[DÚVIDA] - Qual a ligação correta do TID para Corsa B?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
re.renato
:: Millennium ::
Mensagens: 179
Registrado em: Sábado 26 2009f Dezembro 2009 10:08:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por re.renato »

Bom pessoal, como nosso amigo Paulinho já adiantou o assunto, o problema foi resolvido !!

A instalação para funcionar igual original, ficou da seguinte forma:

Terminal 1 - +12V Direto
Terminal 2 - Sensor de Temperatura
Terminal 3 - Terra / Negativo
Terminal 4 - Sensor de Temperatura
Terminal 5 - +12V Pós-Chave
Terminal 6 - Ligação da Lanterna (Dimmer)
Terminal 7 - Ligação da Lanterna (Dimmer)

Abaixo segue a foto do conector para identificação da pinagem, no qual também possui na entrada do TID



Imagem

Todas as ligações podem ser obtidas a partir do chicote do rádio, com exceção do sensor de temperatura o qual deverá ser posicionado no pára-choque dianteiro afim de efetuar a leitura correta da temperatura exterior.

Existem pessoas que instalam o sensor dentro do próprio painel do carro, porém ele efetuará a leitura da temperatura de dentro do carro, o qual não é funcionamento original...

A ligação passada acima fará com que o TID funcione exatamente como original de fábrica, porém caso alguém desejar efetuar uma ligação diferente, poderá ligar o fio da lanterna apenas no terminal 7 e, dessa forma, com a chave ligada a luz sempre será intensa independentemente da lanterna estar ligada ou não.

Já com a chave desligada, ao ser ligada a lanterna acenderá "meia luz".

No meu caso eu instalei idêntico à originalidade... mas acredito que para quem utilizar LED´s no TID, ao acender "meia luz" poderá desligar totalmente o LED, uma vez que ele não tem filamento para oscilar conforme a tensão aplicada...

Obs.: Caso o carro possua reostato, ligar o fio da lanterna apenas no terminal 6 e o fio do reostato no terminal 7, independentes entre si !

Qualquer dúvidas, estamos à disposição para tentar resolver...

Abraços à todos !!!
Saudades do Corsa... :-(


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Show de bola... esse tópico poderia ser fixado, pois não temos nenhum aqui no CC que debata a instalação do TID. E esse conseguimos reunir links de informação de varios outros tópicos!

Fica ai uma sugestão.

Renato, otimo trabalho. Se Deus quiser ano que vem estarei instalando o meu TID.

Abraços meu caro.


re.renato
:: Millennium ::
Mensagens: 179
Registrado em: Sábado 26 2009f Dezembro 2009 10:08:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por re.renato »

Eduardo Lirani escreveu:Show de bola... esse tópico poderia ser fixado, pois não temos nenhum aqui no CC que debata a instalação do TID. E esse conseguimos reunir links de informação de varios outros tópicos!

Fica ai uma sugestão.

Renato, otimo trabalho. Se Deus quiser ano que vem estarei instalando o meu TID.

Abraços meu caro.
Valeu Eduardo....

Em falar em TID, vc viu que tem um amigo aqui do CC que está vendendo um TID ?

Dá uma fuçada nos classificados...

Abração !
Saudades do Corsa... :-(


Avatar do usuário
waldvansilva
:: Piquet ::
Mensagens: 293
Registrado em: Sábado 26 2008f Janeiro 2008 12:59:53 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por waldvansilva »

Seguinte galera, comprei um tid, porém não estou conseguindo ligar, pois, uso led e não sei como ligar esse dimmer.

O funcionamento está assim:

Carro ligado - funciona tudo
Carro desligado - apaga tudo

A ligação está assim:

Terminal 1 - +12V Direto..............................LIGADO
Terminal 2 - Sensor de Temperatura ............DESLIGADO
Terminal 3 - Terra / Negativo .......................LIGADO
Terminal 4 - Sensor de Temperatura..............DESLIGADO
Terminal 5 - +12V Pós-Chave........................LIGADO(NO PAINEL)
Terminal 6 - Ligação da Lanterna (Dimmer) .....DESLIGADO
Terminal 7 - Ligação da Lanterna (Dimmer) .....DESLIGADO


Ajuda aí galera!!!!!!

Vlw....


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Cara, a ligação está correta. A unica coisa que o Dimmer faz é diminuir a intensidade da luz quando você liga a lanterna. Assim de noite atrapalha menos o motorista.

Se você optar em não ligar o Dimmer o funcionamento dele continuará o mesmo. Apenas ele não irá reduzir a intensidade da luz ao ligar a lanterna do carro.

Abraços


Avatar do usuário
waldvansilva
:: Piquet ::
Mensagens: 293
Registrado em: Sábado 26 2008f Janeiro 2008 12:59:53 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por waldvansilva »

Eduardo Lirani escreveu:Cara, a ligação está correta. A unica coisa que o Dimmer faz é diminuir a intensidade da luz quando você liga a lanterna. Assim de noite atrapalha menos o motorista.

Se você optar em não ligar o Dimmer o funcionamento dele continuará o mesmo. Apenas ele não irá reduzir a intensidade da luz ao ligar a lanterna do carro.

Abraços
Entendi, Eduardo, porém é normal ao desligar o carro apagar tudo??? Pergunto isso pq realmente nuca vi um com o carro desligado.

Obrigado.


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

waldvansilva escreveu: Entendi, Eduardo, porém é normal ao desligar o carro apagar tudo??? Pergunto isso pq realmente nuca vi um com o carro desligado.

Obrigado.
Exatamente meu caro, após desligar a chave ele apaga total mesmo. Note que ele até tem um positivo constante, mas este é apenas para manter a mémória da data e hora. A iluminação é ligada no pós-chave, se fica-se ligado direto descarregaria o carro facilmente.

Qualquer duvida estamos ai, abraço


re.renato
:: Millennium ::
Mensagens: 179
Registrado em: Sábado 26 2009f Dezembro 2009 10:08:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por re.renato »

Mas nesse caso, o correto quando liga a lanterna mesmo com a chave desligada é o TID acender...

E no do nosso amigo ao ligar a lanterna com a chave desligada não está acendendo, pois os terminais 6 e 7 não estão ligados ao positivo que vem da lanterna ligada...

Agora como ele usa LED, a função dimmer irá apagar totalmente o TID, pois com LED não é possível baixar a tensão para acender meia luz... ou ele acende inteiro ou nada... não tem meio termo como as lâmpadas pois ele usa diodo e não filamento...

Na minha opinião para ficar tudo originalzinho, deveria utilizar lâmpadas comuns... funcionaria como de fábrica...

abs...
Saudades do Corsa... :-(


Avatar do usuário
JMTJUNIOR
:: Piquet ::
Mensagens: 353
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 09:15:16 AM
Localização: Governador Valadares - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JMTJUNIOR »

re.renato escreveu:Bom pessoal, como nosso amigo Paulinho já adiantou o assunto, o problema foi resolvido !!

A instalação para funcionar igual original, ficou da seguinte forma:

Terminal 1 - +12V Direto
Terminal 2 - Sensor de Temperatura
Terminal 3 - Terra / Negativo
Terminal 4 - Sensor de Temperatura
Terminal 5 - +12V Pós-Chave
Terminal 6 - Ligação da Lanterna (Dimmer)
Terminal 7 - Ligação da Lanterna (Dimmer)

Abaixo segue a foto do conector para identificação da pinagem, no qual também possui na entrada do TID



Imagem

Todas as ligações podem ser obtidas a partir do chicote do rádio, com exceção do sensor de temperatura o qual deverá ser posicionado no pára-choque dianteiro afim de efetuar a leitura correta da temperatura exterior.

Existem pessoas que instalam o sensor dentro do próprio painel do carro, porém ele efetuará a leitura da temperatura de dentro do carro, o qual não é funcionamento original...

A ligação passada acima fará com que o TID funcione exatamente como original de fábrica, porém caso alguém desejar efetuar uma ligação diferente, poderá ligar o fio da lanterna apenas no terminal 7 e, dessa forma, com a chave ligada a luz sempre será intensa independentemente da lanterna estar ligada ou não.

Já com a chave desligada, ao ser ligada a lanterna acenderá "meia luz".

No meu caso eu instalei idêntico à originalidade... mas acredito que para quem utilizar LED´s no TID, ao acender "meia luz" poderá desligar totalmente o LED, uma vez que ele não tem filamento para oscilar conforme a tensão aplicada...

Obs.: Caso o carro possua reostato, ligar o fio da lanterna apenas no terminal 6 e o fio do reostato no terminal 7, independentes entre si !

Qualquer dúvidas, estamos à disposição para tentar resolver...

Abraços à todos !!!
Cara desculpa a ignorância, mas o meu tá assim:

VERMELHO TID - ligado no VERMELHO do chicote do som
PRETO TID - ligado no PRETO do chicote do som
MARROM TID - ligado no MARROM do som
AZUL TID - sensor
AZUL/BRANCO TID - sensor

Meu classic tem chave de farol com reostato e uso LED no TIDÃO.
Qual a cor do fio do pós-lanterna e do reostato? Queria saber o da chave mesmo não o do chicote do TIDÃO.
Meu Álbum. Vai lá me dar uma moral:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 794#735794


crunch013
:: Piquet ::
Mensagens: 365
Registrado em: Terça-feira 21 2011f Junho 2011 09:35:47 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por crunch013 »

Dexo ve se eu entendi, se o meu não tiver o reostato eu ligo o 6 e o 7 junto e ligo no fio da lanterna? Aonde eu pego esse fio? tem ali no rádio? é o mesmo(verde/cinza) que adapta pra ligar a iluminação do painel central só após ligar a lanterna e não deixar ligado direto?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”