[DICA] - Aonde são os pontos de aterramento do Corsa?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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GSantini
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Aterramento

Mensagem por GSantini »

Olá pessoal.

Bom, Estou passando por alguns problemas há mais de 6 meses e parece que só agora estou perto de achar a solução. Tenho um Corsa 1.0 2004 completo. De uns tempos para cá, meu carro falhava em ponto morto e até em movimento, não tinha força, engasgava, enfim, um sofrimento andar com o carro. Andar com o AC ligado entao, nem pensar, o carro simplesmente nao tinha força nenhuma. Levei em várias oficinas, e concessionárias. Trocaram bomba de combustivel, velas, bico de injeção, sensor de temperatura, sensor de rotação, bateria, mas nada adiantou. Até que esses dias atraz o carro comecou a morrer mesmo em movimento, especialmente em dias quentes, porém a temperatura do motor continuava normal. Nivel de agua e óleo tambem normais sem baixar. Levei em outra oficina especializada por indicação de um amigo. Depois de 3 dias com o carro parado esperando achar o problema, meu cunhado pediu para eu dar uma olhada no aterramento do carro. Dei a idéia para o mecanico e o mesmo fez um cabo de aproximadamente 40 cm ligando o ponto de aterramento ao lado da correia com a parte de admissao do motor. O problema sumiu como em um passe de mágica. Andei com o carro normal por 20 dias com o ar ligado e tudo mais. Porem ao fazer uma viagem longa e após andar aproximadamente 650 km o carro voltou a apresentar novamente os mesmos problemas, morrendo do nada mesmo em movimento e em alta rotação. Creio que o cabo feito pelo mecanico nao aguentou e comecou a pedir agua. Nao levei mais em mecanico nenhum, pois tenho medo de me enfiarem a faca novamente. O carro anda normalmente desde que eu nao ligue o AC e ande apenas em distancias curtas em tempo quente. Será que o problema é mesmo o aterramento?? Tendo em vista que quando colocaram este pequeno cabo o problema sumiu por 15 dias??

Por favor, se alguem tiver uma idéia me avisem, ja nao sei mais o que fazer e estou perdendo o gosto pelo meu corsinha.

Abraços.
---------------------------
Gustavo Santini
Nova Alvorada do Sul - MS


alcineu
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Mensagem por alcineu »

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milomarques
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Mensagem por milomarques »

não consegui ver as fotos, onde vc colocou o aterramento, e do cabo negativo da bateria?
acho que vou precisar de mudar o meu , quando ligo o alerta a luz do teto fica piscando baixo , mas igual a do alerta
Marquinhos
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Mr.Jhon
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Mensagem por Mr.Jhon »

Uma duvida, meu som, tenho um módulo de 1000 e um sub de 12 do papão, e quando aumento "um pouco" o volume, reparei que ele roba corrente, pois o farol baixo tambem da aparencia de oscilação de voltagem, enfraquecendo a cada batida Grave! Será que isso tambem tem a ver com esse negativo maledeto? (esqueci de citar que ta tudo ligado na bateria com o devido fusivel


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Dependendo da potencia a amperagem cai bruscamente na hora dos graves (pancadão) nos falantes.

divida a potencia de pico ai do Booster por 12V

Cada lampada consome: 65W/12V= 5,41 amperes

Booster 1000W/12V=83,33 amperes

Voce usa o Mega capacitor para suprir as quedas nos graves? A bateria é só a do carro? Se não a ai esta a resposta.

http://autosom.net/artigos/megacap_esquema.gif

Mega Capacitores

Como carregar e como funciona o Mega Capacitor:
O Mega Capacitor é um estabilizador para o som, apenas serve para GRAVE, não para módulos que só vão tocar cornetas ou tweeters.. se você vai usar subwoofer ou woofer, ai poderá usar capacitores, use de preferencia 1Farad para cada 1000wrms, e SEMPRE tenha a bateria nescessaria (indico 100A pra 1000wrms). O capacitor vai estabilizar os picos de graves ou seja, o módulo sempre estará trabalhando na potência máxima, só que tem que cuidar, pois quando a bateria zerar, ela vai zerar mesmo! Por isso é bom ter pelo menos 75A pra 1000wrms.. o certo é 100A.

Ele trabalha em paralelo com a bateria, pois a bateria é lenta para responder aos rápidos pedidos de energia do amplificador, entao ele fará este papel, dando ao amplificador sempre a força que ele precisa, sendo assim o amplificador trabalhará 100%, não forçando a fonte do mesmo, ajudando a prevenir problemas com o amplificador ou a fonte do mesmo.

Carregando: Junto dele normalmente vem uma lâmpada ou resistor (caso perdê-la, use uma lâmpada de carro 12v qualquer), esta lâmpada servirá como resistor,não deixando passar a tensão total diretamente ao capacitor, e com isso não danifica seus pólos. * Nunca ligue o módulo antes de carregar o capacitor, 1o você deve carregá-lo para depois engatar os fios do amplificador, caso não fizer isto pode danificar o capacitor.

Para carregá-lo, conecte primeiro o Terra (Negativo) que deve ser ligado à lataria do carro, e ao fazer o terra, você deve raspar bem a lata antes de parafusá-lo, para dar o máximo de contato possível entre o cabo e a lata, isto é feito na batera da frente também, sendo assim o carro todo é um terra (negativo).

Após conectar o terra no capacitor, você deve conectar a lâmpada em ponte com o positivo, ou seja, uma perna da lâmpada é conectada no cabo positivo e a outra na entrada positiva do capacitor, ao fazer isto ela vai acender, e o capacitor vai se carregar aos poucos, isto demora de 1 a 5 minutos em média, alguns capacitores fazem barulho ou piscam, depende de cada um, mas o capacitor só vai acender/alertar com 9 a 10 V de carga, após isso falta pouco. O Positivo é bom estar protegido por um Fusível ou um Disjuntor logo na saída da bateria.

Quando ele chegar nos 12V, você deve tirar a lâmpada e rapidamente colocar o cabo positivo na entrada positiva. Agora seu capacitor esta carregado em paralelo com sua bateria, e mostra a voltagem dela (a maioria), caso quiser acompanhar a voltagem use um multimetro nos polos de saida do capacitor, ele vai mostrar como está carregando!

Obs: O capacitor vai se apagar (desligar) automaticamente caso não houver variação de tensão, ou seja, quando o carro estiver desligado por alguns minutos, ou o som parado, ou baixo sem picos, e vai se ligar a cada variação de tensão, ou seja, quando liga o carro ou o som! A maioria dos capacitores funcionam desta maneira.

Importante: Só Agora, depois de carregado, você deve retirar a lâmpada/resistor e parafusar o fio (+) no capacitor, logo após, você deve conectar o amplificador, nas saidas do capacitor, primeiro o negativo depois o positivo, e pronto! Seu capacitor está instalado! Caso um dia você trocar a bateria ou retirar ele, ele irá descarregar aos poucos e será necessário outra carga com a lâmpada antes de conectá-lo ao sistema novamente!

http://www.tomahawkaltofalantes.com.br/ ... itores.asp
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

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Vinicius.SEP
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Mensagem por Vinicius.SEP »

Ressucitando o tópico.. :angel9:

Tava querendo dar uma reforçada nos aterramentos do corsa.
Tava querendo fazer o seguinte esquema:

Imagem

Oque acham?

E sobre o fio em azul, oque acham?


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olá Vinicius, boas a ideia...

Aterramentos em veiculos é um problema. Não tem um critério normalizado, não sei os atuais, mas, quanto ao Corsa, atentem para aquele aterramento do polo negativo da bateria que vai até a lataria ali do lado da bateria.
Limpe bem o parafuso e afins.
Quanto a lataria, não há aterramentos via pontos com fio, malha, etc, só no contato das peças, umas nas outras, dai a oxidação das partes vai aumentando com o tempo, aumenta o mau contato, originando resistencia no local.

Um detalhe que ocasiona problema na injeção é falha nos aterramento até a ECU.

Já li casos de se ter que aterrar a carcaça de aluminio da ECU. A própria placa mãe da ECU tem aterramentos na parte cobreada, por baixo da mesma, igual as placas mãe dos PCs, nos locais onde há parafusos de fixação.

Já notaram que as fontes de PC tem inumeros fios pretos, sendo que vão a um mesmo ponto da fonte.

Quem manja um pouco da coisa, pode conferir esses pontos e ver se tem oxidação, tipo um pó branco do aluminio grudado e limpar.
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Vinicius.SEP
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Mensagem por Vinicius.SEP »

alcineu escreveu:Olá Vinicius, boas a ideia...

Aterramentos em veiculos é um problema. Não tem um critério normalizado, não sei os atuais, mas, quanto ao Corsa, atentem para aquele aterramento do polo negativo da bateria que vai até a lataria ali do lado da bateria.
Limpe bem o parafuso e afins.
Quanto a lataria, não há aterramentos via pontos com fio, malha, etc, só no contato das peças, umas nas outras, dai a oxidação das partes vai aumentando com o tempo, aumenta o mau contato, originando resistencia no local.

Um detalhe que ocasiona problema na injeção é falha nos aterramento até a ECU.

Já li casos de se ter que aterrar a carcaça de aluminio da ECU. A própria placa mãe da ECU tem aterramentos na parte cobreada, por baixo da mesma, igual as placas mãe dos PCs, nos locais onde há parafusos de fixação.

Já notaram que as fontes de PC tem inumeros fios pretos, sendo que vão a um mesmo ponto da fonte.

Quem manja um pouco da coisa, pode conferir esses pontos e ver se tem oxidação, tipo um pó branco do aluminio grudado e limpar.
E onde fica a ECU do corsa milenium? Quero ver se tem oxidação.
Vou postar o antes e o depois da reforçada no aterramento.


Vinicius.SEP
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Mensagem por Vinicius.SEP »

Reforcei o aterramento e ta com resistência de 0,2 ohms.


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