[DÚVIDA] - alternador SOM

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

José Leal, o regulador justamente mantém a tensão ideal, quando ele tem problemas é que ele começa a mandar 19 volts e até mais pra bateria. Só manda mais pra bateria se estiver estragado ou com a bateria em curto, o alternador em si gera muito mais do que 14v. O regulador filtra e fica tudo certo. Ou no caso que você falou de troca de bateria, mas aí é porque abre o circuito e gera pico.

Você pode pegar o manual de um Audi ou BMW que tem mais alternador que bateria, falando da amperagem.

Quanto a ficar horas ligado depende. Alternador de 55 com bateria de 65 é pouca coisa, aí se o carro só viaja demora mas carrega. Agora se for uma bateria de 80 nesse caso é como falou nem com o tempo pra carregar.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

awaked, falando em baterias, a do próprio Vectra é de 55A e o alternador é de 120A (com AC). Neste caso, o sistema elétrico fica todo "pendurado" no alternador e a bateria serve basicamente para a partida do motor.

Lembro-me que no meu ex-Vectra, mesmo usando uma bateria de 70A, com o AC ligado, ao disparar a velocidade alta das ventoinhas, o motor dava uma pesada. Provavelmente a solicitação de energia pelas ventoinhas pesava o alternador, que transferia esse peso para o motor. Mas logo a IE corrigia a RPM.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

José Leal, faz sentido, mas o fato das ventoinhas pesarem pode ser tanto alternador fraco já, como bateria já meia vida (normalmente duram só 3 anos com eficiência) e até mesmo aterramento, um ponto de massa oxidado ou algo assim. No carro do meu vô, Focus, oscilava também com algum consumidor mais forte, no caso do carro dele foi só limpar os bornes da bateria e depois nem se percebia oscilação alguma.

Outra coisa que já vi é corpo de borboleta sujo influenciar nisso. Antes de limpar a luz alta era suficiente pra pesar e estabilizar. Ventoinha era até pior. Depois de limpar nem um nem outro pesavam. Com o corpo limpo imagino que a própria IE se compensou mais rápido não oscilando rotação e consequentemente sem pesar pro alternador. E limpei o corpo de borboleta em casa.

São tantas variáveis que olha... eu já desisti, kkk... tá tudo interligado, falha aqui afeta lá.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

carro é assim, tudo esta ligado a outra coisa, a velha bola de neve q eu sempre digo....nao da pra pensar em uma parte isolada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”