carga na bateria

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
btestoni
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quarta-feira 08 2008f Outubro 2008 10:01:22 AM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

carga na bateria

Mensagem por btestoni »

ola corseiros de todo Brasil

a questão é a seguinte muita gente ja me falou que guando a gente compra uma bateria nova antes de instalar o bom seria mandar dar uma carga lenta nessa bateria então eu gostaria de saber se isso procede se é verdade mesmo sera que não vai acabar com a bateria nova to a fim de fazer isso na minha pois comprei faz uma semana uma impact de 80 amp sera que posso fazer isso dar uma carga lenta nela sem problemas nemhum

desde ja valeu pela atenção

testoni

itajai/sc


Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

cara nunca soube nada sobre esse tipo de coisa, quando troco bateria, tiro uma e coloco a outra direto!!!
mais quem sabe é alguma coisa que eu nao sabia, ou é mito !!!
abraços!!
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br


beteti
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Julho 2009 07:47:38 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beteti »

amigo, o modo como o alternador carrega a bateria no carro não é um dos melhores possiveis.... o que acontece é que sua bateria no carro, nunca vai ser carregada 100%... ela sempre fica em torno de 70 a 80% carregada....

Fazer uma carga completa na bateria é algo bom sim... tanto qdo nova como também em tempos e tempos.... como uma manutenção....

Qdo a bateria fica muito fraca, é legal dar uma carga rápida... para dar um "tranco" na bateria.... isso é bom e saudadel para ela, pois melhora a quimica interna... depois disso é bom fazer uma descarga completa e carregar novamente... isso aumenta a vida util dela...

Portanto, recomendo sim você dar uma carga na sua bateria antes de instalar... pois bateria que ficam estocadas se auto-descarregam....

Espero ter ajudado!
Abraço!


Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

blza , isso eu morria e nao sabia!!!
agora , como faço isso!!!!
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br


beteti
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Julho 2009 07:47:38 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beteti »

voce deve desconectar a bateria e levar-la para qualquer auto-eletrica.... ou até mesmo mecanicos... lá eles tem carregadores de bateria!


Suicidal
:: Millennium ::
Mensagens: 180
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 04:02:05 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Suicidal »

[quote="beteti"]amigo, o modo como o alternador carrega a bateria no carro não é um dos melhores possiveis.... o que acontece é que sua bateria no carro, nunca vai ser carregada 100%... ela sempre fica em torno de 70 a 80% carregada....

Fazer uma carga completa na bateria é algo bom sim... tanto qdo nova como também em tempos e tempos.... como uma manutenção....

Qdo a bateria fica muito fraca, é legal dar uma carga rápida... para dar um "tranco" na bateria.... isso é bom e saudadel para ela, pois melhora a quimica interna... depois disso é bom fazer uma descarga completa e carregar novamente... isso aumenta a vida util dela...

Portanto, recomendo sim você dar uma carga na sua bateria antes de instalar... pois bateria que ficam estocadas se auto-descarregam....

Espero ter ajudado!
Abraço![/quote]

ate onde eu sei isso é lenda...ja conversei com mecanicos experientes e lojas especializadas e é td balela...se precisasse disso estaria no manual de instalação ou nos sites dos fabricantes...

qto ao alternador nao carregar ela 100%, tb acho q não seja vdd...mesmo pq a tensão da bateria é 12 volts e do alternador é de mais de 13 volts...
Regras e leis existem para serem quebradas!!!


beteti
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Julho 2009 07:47:38 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beteti »

Cara, cabe a cada um acreditar ou não...

mas queria fazer algumas correções do que vc falou.... a bateria tem uma tensão nominal de 12V... mas ela na verdade, totalmente carregada tem 13,4....

Para carregar as baterias de chumbo-acido há um ciclo correto para que ela se carregue a 100%.... inicialmente é feito um controle por corrente... o valor da corrente geralmente é em torno de 10 a 20% da nominal... ou seja, se a bateria é de 45Ah, é aplicada uma corrente constante entre 4,5A e 9A.... essa corrente é controlada até q a bateria atinja uma tensão de 14,4V, neste ponto o carregador deve parar de controlar a corrente e começar o controle por tensão... e ela deve ser de 14,4 (há variações devido a temperatura tbm.... um carregador BOM leva em consideração a temperatura tbm para saber o nivel correto da tensão)... neste ponto o nivel de corrente irá cair pouco a pouco... até chegar a um nivel bem baixo que é uma corrente apenas de manutenção.... ai sim! neste ponto a bateria está 100% carregada...

o alternador é nada mais q uma fonte de tensão... ele não controla nada na carga da bateria.... é um carregador extremamente simples e esdrúxulo!!!... sua bateria nunca é carregada 100% com o alternador... NUNCA!... sempre fica em torno de 70% mais ou menos....

Realmente não é extremamente necessário fazer o q eu falei... de retirar a bateria de tempos em tempos e fazer a manutenção dela.... mas com certeza, quem o fizer, tera uma vida util da bateria prolongada.... isso vc pode ter certeza....

Abraço!
_________________________________________
Corsa Premium 1.4 08/09


Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

será que isso aqui ajudaria a fazer essa manutençao nas baterias???
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -carga-_JM
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br


beteti
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Julho 2009 07:47:38 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beteti »

esse carregador é muito simples... e a corrente de carga extremamente baixa... seria legal para carga de baterias de moto... de carro não....

e sobre a indicação, eu não confiaria....

o unico método seguro para saber se a bateria está boa ou não é aplicar uma carga razoavel no bichim e monitorar a tensão com um multimetro...

tem pessoas que "veem" se a bateria está boa apenas medindo a tensão dela com ela em aberto... isso dá uma resposta totalmente insatisfatoria.... vc obrigatoriamente deve aplicar uma carga razoavel na bateria para saber realmente se ela está boa ou não....

lembrado que boa não necessariamente quer dizer carregada... ok?.... uma bateria está ruim qdo ela não consegue mais absorver carga....
_________________________________________
Corsa Premium 1.4 08/09


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”