[DÚVIDA] - Como trocar a iluminação da placa (licença)?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

MatheusM escreveu:
dmaneiro escreveu:
Dwkbr® escreveu:olha um q montei agora. liguei os leds td em paralelo. coloquei 4 paralelos pq o alternador do carro n trabalha a 12v. ele pode chegar a picos de 16v. cada led é de 3,5v. mas como é pico, n é sempre de vai ficar a 16v. entao n vai queimar.
mas pode-se tbm fazer com 5 leds paralelos. ae sim n vai queimar nunca.

as fotos

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ela encaixada ja no suporte. so ligar e ja era

Imagem
aqui mostrando detalhe de como fiz a solda. furei com dremel uma placa lisa qualquer. pode usar ate um pedaço de plastico duro ou uma placa de eletronica q serve tbm. so ajeitar.
solda td em paralelo e pronto.

se soldar em serie, fica mais facil identificar caso um led queime.
se queimar um qdo soldado em paralelo, fica um poquinho mais dificil descobrir qual queimou, mas nada impossivel

cara
ao aconselho a ligação como tu fez.

a melhor coisa a se fazer é liga em paralelo com resistor para cada led ou para mais de um..
a tua ligação está 4 leds em série com mais 4 leds em paralelo.
além de estar recebendo em cada led 3,5 volts com a corrente total.

os leds estando em série fica muito dificil de saber qual esta queimado.. pois queimando apenas um deles os outros 3 irão desligar.

amanha vou tirar fotos da minha iluminação, que fiz com uma placa de circuito impresso, que já uso a pelo menos 3 a 4 meses e nao tive problemas com nenhum led queimado nem com infiltração.



detalhe: tu já testo ela no carro? com corrente?



abraços
qualquer dúvida
A ligação esta correta, porem o nome dessa ligação é em serie... paralelo é quandi liga + com + e - com -...

Lembrando que é bom utilzar sempre os leds separados ou em serie de 3 com pequeno resistor pois os 4 leds nao recebem a energia dividido por 4... os primeiros e os ultimos recebem picos maiores, o que ocasionam a queima ou diminuição da vida util com o tempo, tanto que vc ve a maioria dos break light tem os leds falhando, pq la nao tem resistor só ligação em serie
opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.


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dmaneiro
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Mensagem por dmaneiro »

Fotos da plaquinha de iluminação da placa do meu corsa.

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Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

Dwkbr® escreveu:
MatheusM escreveu:
dmaneiro escreveu:
cara
ao aconselho a ligação como tu fez.

a melhor coisa a se fazer é liga em paralelo com resistor para cada led ou para mais de um..
a tua ligação está 4 leds em série com mais 4 leds em paralelo.
além de estar recebendo em cada led 3,5 volts com a corrente total.

os leds estando em série fica muito dificil de saber qual esta queimado.. pois queimando apenas um deles os outros 3 irão desligar.

amanha vou tirar fotos da minha iluminação, que fiz com uma placa de circuito impresso, que já uso a pelo menos 3 a 4 meses e nao tive problemas com nenhum led queimado nem com infiltração.



detalhe: tu já testo ela no carro? com corrente?



abraços
qualquer dúvida
A ligação esta correta, porem o nome dessa ligação é em serie... paralelo é quandi liga + com + e - com -...

Lembrando que é bom utilzar sempre os leds separados ou em serie de 3 com pequeno resistor pois os 4 leds nao recebem a energia dividido por 4... os primeiros e os ultimos recebem picos maiores, o que ocasionam a queima ou diminuição da vida util com o tempo, tanto que vc ve a maioria dos break light tem os leds falhando, pq la nao tem resistor só ligação em serie
opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.
agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.


Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

ah, no esquema q montei ae, utilizei 4 leds em serie. na teoria, eles tem 3,5v. ligando os 4 em serie fica com 14v. ja ta otimo pra um carro q pode chegar a picos de 16, q n é de costume.

outra opçao é colocar 5 led's em serie. assim fica com 17,5v. vai ficar um poquinho mais fraco pq o carro n fica constantemente em 16v. mas com certeza n irá queima-los.

4 led's é o ideal. tbm sugiro cortar a cabeça do led. assim a luz fica mais difusa e ilumina melhor a placa.
eu cortei com dremel, lixei com lixa grossa pra ficarem tds da mesma altura e depois com lixa d'agua pra dar aquela polida pra ficar menos fosco a ponta do led. n vai ficar transparente igual o original, mas vai melhorar e mto.

n nego q ligar em paralelo é melhor, mas fiz em serie pra simplificar as coisas. e mesmo tbm paguei so 1real cada led branco de 4000mcd na ifigenia


Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

e em relaçao ao break light, alguns usam leds e outros usam lampadas comuns mesmo.
no caso de leds, se queimar um apaga todos. agora os q usam lampadas comuns, a ligaçao é independente das outras lampadas do break light. tanto q de vez em qdo se ve carros na rua com uma lampada do break queimado e o resto funcionando


MatheusM
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Mensagem por MatheusM »

Dwkbr® escreveu:
Dwkbr® escreveu:
MatheusM escreveu: A ligação esta correta, porem o nome dessa ligação é em serie... paralelo é quandi liga + com + e - com -...

Lembrando que é bom utilzar sempre os leds separados ou em serie de 3 com pequeno resistor pois os 4 leds nao recebem a energia dividido por 4... os primeiros e os ultimos recebem picos maiores, o que ocasionam a queima ou diminuição da vida util com o tempo, tanto que vc ve a maioria dos break light tem os leds falhando, pq la nao tem resistor só ligação em serie
opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.
agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir." (Charles Chaplin)


Daniel®
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MatheusM escreveu:
Dwkbr® escreveu:
Dwkbr® escreveu: opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.
agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
por isso mesmo q escrevi q é teoria. mesmo o led sendo da mesma fabrica, ele n vai ter mesma tensao e amperagem. sempre vai ter uma difrença minima ente eles.
ligando eles em serie, é como se eles se tornassem um so. teoricamente eles teriam 14v, mas se usar o miter, vai ver q tem uma diferença de voltagem. mais facil ainda colocar um zener pra retificar a tensao.

essse do led fica meio acesso qdo fecha as portas é pq nos outros componentes eletronicos do carro existem capacitores q seguram energia. so vai apagar qdo o led gastar tds as energias dos capacitores eletroliticos.


EricoSantos
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Daniel® escreveu:
MatheusM escreveu:
Dwkbr® escreveu: agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
por isso mesmo q escrevi q é teoria. mesmo o led sendo da mesma fabrica, ele n vai ter mesma tensao e amperagem. sempre vai ter uma difrença minima ente eles.
ligando eles em serie, é como se eles se tornassem um so. teoricamente eles teriam 14v, mas se usar o miter, vai ver q tem uma diferença de voltagem. mais facil ainda colocar um zener pra retificar a tensao.

essse do led fica meio acesso qdo fecha as portas é pq nos outros componentes eletronicos do carro existem capacitores q seguram energia. so vai apagar qdo o led gastar tds as energias dos capacitores eletroliticos.
Boa tarde pessoal.
Sou novo por aqui, mas já tive um corsa modelo antigo e agora tenho um modelo novo (paixão pelo carro não deixou trocar, apenas "renovar o visual").
Em ambos coloquei LED internamente e também na placa.

No modelo antigo, eu fiz todas as ligações, até porque na época as luzes de LED eram novidade, e eu estava fazendo técnico em eletrônica.

Nas luzes da placa eu utilizei 3 LED alto brilho branco, ligados em série, utilizei por 4 anos, e nunca tive problemas com luminosidade, e nem com esta questão do LED ficar um pouco aceso quando desligava, Tive este problema quando fiz as luzes internas em LED, e coloquei um capacitor para deixar o LED ligado por alguns segundos quando fechava a porta, para resolver coloquei um resistor em paralelo com a ligação dos LED´s, para "gastar" a garga restante do capacitor quando a carga baixava.

Mande o esquema que você utilizou na ligação para analisar, pode ser que tenha algo errado...


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