[DÚVIDA] - Luz de injeção acesa - sensor MAP e/ou sonda lambda?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Luz de injeção acesa - sensor MAP e/ou sonda lamb

Mensagem por Marcio Jacó »

Galera. É o seguinte: Estava andando com meu corsa à 100km e de repente acendeu a luz de injeção. Esta fico acesa por volta de 10 segundos e apagou. Percebi que o carro dava socos quando estava em baixa rotação e engatado. Fui a um mecânico e ele passou o scanner e acusou primeiro mistura rica e depois sensor MAP. Ele foi rastreando no motor e descobriu que a mangueira que sai do reservatório de gasolina (tenho partida a frio) estava rompida na entrada do coletor de admissão provocando o defeito. Ele reconectou a mangueira e disse que iria "zerar" a central. Então fui embora e percebi que o carro ainda não tava legal, de repente a luz de injeção acendeu novamente (ficou acesa por uns 3 minutos depois apagou) e imediatamente percebi que o carro deu uma "amarrada". A pergunta é: Será que quando o mecânico passou o Scanner e acusou primeiro mistura rica não seria devido a algum problema na sonda lambda? Segundo ele só apagou o defeito do MAP, eu acredito qué a luz de injeção acendeu novamente, pois além deste deve ter outro defeito gravado na central (de repente a sonda lambda), estou certo? Acredito nisto pois desta vez a luz de injeção ficou mais tempo acesa (cerca de 3 min) em relação a primeira vez que acendeu (ficou acesa só uns 10 segundos). Tô afim de fazer o código lampejante, pois bem, depois de identificar os defeitos como apago eles da central? Galera me ajudem, desculpe o longo texto. Valeu abraço a todos
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Marcio Jacó escreveu:Galera. É o seguinte: Estava andando com meu corsa à 100km e de repente acendeu a luz de injeção. Esta fico acesa por volta de 10 segundos e apagou. Percebi que o carro dava socos quando estava em baixa rotação e engatado. Fui a um mecânico e ele passou o scanner e acusou primeiro mistura rica e depois sensor MAP. Ele foi rastreando no motor e descobriu que a mangueira que sai do reservatório de gasolina (tenho partida a frio) estava rompida na entrada do coletor de admissão provocando o defeito. Ele reconectou a mangueira e disse que iria "zerar" a central. Então fui embora e percebi que o carro ainda não tava legal, de repente a luz de injeção acendeu novamente (ficou acesa por uns 3 minutos depois apagou) e imediatamente percebi que o carro deu uma "amarrada". A pergunta é: Será que quando o mecânico passou o Scanner e acusou primeiro mistura rica não seria devido a algum problema na sonda lambda? Segundo ele só apagou o defeito do MAP, eu acredito qué a luz de injeção acendeu novamente, pois além deste deve ter outro defeito gravado na central (de repente a sonda lambda), estou certo? Acredito nisto pois desta vez a luz de injeção ficou mais tempo acesa (cerca de 3 min) em relação a primeira vez que acendeu (ficou acesa só uns 10 segundos). Tô afim de fazer o código lampejante, pois bem, depois de identificar os defeitos como apago eles da central? Galera me ajudem, desculpe o longo texto. Valeu abraço a todos
Tem que ver certinho... a central guarda vários códigos, então daria pra ler todos a partir do scanner.

O que deu erro no MAP foi pq vc tava com entrada falsa de ar na área de vácuo, por causa da partida a frio.

O esquema é ver qual o erro ficou dessa vez.

A coisa da mistura rica deve ser por culpa da leitura errada do MAP mesmo.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Jacó »

Blz Willedu, mas como faço para resetar a central de fazer o teste do código lampejante? Valeu
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Jacó »

Seguinte fiz o teste do código lampejante e deu: código de falhas 12 , que é normal pois se trata do sensor de rotação do motor e uma vez que este está parado a central grava como se fosse um erro, mas não é. Em seguida deu: PISCA PISCA PISCA PISCA pausa curta PISCA PISCA PISCA PISCA, ou seja, código de falhas 44 (indicação constante de mistura pobre no escape). Blz agora sei que tenho que atacar o sensor de oxigênio e medir as tensões de trabalho para verificar o que tá acontecendo, só que não sei como tirá-lo. Alguém poderia me ajudar? Outra idéia? Valeu galera. Abraço a todos
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Marcio Jacó escreveu:Seguinte fiz o teste do código lampejante e deu: código de falhas 12 , que é normal pois se trata do sensor de rotação do motor e uma vez que este está parado a central grava como se fosse um erro, mas não é. Em seguida deu: PISCA PISCA PISCA PISCA pausa curta PISCA PISCA PISCA PISCA, ou seja, código de falhas 44 (indicação constante de mistura pobre no escape). Blz agora sei que tenho que atacar o sensor de oxigênio e medir as tensões de trabalho para verificar o que tá acontecendo, só que não sei como tirá-lo. Alguém poderia me ajudar? Outra idéia? Valeu galera. Abraço a todos
Então,

Pra tirar tem que usar uma chave sextavada comum, não me lembro a medida mas é algo em torno de 20mm, tem que medir...

Você primeiro desconecta o plug do sensor, enfia o fio dentro da boca da chave... aí vc vai com ela até o corpo da sonda e desrosqueia.... é isso...

Esse sensor de oxigênio na verdade é sensor de CO2, é a sonda lâmbda. Mede os valores emitidos por essa sonda e vê se tá certinho.. outra coisa... o seu mecânico pode ter esquecido ela desligada, e por isso o carro está achando que a mistura está pobre... verifica também.. é bem comum os mecânicos esquecerem coisas soltas no motor, ferramentas, plugs desconectados, ou seja, eles são (em geral) muito descuidados.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Jacó »

Ok, mas desconetar o plug do sensor, é só puxar ou este é de rosca. Valeu!
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Marcio Jacó escreveu:Ok, mas desconetar o plug do sensor, é só puxar ou este é de rosca. Valeu!
Cara, a sonda é aquela que tem 1 fio roxo, sai do coletor de escape... o plug fica depois do fio roxo, mais ou menos na altura do bloco do motor. Você vai ver, ele tem uma travinha, você com o dedo mesmo afasta a travinha e puxa (ao mesmo tempo), ele sai com facilidade, não precisa usar ferramenta (nem deve). Cuidado que tem uma borrachinha de vedação que não pode perder. O sensor em si vc precisa da chave, é rosqueado no coletor de escape.

Aconselho vc a 1o. ver se não está desconectado, depois analisar o sinal do sensor com um multímetro (voltímetro), e se tiver com problema mesmo, aí sim trocar... às vezes não é ele... pode ser outra coisa em vários outros pontos do seu carro...

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Jacó »

Valeu pelas orientações WillEdu. Resetei o código da minha central e vou agora analisar a sonda lambda. Até o momento não gravou nenhum erro, vamos ver! Abraço e obrigado
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


andredrumrok
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 30 2007f Novembro 2007 10:49:27 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andredrumrok »

Blz Márcio, como que vc conseguiu resetar a central? O meu corsa é um 96 1.0 gl e fiz o teste de lampejamento e deu 24 que é o sensor de velocidade (VSS) tbm, e por esse motivo tbm está acendendo a luz da injeção e só apaga qdo desligo o carro. E gostaria de saber onde encontro esse sensor? Abraços


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Vale lembrar que quando a bomba de combusitvel esta com a pressão fraca (quase morrendo) a luz da injeção tb da sinal de erro pois a mistura do ar/combustivel começa a ficar pobre, visto q a bomba nao ta tendo força... O meu apresento essa falha 1 dia antes da minha bomba resolver morrer... :wink:
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir." (Charles Chaplin)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”