[DICA] - Vidros elétrico. Instruções práticas para a galera.

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Qw3
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 01:23:56 AM
Localização: Bragança Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DICA] - Vidros elétrico. Instruções práticas para a galera.

Mensagem por Qw3 »

PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS
SUBIDA PELO ALARME: Possibilita ao usuário subir os vidros pelo alarme.

DESCIDA PELO ALARME: Possibilita ao usuário descer os vidros pelo alarme.

SUBIDA INTELIGENTE: Também conhecida como subida expressa, é a função que permite ao usuário subir os vidros internamente por um toque rápido (menor que 300ms), nos botões.

DESCIDA INTELIGENTE: Também conhecida como descida expressa, é a função que permite ao usuário descer os vidros internamente por um toque rápido (menor que 300ms), nos botões.

SUBIDA E DESCIDA INTELIGENTES: Tem as duas possibilidades anteriores.

TEMPORIZAÇÃO DOS BOTÕES: Permite o uso dos vidros por um tempo após a chave de ignição ser desligada, e alguns produtos também ao se abrir portas.

TEMPORIZAÇÃO DA LUZ DE CORTESIA: Quando se fecha a ultima porta mantém a luz de cortesia acesa por um período (15 segundos), ou até que a chave de ignição seja ligada.

ALÍVIO DE PRESSÃO INTERNA: Sempre que se abra porta um dos vidros irá descer alguns centímetros, e subindo automaticamente ao se fechar à última porta. Isto facilita o fechamento das portas e diminui a pressão que se forma nos tímpanos dos ocupantes. Dependendo do modelo, ele poderá alternar entre as portas e o ajuste do seu tamanho para longo ou curto.

RETORNO DE SEGURANÇA: Sempre que o vidro esteja subindo e seja parado no seu curso ou fim de curso haverá o seu retorno por uma vez, possibilitando remover o obstáculo.

ANTI-ESMAGANTE: É a função que possibilita a parada macia e o retorno por varias vezes quando um obstáculo esteja no curso do vidro. Isto só será possível com motores especiais, (com encoders), ou circuitos mais elaborados que contam os pulsos da comutação da escova e mapeiam a posição do vidro.

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO VIDRO ELÉTRICO MOTOR DE 2 FIOS:

Imagem
Fig 1

O circuito básico dos vidros elétricos convencionais tem um botão que faz a reversão, ora coloca positivo em um pólo do motor ora no outro, dependendo se sobe ou desce o vidro, e quando em repouso, os dois pólos do motor ficam ligados na massa, (descansa em negativo).

Imagem
Fig 2 e 3

Como vemos na figura 2, quando se aciona o botão para descer o vidro a tensão positiva é aplicada no lado do motor que faz o mesmo girar no sentido adequado para a descida. Vemos que o outro lado fica na massa (negativo) como no repouso. Observe que o Voltímetro indica 12 V no pólo do motor.
Já para subir, veja a figura 3, a situação é inversa, neste caso a tensão positiva será aplicada no outro pólo do motor e o faz girar no sentido adequado.
Veja também que em ambas as figuras o LED de iluminação fica polarizado corretamente para acender. Um dos primeiros sintomas de ligação errada dos botões é ele ficar apagado. Isto não vale para lâmpadas.

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO VIDRO ELÉTRICO COM BOTÕES DUPLOS (MOTORISTA/PASSAGEIRO) COM DESCANSO NO NEGATIVO:

Nos comandos duplos (2 botões ) é possível o comandando do vidro pelo motorista e pelo passageiro. Na figura 4 vemos que o motor tem os seus dois pólos descansando na massa através dos contatos normais fechados de ambos os botões.

Imagem
fig 4
Quando se pressiona o botão do motorista para um dos sentidos será aplicada a tensão positiva em sua saída correspondente e enviado através do contato normal fechado do segundo botão ao pólo do motor.
Se acionado o botão do passageiro a tensão positiva vem pelo contato normal aberto do mesmo botão, mas a massa continuará vindo do botão do motorista.
O negativo para o LED de iluminação é separado no botão do passageiro.
É importante saber que o botão do passageiro não pode ter os seus contatos normais fechados unidos internamente, pois neste caso, não será possível usá-lo em série com o botão do passageiro veja a figura 5.

Imagem
fig 5

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO VIDRO ELÉTRICO COM BOTÕES DUPLOS, (MOTORISTA / PASSAGEIRO), COM DESCANSO NO POSITIVO:

Alguns veículos possuem o descanso no positivo, Renaut, Pólo< 99 e outros, e neste caso devemos observar que quando a chave de ignição é desligada não existe mais tensão no descanso. Este tipo de ligação usa menos fios entre as portas. Compare as figuras 4 e 6.
Quando se pressiona o botão do motorista para um dos sentidos será aplicada a tensão negativa em sua saída correspondente e enviado através do contato normal fechado do segundo botão ao pólo do motor, conforme a figura 6.
No caso de ser acionado o botão do passageiro a tensão negativa vem pelo contato normal aberto do mesmo botão, mas o positivo, (12V), continuará vindo do botão do motorista.

Imagem
fig 6

Quando usamos um módulo para subir o vidro, ele irá mandar a mesma polaridade de subida dos botões, negativo, e se a chave estiver desligada não haverá positivo no outro pólo do motor, neste caso o vidro não irá subir. Para solucionar o problema, deverá ser instalado um relê auxiliar comandado pelo LV, que além de temporizar os botões, também ira colocar 12 V para ser possível os vidros subirem. Veja isto na figura 7.

Imagem
fig 7

É isso ai galara ...meu corsinha não tinha vidros eletricos.... o meu foi comprado em um desmanche sem chicote ... eu mesmo fiz toda a intalação...
Em relação a ligação dos modulo é só vc seguir esse esquema mais as o esquema de ligação que vem junto com o modulo, seja ele positro , quantum etc

Qualquer duvida que eu possa ajudar

Espero que gostem

Qdo tiver um pouco mais de tempo quero fazer o das 4p ... mas esse é F*#%....

Qw3
Avatar do usuário
dan
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 06:46:48 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dan »

Muito bom vai ajudar muita gente.
Valeu.
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Qw3! Muito bom mano! Parabéns pela bela Explicação! :D
Gostaria de anexar com seu nome esse texto + imagens no site www.CCHowto.cjb.net , vc autoriza? Essas imagens foram feitas por você ou foi retirado de alguma apostila ou site? (se for eu preciso informar e pedir autorização também....)
Obrigado man! Valews!
Qw3
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 01:23:56 AM
Localização: Bragança Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Qw3 »

leonardo escreveu:Qw3! Muito bom mano! Parabéns pela bela Explicação! :D
Gostaria de anexar com seu nome esse texto + imagens no site www.CCHowto.cjb.net , vc autoriza? Essas imagens foram feitas por você ou foi retirado de alguma apostila ou site? (se for eu preciso informar e pedir autorização também....)
Obrigado man! Valews!

Da minha parte sem problemas ...fico até contente pra caramba .... Putz cara qto as imagem e texto é um apanhadão que a gente encontra por ai na net ... sabe como é uns esquema funcionam outros não , a gente da aquela ajeitada aqui outra ali ... alguns cai como uma luva ... sempre que entro em sites que tem esquemas de ligações vou guardandoe montando uma apostila minha do que funciona ...tem coisas que nem no ar tá mais ...alguns só tem o .doc .... nem dá pra saber de onde veio .
nos meus carros eu mesmo sempre coloquei V.E. alarme e travas , Som...(ralei muito ....rsrsrs mas até hoje funcionou )
Agora fica a seu criterio . Da minha ta mais que "autorizado". espero que ajude a galera do C.C.


Me coloco a disposição pra qqr duvida


araços

Qw3
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Moderadores - podem fixar o tópico?

Parabens cara; muito bem elaborado; e valeu pela ajuda à galera.
hgdfire
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 12:15:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hgdfire »

Eu estava vendo este topico sobre vidros eletricos e etc, e gostaria de pedir a ajuda de vcs eu instalei um alarme (Olimpos BR202) com uma centralina Positron SW422 no meu carro, mas o cara que instalou, acho, digo, tenho certeza, ele installou mal... O que esta acontecendo.... toda vez que eu desligo o carro, e saio normalmente e aperto o botão do alarme de "trava" o carro trava as portas, mas o vidro nao fecha... tenho que esperar um minuto para o alarme possa fechar o vidro, isto é, tenho que esperar um minuto deposi de desligado o carro para que eu possa apertar o botao do alarme "trava" e o carro travar as portas e levantar os vidros....

Liguei para uns amigos e eles disseram que o instalador pegou a alimentação de uma fonte temporizada.... falei com o cara que instalou e ele afirmou que pegou da saida da ignição....

exposto os fatos, pesso a ajuda de vcs, que são mais esperientes.
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Qw3 escreveu:
leonardo escreveu:Qw3! Muito bom mano! Parabéns pela bela Explicação! :D
Gostaria de anexar com seu nome esse texto + imagens no site www.CCHowto.cjb.net , vc autoriza? Essas imagens foram feitas por você ou foi retirado de alguma apostila ou site? (se for eu preciso informar e pedir autorização também....)
Obrigado man! Valews!

Da minha parte sem problemas ...fico até contente pra caramba .... Putz cara qto as imagem e texto é um apanhadão que a gente encontra por ai na net ... sabe como é uns esquema funcionam outros não , a gente da aquela ajeitada aqui outra ali ... alguns cai como uma luva ... sempre que entro em sites que tem esquemas de ligações vou guardandoe montando uma apostila minha do que funciona ...tem coisas que nem no ar tá mais ...alguns só tem o .doc .... nem dá pra saber de onde veio .
nos meus carros eu mesmo sempre coloquei V.E. alarme e travas , Som...(ralei muito ....rsrsrs mas até hoje funcionou )
Agora fica a seu criterio . Da minha ta mais que "autorizado". espero que ajude a galera do C.C.


Me coloco a disposição pra qqr duvida


araços

Qw3
Blzura mano, se tudo ocorrer bem essa semana vai estar no ar no CCHowTo .....
Valews hein!!! Parabéns novamente pela bela explicação!
Qw3
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 01:23:56 AM
Localização: Bragança Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Qw3 »

hgdfire escreveu:Eu estava vendo este topico sobre vidros eletricos e etc, e gostaria de pedir a ajuda de vcs eu instalei um alarme (Olimpos BR202) com uma centralina Positron SW422 no meu carro, mas o cara que instalou, acho, digo, tenho certeza, ele installou mal... O que esta acontecendo.... toda vez que eu desligo o carro, e saio normalmente e aperto o botão do alarme de "trava" o carro trava as portas, mas o vidro nao fecha... tenho que esperar um minuto para o alarme possa fechar o vidro, isto é, tenho que esperar um minuto deposi de desligado o carro para que eu possa apertar o botao do alarme "trava" e o carro travar as portas e levantar os vidros....

Liguei para uns amigos e eles disseram que o instalador pegou a alimentação de uma fonte temporizada.... falei com o cara que instalou e ele afirmou que pegou da saida da ignição....

exposto os fatos, pesso a ajuda de vcs, que são mais esperientes.
Va ainda tem o manual ?
tem alguma coisa envertida no rele temporizador ou ele ligou o sinal do alarme no temporizador .
esse modulo tem dois esquemas pra temporizar pro importado e pro nacional ... ele deve ter feito confusão

da uma olhada , se vc não tiver o manual me avisa que eu posto aki...

o melhor e vc voltar lá e mandar o cara arrumar isso ...


Qw3
hgdfire
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 12:15:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hgdfire »

Eu tenho os manuais, do alarme e do modulo, porém eu nao intendo muito de eletrica de carro...
já falei com o cara um monte de vezes e ele diz que é normal!?!?!?!!? já me irritei com ele....

Alguem conhesse algum cara bom no Rio de Janeiro, que eu possa levar o meu carro pra ele arrumar?
CRISCOELHO
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Janeiro 2007 06:06:21 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CRISCOELHO »

[quote="hgdfire"]Eu estava vendo este topico sobre vidros eletricos e etc, e gostaria de pedir a ajuda de vcs eu instalei um alarme (Olimpos BR202) com uma centralina Positron SW422 no meu carro, mas o cara que instalou, acho, digo, tenho certeza, ele installou mal... O que esta acontecendo.... toda vez que eu desligo o carro, e saio normalmente e aperto o botão do alarme de "trava" o carro trava as portas, mas o vidro nao fecha... tenho que esperar um minuto para o alarme possa fechar o vidro, isto é, tenho que esperar um minuto deposi de desligado o carro para que eu possa apertar o botao do alarme "trava" e o carro travar as portas e levantar os vidros....

Liguei para uns amigos e eles disseram que o instalador pegou a alimentação de uma fonte temporizada.... falei com o cara que instalou e ele afirmou que pegou da saida da ignição....

exposto os fatos, pesso a ajuda de vcs, que são mais esperientes.[/quote]

O caso é o seguinte esta centralinas possuem uma temporização para economizar bateria do veiculo, assim que você desliga o carro em um minuto ela desliga algumas funções. O que aconteceu é que o individuo usou esta tempoização na hora de ligar a centralina. Verifica no manual alguma coisa deste tipo, se você. Tiver uma versão do manual em pdf ou doc manda para mim chuck_uhe@bol.com.br posso verificar e te dar uma solução precisa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”