FERRAMENTAS QUE SERAO UTILIZADAS
Cola Quente, Resistor para 12 volts (em qualquer loja de eletronica vende), Leds, Chave Phlips, Estanho, Ferro de Solda Fio e Chave nº 7.
DESMONTANDO O PAINEL
Remova o este parafuso (este procedimento dos dois lados do volante)
Remova estes parafusos que estao nos furos da capa de plastico debaixo do volante.
Remova os parafusos da moldura do painel
Remova estes outros parafusos.
Por traz do painel, onde esta a seta tem o cabo do velocimetro, que é prezo por uma prisilha e nela tem uma abinha aperte essa abinha contra o painel que o cabo sai (para retirar desse modo faça como a foto seguinte). Se acharem dificil tente girar um pouco o painel e olhar por traz dele ou entao soltar cabo la na parte do motor (câmbio).
Remova as porcas e os parafusos ai entao os ponteiros se soltaram.
As lâmpadas sao presas por esses conectores pretos solte apenas as duas marcadas porque sao a de iluminação.
Os ponteiros soltos
Soldando o Led
Fazendo a ligação em Paralelo (Essa ligação tem que ser feita com no maximo 4 leds)
Olha só eles funcionando
Olhem só a ligação que fiz usando 6 leds.
Atenção: apenas 4 leds conseguem ser acesos numa ligação paralela entao vejam na foto que:
foi feita uma ligação com 4 leds e outra com 2 leds, o que divide uma ligação da outra é o onde os dois polos negativos se encontram.
Ai ja estão os leds no seu devido lugar - Notem que os fios estao prensados entre aquele plug preto que encaixa a lampada original, no entanto o que esta na foto é LED Vocês podem instalar junto também.
Lembre que os Leds tem polaridade + e - entao ligue no lugares corretos.
Aqui ja esta pronto
E Funcionando.
Trocando Lanpadas do Painel por LEDs
-
- :: GLS ::
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Muito boa a iniciativa de colocar aqui o how to do de como fazer esta modificação...
Apenas um conselho de quem já fez isto a uns 2 anos....
Colocar os 4 leds em série apenas; é pedir para dentro de 1 ano queimar....
Experiencia de quem já teve que trocar.... e vai ter que trocar novamente dentro em breve...
A tensão do carro acaba oscilando vez por outra; e quando em funcionamento; voce percebe os leds "piscando".
Isto com o tempo queima o primeiro led que é quem recebe o maior "impacto" das oscilações.... e logo por tabela outro e logo vc tem um painel apagado....
Cheguei em um modelo de circuito que coloquei nas luzes de teto com leds brancos; que mostrou-se campeão; sem alterações e com garantia de longa durabilidade....
Voce associa os 4 leds em paralelo; um como o outro (combinando os anodos e catodos = combinando os positivos e negativos = combinando a perninha maior dos leds e as menores tambem...) no polo positivo; antes de alimentar a ligação; voce insere um resistor de 220 ohms.
E em paralelo com todo o circuito coloque um capacitor eletrolitico de 4700 micro farads; por 16 volts....
Resultado = tensão sempre estabilizada; circuito confiavel que vai durar muito tempo....
No final de março / abril; farei isto no meu... por enquanto; vou convivendo com alguns apagados aqui e outros lá....
Abço!
Apenas um conselho de quem já fez isto a uns 2 anos....
Colocar os 4 leds em série apenas; é pedir para dentro de 1 ano queimar....
Experiencia de quem já teve que trocar.... e vai ter que trocar novamente dentro em breve...
A tensão do carro acaba oscilando vez por outra; e quando em funcionamento; voce percebe os leds "piscando".
Isto com o tempo queima o primeiro led que é quem recebe o maior "impacto" das oscilações.... e logo por tabela outro e logo vc tem um painel apagado....
Cheguei em um modelo de circuito que coloquei nas luzes de teto com leds brancos; que mostrou-se campeão; sem alterações e com garantia de longa durabilidade....
Voce associa os 4 leds em paralelo; um como o outro (combinando os anodos e catodos = combinando os positivos e negativos = combinando a perninha maior dos leds e as menores tambem...) no polo positivo; antes de alimentar a ligação; voce insere um resistor de 220 ohms.
E em paralelo com todo o circuito coloque um capacitor eletrolitico de 4700 micro farads; por 16 volts....
Resultado = tensão sempre estabilizada; circuito confiavel que vai durar muito tempo....
No final de março / abril; farei isto no meu... por enquanto; vou convivendo com alguns apagados aqui e outros lá....
Abço!
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uma boa iniciativa. mas tbm recomendo como o genner disse. ou faz um circuito dedicado com regulador de tensao e etc, ou em breve ira queimar um por um.
o carro ligado n da exatamente 12v. pode chegar a picos de ate uns 16v, o q faz queimar os leds.
uma opcao boa tbm e colocar os leds todos em paralelo cada um com um resistor de 560ohm. o de 470ohm e pra exatos 12v.
ou entao montar um circuito com diodo zener pra regular a tensao e n passar de 12v.
mas foi um belo trabalho feito.
o carro ligado n da exatamente 12v. pode chegar a picos de ate uns 16v, o q faz queimar os leds.
uma opcao boa tbm e colocar os leds todos em paralelo cada um com um resistor de 560ohm. o de 470ohm e pra exatos 12v.
ou entao montar um circuito com diodo zener pra regular a tensao e n passar de 12v.
mas foi um belo trabalho feito.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
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Muito bom! Parabéns!
Agora, será que seria interessante retirar a lente do LED? Ou comprar com um ângulo de feixe maior? Assim não vai ficar ou vai atenuar aquelas partes que ficam mais claras . . .
Agora, será que seria interessante retirar a lente do LED? Ou comprar com um ângulo de feixe maior? Assim não vai ficar ou vai atenuar aquelas partes que ficam mais claras . . .
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eaew cara Gostei Do Tópico só tive uma duvida
tem como vc postar uma foto de como ligar os fios + e -
na quela placa de circuito
Obrigadoo
tem como vc postar uma foto de como ligar os fios + e -
na quela placa de circuito
Obrigadoo
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Estou com a mesma dúvida do amigo acima.lucasx2008 escreveu:eaew cara Gostei Do Tópico só tive uma duvida
tem como vc postar uma foto de como ligar os fios + e -
na quela placa de circuito
Obrigadoo
Teria como mostrar ou explicar melhor como ligar os led no circuito do carro?
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
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Beleza de iniciativa...
Sou novo no forum e ai vai uma dica.
Como o Genner disse, alem de aumentar a durabilidade, com o capacitor certo, podemos deixar todo circuito de iluminação com efeito de esmaecimento (apaga o led devagaririnho, um efeito bem interessante), estou testando alguns por aki, e quando estiver com o circuito definitivo, elaboro um tutorial.
por enquanto estamos todos de parabéns... escolhemos o corsa...
valeu e até mais..
P.E.
Sou novo no forum e ai vai uma dica.
Como o Genner disse, alem de aumentar a durabilidade, com o capacitor certo, podemos deixar todo circuito de iluminação com efeito de esmaecimento (apaga o led devagaririnho, um efeito bem interessante), estou testando alguns por aki, e quando estiver com o circuito definitivo, elaboro um tutorial.
por enquanto estamos todos de parabéns... escolhemos o corsa...
valeu e até mais..
P.E.
Corsa é tudo o resto e carro mesmo!!!!
P.E. Moreira
P.E. Moreira
- waldvansilva
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- Registrado em: Sábado 26 2008f Janeiro 2008 12:59:53 AM
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Blz....quando tiver um tutorial manda aí pra galera.paulo.moreira escreveu:Beleza de iniciativa...
Sou novo no forum e ai vai uma dica.
Como o Genner disse, alem de aumentar a durabilidade, com o capacitor certo, podemos deixar todo circuito de iluminação com efeito de esmaecimento (apaga o led devagaririnho, um efeito bem interessante), estou testando alguns por aki, e quando estiver com o circuito definitivo, elaboro um tutorial.
por enquanto estamos todos de parabéns... escolhemos o corsa...
valeu e até mais..
P.E.
nando_bb, vlw pela iniciativa.
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