo um pouco o conforto,
- perda de velocidade final,
- vc deve ter cuidado em pista molhada,
- deve redobrar o cuidado com buracos e ao estacionar.
No final vai de cada um, é questão de gosto. Meu carro está com as 14 originais sem calotas. Mas náo vejo a hora de voltar com as 16 pra ele.
DESVANTAGENS:
- falta de estabilidade,
- estética ruim (principalmente sem as calotas),
Aro 14 com pneus 175 65:
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- estética excelente,
- muita estabilidade em baixas e altas velocidades,
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DESVANTAGENS:
- muita vibração dentro do carro reduzindo um pouco o conforto,
- perda de velocidade final,
- vc deve ter cuidado em pista molhada,
- deve redobrar o cuidado com buracos e ao estacionar.
No final vai de cada um, é questão de gosto. Meu carro está com as 14 originais sem calotas. Mas náo vejo a hora de voltar com as 16 pra ele.
DESVANTAGENS:
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Cara o Ulises definiu bem acima, o ideal é um equilibrio, sou de acordo com essa informação, tanto que tb optei pelas 15' no meu carro..
E te confesso que a informação sobre algumas rodas de liga serem mais leves que as convencionais de aço, procede e eu ja verifiquei com as minhas próprias rodas, tanto segurando as 15" de Astra com pneu 185/55 quanto o estepe 13' com pneu 165/70 da pra sentir que a de liga é mais leve, um pouco mais é, isso pq como o Ulisses disse, sendo rodas de boa qualidade, que é o caso das minhas, originais GM..
Mais é aquilo, é inegável que as 16 e 17 deixam o carro mais bonito, estética bem melhor, mais ai entra as desvantagens listadas acima, cuidado redobrado com buracos por conta do perfil mais baixo, sensação do carro mais "arrastado", perda maior do conforto pq vai transmitir maiores vibraçoes, a suspensão não consegue filtrar tão bem as irregularidades...
Eu particularmente acho que pros Corsas B as 15' são ideais, e pros Corsa C uma 16" ja casa perfeitamente no conjunto, mais....
Fica a gosto do dono né...rs
E te confesso que a informação sobre algumas rodas de liga serem mais leves que as convencionais de aço, procede e eu ja verifiquei com as minhas próprias rodas, tanto segurando as 15" de Astra com pneu 185/55 quanto o estepe 13' com pneu 165/70 da pra sentir que a de liga é mais leve, um pouco mais é, isso pq como o Ulisses disse, sendo rodas de boa qualidade, que é o caso das minhas, originais GM..
Mais é aquilo, é inegável que as 16 e 17 deixam o carro mais bonito, estética bem melhor, mais ai entra as desvantagens listadas acima, cuidado redobrado com buracos por conta do perfil mais baixo, sensação do carro mais "arrastado", perda maior do conforto pq vai transmitir maiores vibraçoes, a suspensão não consegue filtrar tão bem as irregularidades...
Eu particularmente acho que pros Corsas B as 15' são ideais, e pros Corsa C uma 16" ja casa perfeitamente no conjunto, mais....
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"Corseando e desfilando por ai"
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http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
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Ulisses, acredito que além do que você já falou, tem também a questão da circuferência da roda. Aumentando a mesma, aumenta também o raio e consequentemente o efeito Alavanca que força o motor e passa a atuar como uma redução de grandeza menor. por isso se sente o motor mais fraco, e o carro vai pedir mais primeira marcha dependendo da subida que usualmente se usava segunda.
Em contra partida, vai haver um ganho de velocidade final e o seu hodômetro vai ficar descalibrado, marcando sempre velocidade menor do que a que você está de fato.
Em contra partida, vai haver um ganho de velocidade final e o seu hodômetro vai ficar descalibrado, marcando sempre velocidade menor do que a que você está de fato.
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Ulisses® escreveu:Adryanno, roda é uma questão polêmica.AdryannoCN escreveu:Ola Pessoal Tenho um Corsinha 97 Super 2 portas motor 1.0 MPFI
Gostaria de saber se vai fica muito Pesada para o Carro!!!
Já se falou muito aqui no fórum acerca de medidas, pesos, compensações, etc.
Sabe-se que uma roda de liga leve de boa qualidade pode ser até 30% mais leve que as rodas de aço convencionais, e isso não sou eu quem está dizendo, você pode conferir lendo uma reportagem que saiu há algum tempo na revista 4 Rodas acessando aqui.
Entretanto, posso afirmar que colocando rodas de 17' no Corsa 1.0 você vai notar um leve aumento no consumo e uma certa lentidão nas arrancadas e retomadas, mas isso não pode ser diretamente atrelado ao peso das rodas, é necessário considerar principalmente o diâmetro delas e a tala, pois quanto maior a roda, maior será o atrito com o chão, e consequentemente a sensação de "peso" vai ser maior.
Para alguns, o resultado estético supera qualquer outra condição. Eu sou partidário do equilibrio entre estética e funcionalidade, por isso optei por usar rodas de 15' no meu Corsa B.
Antes que você decida por qual roda colocar, sugiro que dê uma olhada nestes tópicos criados pelos amigos Corseiros Luiz e Rogério, acredito que vai esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo na escolha certa:
INFO sobre rodas
DICA sobre rodas
Se precisar de mais algum esclarecimento, estou à disposição.
Abraços.
Ulisses Muito Obrigado, Pela Dica ..
Acho q vou usar roda 15. creio q ela vai me proporcionar de tudo um pouco..
e nao vai deixar na mão..
Apesar q eh meio dificil de achar 15..
pelo menos aki onde eu moro.. pra GM..
somente aquelas paralelas..mais se eu for comprar 15 paralela vou tentar Pegar as BBS RS 15 e pneu MAXXIS 205/50/R15..
mais uma vez Muito Obrigado
- AdryannoCN
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Kibe.. Vlww Deu pra Esclarecer Bastante minha duvida..Kibemaster escreveu:Bem, como saí das 14, fui pra 16, voltei pra 14 atualmente e em breve nas 16 novamente, te digo os pontos positivos e negativos de cada uma delas:
Aro 14 com pneus 175 65:
VANTAGENS:
- melhor em arrancadas,
- melhor conforto,
- velocidade final máxima do carro.
Aro 16 com pneus 205 45:
VANTAGENS:
- estética excelente,
- muita estabilidade em baixas e altas velocidades,
- melhora a frenagem (em pista seca)
DESVANTAGENS:
- muita vibração dentro do carro reduzindo um pouco o conforto,
- perda de velocidade final,
- vc deve ter cuidado em pista molhada,
- deve redobrar o cuidado com buracos e ao estacionar.
No final vai de cada um, é questão de gosto. Meu carro está com as 14 originais sem calotas. Mas náo vejo a hora de voltar com as 16 pra ele.
DESVANTAGENS:
- falta de estabilidade,
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Fred Acho q vou na mesma ideia que vc em Optar por Aro 15.. pq creio q esse aro ele vai me proporcionar tudo.. Estética, Conforto, e nao vai força muito o carro dependendo da inclinação da subida..Fred Figueiredo escreveu:Cara o Ulises definiu bem acima, o ideal é um equilibrio, sou de acordo com essa informação, tanto que tb optei pelas 15' no meu carro..
E te confesso que a informação sobre algumas rodas de liga serem mais leves que as convencionais de aço, procede e eu ja verifiquei com as minhas próprias rodas, tanto segurando as 15" de Astra com pneu 185/55 quanto o estepe 13' com pneu 165/70 da pra sentir que a de liga é mais leve, um pouco mais é, isso pq como o Ulisses disse, sendo rodas de boa qualidade, que é o caso das minhas, originais GM..
Mais é aquilo, é inegável que as 16 e 17 deixam o carro mais bonito, estética bem melhor, mais ai entra as desvantagens listadas acima, cuidado redobrado com buracos por conta do perfil mais baixo, sensação do carro mais "arrastado", perda maior do conforto pq vai transmitir maiores vibraçoes, a suspensão não consegue filtrar tão bem as irregularidades...
Eu particularmente acho que pros Corsas B as 15' são ideais, e pros Corsa C uma 16" ja casa perfeitamente no conjunto, mais....
Fica a gosto do dono né...rs
eu só queria saber vc q sinto o perfil do pneu..
se esse perfil eh bom e se compensa 205/50/R15 PNEU MAXXIS
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Pow parceiro acho uma boa escolha essa sua, de usar as rodas 15' msm, ela une bem estética com boa usabilidade.
Cara a questão do perfil é o seguinte, acho muito relativamento tb, agora quanto a largura, não recomendo o uso de 205 não, primeiro que acho muito largo, e segundo que pode ter problemas com raspagem da roda na lata.
Eu uso no meu 185/55, acho essa medida a melhor na minha condição, que uso o carro na altura normal, acho que os 195 pra quem quer andar na altura normal, eles deixam o carro com muito aspecto de "trator", por isso gosto de 185.
O perfil é o seguinte, perfil 50 acho show de bola, mais é aquilo, pras nossas ruas esburacadas não acho uma boa, perfil 55 é mais alto um pouco, porém esse um pouco a mais de altura ja da diferença na suspensão, ficando mais macio, protegendo mais a roda das pancadas....
Agora se for andar baixo, carro rebaixado, acho que os 195 casam bem.....
Cara a questão do perfil é o seguinte, acho muito relativamento tb, agora quanto a largura, não recomendo o uso de 205 não, primeiro que acho muito largo, e segundo que pode ter problemas com raspagem da roda na lata.
Eu uso no meu 185/55, acho essa medida a melhor na minha condição, que uso o carro na altura normal, acho que os 195 pra quem quer andar na altura normal, eles deixam o carro com muito aspecto de "trator", por isso gosto de 185.
O perfil é o seguinte, perfil 50 acho show de bola, mais é aquilo, pras nossas ruas esburacadas não acho uma boa, perfil 55 é mais alto um pouco, porém esse um pouco a mais de altura ja da diferença na suspensão, ficando mais macio, protegendo mais a roda das pancadas....
Agora se for andar baixo, carro rebaixado, acho que os 195 casam bem.....
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Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
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