[DICA] - Aonde são os pontos de aterramento do Corsa?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
joelmir
:: Piquet ::
Mensagens: 336
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Abril 2009 03:16:40 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por joelmir »

Thicardozo escreveu:Excelente tópico...
Meu carro está com problemas para dar partida.
Em alguns momentos ele funciona, com uma certa dificuldade, mas funciona. Em outros momentos ele não pega,a não ser que eu faça "chupeta".
1º - Mecânico me disse que o problema é no motor de partida
2º - Disse que era bateria
3º - Disse que a bateria esta boa e que se fosse motor de partida ele não pegaria com a chupeta. Disse tbm que pode ser problema com aterramento, por isso ele pega de vez em quando.

Andei lendo sobre os aterramentos e etc, gostaria de fazer alguns testes antes de levar em outro mecânico, ou antes de deixar nas mãos de um desses.

Além destes pontos de aterramento o que mais posso testar?? Como devo efetuar os testes?? Multímetro nos pontos de aterramento e pólo negativo da bateria??

Abraços
Meu corsa também estava com problema parecido com o seu na partida, ligava bem quase sempre, mas as vezes ao dar a partida no motor, ele girava como se estive-se com bateria fraca, porém ela é nova.

Então fuii na auto elétrica e fui constatado que os cabos do ateramento estavam aquecendo. Trocaram os conectares da bateria (positivo e negativo), os cabos foram mantidos os mesmo, mas foram feitos 2 novos cabos de aterramento, um na lataria em uma porca da caixa de roda e outro no motor em um parafuso ao lado da proteção da correia dentada. (ver marcação da foto), estou sem a digital por isso não postei fotos do serviço já pronto.
É só conectar os cabos nos 2 pontos indicados e ligar no terminal negativo da bateria.
Imagem

Depois de instalados estes 2 novos cabos aterramentos de reforço o carro sempre da a partida bem e parou de aquecer os cabos. O serviço e peças custaram R$ 35,00, mas pode ser feito em casa mesmo, é só comprar 1 m de cabo 10 mm, 2 conectores para bateria e 2 corectores tipo olhal.

Valeu !!!!!!!!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Voces se lembram de como era a bitola dos cabos que sai da bateria até o motor de partida dos carros mais antigos como Ford Corcel por exemplo? Da espessura de um dedo.
Do polo positivo do motor de partida, saia outro mais fino para o restante do caro.
O cabo que saia do polo negativo da bateria até o bloco do motor era super parrudo tambem.
Hoje colocam cabos subdimensionados.
Um cabo subdimensionado num motor de partida não deixa passar toda corrente disponivel da bateria para o motor virar 100%. Ele oferece uma certa resistencia a passagem da corrente.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Thicardozo
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 01:41:14 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thicardozo »

joelmir escreveu: Meu corsa também estava com problema parecido com o seu na partida, ligava bem quase sempre, mas as vezes ao dar a partida no motor, ele girava como se estive-se com bateria fraca, porém ela é nova.

Então fuii na auto elétrica e fui constatado que os cabos do ateramento estavam aquecendo. Trocaram os conectares da bateria (positivo e negativo), os cabos foram mantidos os mesmo, mas foram feitos 2 novos cabos de aterramento, um na lataria em uma porca da caixa de roda e outro no motor em um parafuso ao lado da proteção da correia dentada. (ver marcação da foto), estou sem a digital por isso não postei fotos do serviço já pronto.
É só conectar os cabos nos 2 pontos indicados e ligar no terminal negativo da bateria.

Depois de instalados estes 2 novos cabos aterramentos de reforço o carro sempre da a partida bem e parou de aquecer os cabos. O serviço e peças custaram R$ 35,00, mas pode ser feito em casa mesmo, é só comprar 1 m de cabo 10 mm, 2 conectores para bateria e 2 corectores tipo olhal.

Valeu !!!!!!!!
Obrigado pela dica Joelmir, vou dar uma conferida na temperatura dos cabos.
alcineu escreveu: Voces se lembram de como era a bitola dos cabos que sai da bateria até o motor de partida dos carros mais antigos como Ford Corcel por exemplo? Da espessura de um dedo.
Do polo positivo do motor de partida, saia outro mais fino para o restante do caro.
O cabo que saia do polo negativo da bateria até o bloco do motor era super parrudo tambem.
Hoje colocam cabos subdimensionados.
Um cabo subdimensionado num motor de partida não deixa passar toda corrente disponivel da bateria para o motor virar 100%. Ele oferece uma certa resistencia a passagem da corrente.
Realmente, hoje as montadoras economizam com td, o problema é que nós sempre pagamos por esta "economia".
Pickup Corsa Preta
Trêrrr LaTTinha Race Team
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

O módulo tem aterramento da carcaça metalica para a lataria. teve alguem que para o motor funcionar corretamente teve que aterrar essa carcça do módulo ECU.

Uma dica: aparafuse um fio no polo positivo da bateria. Vá espetando a outra ponta do fio na lataria, carcaça do modulo, bloco do motor e veja se some o problema.
aonde estiver espetado, resolver...

Lembrem-se de que, o bloco do motor é o terra geral para a injeção eletronica.
Todos os pontos de aterramentos tem conexão com o "(--) negativo" da bateria.
Se algum deles estiver com oxidação, mau contato, geram resistencia, que, vai aumentando, até isolar a continuidade da circulação da corrente dos circuitos em si...

Não esquecendo de que, todos os aterramentos da ECU, tem os seus pontos ligados no bloco do motor, do bloco do motor vão até o negativo da bateria, ou seja, os aterramentos da ECU não vão direto ao negativo da bateria, passando antes pelo bloco do motor.

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

CORREÇÃO

Uma dica: aparafuse um fio no polo NEGATIVO da bateria. Vá espetando a outra ponta do fio na lataria, carcaça do modulo, bloco do motor e veja se some o problema.
aonde estiver espetado, resolver...

È no polo negativo, pessoal, batemos asas aqui...não conectem nada no positivo, pelo amor de Deus.
Cheguei a suar frio aqui...rsrs
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
GSantini
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 04 2009f Novembro 2009 11:29:02 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GSantini »

Olá pessoal.

Bom, Estou passando por alguns problemas há mais de 6 meses e parece que só agora estou perto de achar a solução. Tenho um Corsa 1.0 2004 completo. De uns tempos para cá, meu carro falhava em ponto morto e até em movimento, não tinha força, engasgava, enfim, um sofrimento andar com o carro. Andar com o AC ligado entao, nem pensar, o carro simplesmente nao tinha força nenhuma. Levei em várias oficinas, e concessionárias. Trocaram bomba de combustivel, velas, bico de injeção, sensor de temperatura, sensor de rotação, bateria, mas nada adiantou. Até que esses dias atraz o carro comecou a morrer mesmo em movimento, especialmente em dias quentes, porém a temperatura do motor continuava normal. Nivel de agua e óleo tambem normais sem baixar. Levei em outra oficina especializada por indicação de um amigo. Depois de 3 dias com o carro parado esperando achar o problema, meu cunhado pediu para eu dar uma olhada no aterramento do carro. Dei a idéia para o mecanico e o mesmo fez um cabo de aproximadamente 40 cm ligando o ponto de aterramento ao lado da correia com a parte de admissao do motor. O problema sumiu como em um passe de mágica. Andei com o carro normal por 20 dias com o ar ligado e tudo mais. Porem ao fazer uma viagem longa e após andar aproximadamente 650 km o carro voltou a apresentar novamente os mesmos problemas, morrendo do nada mesmo em movimento e em alta rotação. Creio que o cabo feito pelo mecanico nao aguentou e comecou a pedir agua. Nao levei mais em mecanico nenhum, pois tenho medo de me enfiarem a faca novamente. O carro anda normalmente desde que eu nao ligue o AC e ande apenas em distancias curtas em tempo quente. Será que o problema é mesmo o aterramento?? Tendo em vista que quando colocaram este pequeno cabo o problema sumiu por 15 dias??

Por favor, se alguem tiver uma idéia me avisem, ja nao sei mais o que fazer e estou perdendo o gosto pelo meu corsinha.

Abraços.
---------------------------
Gustavo Santini
Nova Alvorada do Sul - MS
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
milomarques
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 10:21:06 AM
Localização: Rio Verde - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por milomarques »

não consegui ver as fotos, onde vc colocou o aterramento, e do cabo negativo da bateria?
acho que vou precisar de mudar o meu , quando ligo o alerta a luz do teto fica piscando baixo , mas igual a do alerta
Marquinhos
RIO VERDE-GO
Mr.Jhon
:: Rodeio ::
Mensagens: 628
Registrado em: Quinta-feira 28 2010f Janeiro 2010 02:07:49 AM
Localização: Boituva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mr.Jhon »

Uma duvida, meu som, tenho um módulo de 1000 e um sub de 12 do papão, e quando aumento "um pouco" o volume, reparei que ele roba corrente, pois o farol baixo tambem da aparencia de oscilação de voltagem, enfraquecendo a cada batida Grave! Será que isso tambem tem a ver com esse negativo maledeto? (esqueci de citar que ta tudo ligado na bateria com o devido fusivel
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Dependendo da potencia a amperagem cai bruscamente na hora dos graves (pancadão) nos falantes.

divida a potencia de pico ai do Booster por 12V

Cada lampada consome: 65W/12V= 5,41 amperes

Booster 1000W/12V=83,33 amperes

Voce usa o Mega capacitor para suprir as quedas nos graves? A bateria é só a do carro? Se não a ai esta a resposta.

http://autosom.net/artigos/megacap_esquema.gif

Mega Capacitores

Como carregar e como funciona o Mega Capacitor:
O Mega Capacitor é um estabilizador para o som, apenas serve para GRAVE, não para módulos que só vão tocar cornetas ou tweeters.. se você vai usar subwoofer ou woofer, ai poderá usar capacitores, use de preferencia 1Farad para cada 1000wrms, e SEMPRE tenha a bateria nescessaria (indico 100A pra 1000wrms). O capacitor vai estabilizar os picos de graves ou seja, o módulo sempre estará trabalhando na potência máxima, só que tem que cuidar, pois quando a bateria zerar, ela vai zerar mesmo! Por isso é bom ter pelo menos 75A pra 1000wrms.. o certo é 100A.

Ele trabalha em paralelo com a bateria, pois a bateria é lenta para responder aos rápidos pedidos de energia do amplificador, entao ele fará este papel, dando ao amplificador sempre a força que ele precisa, sendo assim o amplificador trabalhará 100%, não forçando a fonte do mesmo, ajudando a prevenir problemas com o amplificador ou a fonte do mesmo.

Carregando: Junto dele normalmente vem uma lâmpada ou resistor (caso perdê-la, use uma lâmpada de carro 12v qualquer), esta lâmpada servirá como resistor,não deixando passar a tensão total diretamente ao capacitor, e com isso não danifica seus pólos. * Nunca ligue o módulo antes de carregar o capacitor, 1o você deve carregá-lo para depois engatar os fios do amplificador, caso não fizer isto pode danificar o capacitor.

Para carregá-lo, conecte primeiro o Terra (Negativo) que deve ser ligado à lataria do carro, e ao fazer o terra, você deve raspar bem a lata antes de parafusá-lo, para dar o máximo de contato possível entre o cabo e a lata, isto é feito na batera da frente também, sendo assim o carro todo é um terra (negativo).

Após conectar o terra no capacitor, você deve conectar a lâmpada em ponte com o positivo, ou seja, uma perna da lâmpada é conectada no cabo positivo e a outra na entrada positiva do capacitor, ao fazer isto ela vai acender, e o capacitor vai se carregar aos poucos, isto demora de 1 a 5 minutos em média, alguns capacitores fazem barulho ou piscam, depende de cada um, mas o capacitor só vai acender/alertar com 9 a 10 V de carga, após isso falta pouco. O Positivo é bom estar protegido por um Fusível ou um Disjuntor logo na saída da bateria.

Quando ele chegar nos 12V, você deve tirar a lâmpada e rapidamente colocar o cabo positivo na entrada positiva. Agora seu capacitor esta carregado em paralelo com sua bateria, e mostra a voltagem dela (a maioria), caso quiser acompanhar a voltagem use um multimetro nos polos de saida do capacitor, ele vai mostrar como está carregando!

Obs: O capacitor vai se apagar (desligar) automaticamente caso não houver variação de tensão, ou seja, quando o carro estiver desligado por alguns minutos, ou o som parado, ou baixo sem picos, e vai se ligar a cada variação de tensão, ou seja, quando liga o carro ou o som! A maioria dos capacitores funcionam desta maneira.

Importante: Só Agora, depois de carregado, você deve retirar a lâmpada/resistor e parafusar o fio (+) no capacitor, logo após, você deve conectar o amplificador, nas saidas do capacitor, primeiro o negativo depois o positivo, e pronto! Seu capacitor está instalado! Caso um dia você trocar a bateria ou retirar ele, ele irá descarregar aos poucos e será necessário outra carga com a lâmpada antes de conectá-lo ao sistema novamente!

http://www.tomahawkaltofalantes.com.br/ ... itores.asp
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”