[INFO] - Informação útil sobre leds

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
cristino_jp
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 26 2011f Maio 2011 08:23:29 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[INFO] - Informação útil sobre leds

Mensagem por cristino_jp »

ola amigos do fórum...
li alguns posts e tutoriais sobre leds e gostaria d acrescentar algumas informações com o conhecimento q tenho nessa area.

não basta ir em lojas d eletronica e comprar qualquer led... são varios tipos d led e isso influi drasticamente no resultado final da iluminação...
vamos às informações:

os leds tem varios modelos e faixas d preço, por isso cuidado na hora da compra, o principal é q não se compre o led normal pq para iluminação em geral vc precisa q ele seja d alto brilho, depois vc precisa escolher qual o tipo mais apropriado para vc então vamos às opções:
como os d alta performance tem um custo elevado vou sugerir os 3 tipos mais usuais e mais em conta, por isso tirarei da lista os d 1w, 3w, 10w, smd e outros mais... vejam abaixo os melhores em custo/ beneficio:
Imagem
led alto brilho difuso 5mm o mais barato e mais facilmente encontrado

Imagem
led alto brilho topo plano tbm é facilmente encontrado e o custo as vezes é o mesmo do tipo difuso ou pouca coisa + caro

Imagem
led alto brilho chapeu nem todas as lojas vendem mas não é dificil encontrar, o mais caro das 3 opções geralmente custa o dobro do difuso

- led difuso q foi o + usado nos tutoriais sobre ilumionação é o q tem o mcd geralmente maior mas não se dexe enganar, isso geralmente ocorre pq o facho é concentrado e fechado, para iluminações em geral ele é ruim sendo vantajoso apenas se vc precisa iluminar um pequeno espaço....
- led topo plano tem um mcd bem inferior ao difuso mas o angulo de seu facho é aberto e abrange uma area bem maior, na maioria dos casos é o mais aconselhado pelo seu custo/ beneficio....
- led chapeu tem um mcd similar ao difuso porem ele tem a abertura similar ao topo plano, ou seja tem as qualidades dos 2 tipos anteriores sendo o melhor no resultado final, porém como seu custo praticamente dobra,eu aconselho apenas para quem não liga para o custo final e sim busca qualidade....

outra coisa importante não tenham vergonha d perguntar, pergunte os dados tecnicos do led q esta sendo vendido pois isso varia d acordo com o fabricante, geralmente a corrente do led é em torno dos 20mA mas tem alguns fabricantes q trabalham com correntes diferentes, outra coisa q varia muito é a luminancia por isso verifique o mcd q claro quanto maior melhor....

abraços e espero q essas informações ajudem nos seus projetos
Imagem


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

cara muito interessante super util a sua explicação.

uma ajuda quero fazer uma barra de 1.20 para por na lateral e uma de 80cm para por na frente e trazeira estou usando led autobrilho branco difuso queria saber quantos leds devo colocar em cada barra pra dar uma iluminação legal.


cristino_jp
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 26 2011f Maio 2011 08:23:29 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cristino_jp »

rugliano escreveu:cara muito interessante super util a sua explicação.

uma ajuda quero fazer uma barra de 1.20 para por na lateral e uma de 80cm para por na frente e trazeira estou usando led autobrilho branco difuso queria saber quantos leds devo colocar em cada barra pra dar uma iluminação legal.
para colocar na parte externa eu não aconselho uma ligação q utilize esses leds... mesmo q vc consiga o visual pretendido no momento, em um longo prazo certamente vc pode ter alguns problemas d oxidação, ou até mesmo uma queima d componentes devido à possíveis curto-circuito decorrente d agua....
para esse fim vc poderia optar pelo led vendido em fita à prova d'agua
Imagem


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

então eu pretendo fazer em barras flexiveis e vedadas nas pontas.


cristino_jp
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 26 2011f Maio 2011 08:23:29 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cristino_jp »

rugliano escreveu:então eu pretendo fazer em barras flexiveis e vedadas nas pontas.
eu necessito d mais informações.... não deu pra entender muito bem como seria esse projeto...
vc pretende colocar varios leds dentro d uma canaleta ou vc vai tentar iluminar uma barra solida tipo o q foi feito no tutorial do angel eyes?

se vc pretende fazer aquelas iluminações abaixo do carro estilo "velozes e furiozos" seria mais indicado o led em fita mesmo....
Imagem


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

seria tipo essa só que em tamanho maior.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuning-_JM


cristino_jp
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 26 2011f Maio 2011 08:23:29 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cristino_jp »

agora ficou mais facil....
vamos as más noticias...
rugliano escreveu:então eu pretendo fazer em barras flexiveis e vedadas nas pontas.
vc não conseguirá fazê-lo d forma q fique flexivel pq vc vai necessitar fixar os leds na placa d fenolite, segundo vc não poderá utilizar os leds difusos.... nesse anuncio informa um led impossível, um led difuso tem uma abertura maxima d 12°, e o maximo q vc pode ter d abertura nesses leds encapsulados seria o chapeu e mesmo assim o angulo d abertura é d 120° 180° é impossivel devido á arquitetura do led....
se mesmo assim vc quiser montar a barra é necessario q vc utilize o led tipo chapeu pois o topo plano vc teria uma iluminação bem mais fraca... o led difuso é totalmente desaconselhavel pq vc necessitaria uma quantidade imensa d leds pois esse tipo ilumina apenas em linha reta, sem mencionar q ficaria um aspecto feio pois ele formaria varios circulos d luz... vc poderia lixar as cabeças mas perderia totalmente a iluminação....
se mesmo assim vc quiser utilizar os leds difusos depende da distancia q vai ficar em relação a superficie, mas acho q vc não conseguiria um bom resultado a não ser q coloque os leds em intervalos d +- 3cm, o topo plano poderia utilizar em intervalos maiores d uns 5cm e o chapeu com 8 a 10cm vc ja tem um resultado bom.... isso se a distancia em relação a superficie for curta.... conforme aumenta a distancia a abertura melhora porém a luminosidade ficara menos intensa....
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”