Yoshitow escreveu:Galera, o que acontece é o seguinte
Fios, conectores, chaves e todos os outros componentes por onde pode circular a corrente tem uma resistência, mesmo que seja pequena. Como os condutores usados nos nossos carros não são de metal nobre essa resistência faz com que exista uma queda de tensão quando aplicada uma corrente alta. Quando vc faz uso de um relé, vc diminui o número de componentes e o comprimento do fio por onde a corrente passa fazendo com que a queda de tensão seja menor (impossível de eliminar.. pra chegar mais perto de uma conexão da lâmpada direto no alternador só usando fios de ouro.. hehe). Ou seja, funcionar funciona mas não esperem que um faról original de fusca vá iluminar mais que um xenon...
Só pra ilustrar, quem tem lâmpada incandescente em casa pode notar a queda de tensão causada nos fios de casa quando se liga algo de potência maior.. um chuveiro, um microondas ou um ferro de passar por exemplo.. A queda é pequena mas nota-se uma diminuição no brilho da lâmpada.
Espero que tenha ficado claro! Abraços!
Complementando:
Potência (Watt) = Tensão (V) x Corrente (A)
¹Lâmpada (55W) = 12 V (carro) x Y (A) = 4,8 A
Como a resistência do circuito do carro quando
não se coloca um relé é constante, e ao ser colocada uma lâmpada mais potênte ou acresentando-se mais lâpadas ligadas ao mesmo tempo a ¹potência aumenta, e a tensão da bateria é constante, a corrente que circula nos cabos do circuito vai aumentar, haverá perda Joule (por calor), e poderá ocasionar até o derretimento dos condutores se a potência for aumentada demais, e com o aquecimento ocorre aumento da resistência do circuito, por esse motivo a potência não chega a nominal das lâmpadas.
espero ter ajudado,
abs