[DÚVIDA] - Como é o Funcionamento do Relé?
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Eu mesmo comprei o relê duplo com fusíveis externos de 30A cada um. Caso de algum curto ou a amperagem passe do limite do fusível, ele queima e não danifica o relê e nem a fiação.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
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esse lance q vcs falam de farol duplo eh apenas para o corsa modelo antigo?
entendi o topico mas fiquei perdido nisso... hehehe
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Putz desculpa gente.... realmente tava perdido mas agorinha mesmo fui para outro topico q era exatamente a minha pergunta...GabrielD escreveu:esse lance q vcs falam de farol duplo eh apenas para o corsa modelo antigo?
entendi o topico mas fiquei perdido nisso... hehehe
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=15578
Mal e Abraços, por isso adoro esse forum sabemos tudo de q temos curiosidade sobre os corsinhas.... hehehe
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Galera, vcs tão confundindo relê com disjuntor (estes que se usa nos relógios de luz das casas). O relê é um dispositivo que é usado para acionamento ou proteção de um interruptor ou circuito no qual a carga não pode ser muito grande. Funciona assim: existe em seu interior uma bobina de fio bem fininho (quanto mais fino, maie econômico ele é). Como vcs devem saber, uma bobina de fio vira um imã quando por ela passa uma corrente eletrica. Então o rele nada mais é do que uma bobina puxando um ferrinho, no qual está ligado um fio. Este ferrinho tem um contato eletrico, que faz a ligação a outros dois contatos, isto é, quando a bobina está desligada ele liga no contato de cima (normalmente fechado, é o termo técnico), quando a bobina é energizada, o ferrinho é atraído para ela e então a ligação se dá no contato de baixo (ou normalmente aberto). Num rele temos no mínimo quatro contatos, dois para ligar a bobina e dois para a ligação do circuito a ser alimentado (um no "ferrinho" e outro no contato). Quando o rele é de dois estados (normalmente fechado e normalmente aberto) ele tem 5 saídas.
A ligação de um relê para os faróis deve ser feita da seguinte forma: o fio que vem da chave do farol alimenta a bobina do relê (liga a um pino dela) o outro vai ao terra (negativo). Deve ser puxado então outra alimentação diretamente da bateria, (claro que com um fusivel de proteção) através de um fio mais grosso, que vai ser ligado ao pino comum (o do "ferrinho) e o outro pino (saída normalmente aberta) vai ligado aos faróis) Existem nas casas de acessórios para carro, relês apropriados para o que vcs querem, com dois reles juntos (um para o farol alto e outro para o baixo), com capacidade para 30 amperes, carcaça metálica, etc. Mais uma vez recomendo: Se vcs não tem conhecimento, não se metam a fazer adaptações na instalação eletrica do carro, a não ser que o seu pai seja dono da seguradora, pois pode provocar incêndio ou danos irreparáveis. Levem a alguém que entende. É melhor pagar um pouco mais e ter um bom serviço do que estar sujeito a riscos (vai que dá um "curto"e vocês vão ter que sair "compridos"de dentro do carro) :o
A ligação de um relê para os faróis deve ser feita da seguinte forma: o fio que vem da chave do farol alimenta a bobina do relê (liga a um pino dela) o outro vai ao terra (negativo). Deve ser puxado então outra alimentação diretamente da bateria, (claro que com um fusivel de proteção) através de um fio mais grosso, que vai ser ligado ao pino comum (o do "ferrinho) e o outro pino (saída normalmente aberta) vai ligado aos faróis) Existem nas casas de acessórios para carro, relês apropriados para o que vcs querem, com dois reles juntos (um para o farol alto e outro para o baixo), com capacidade para 30 amperes, carcaça metálica, etc. Mais uma vez recomendo: Se vcs não tem conhecimento, não se metam a fazer adaptações na instalação eletrica do carro, a não ser que o seu pai seja dono da seguradora, pois pode provocar incêndio ou danos irreparáveis. Levem a alguém que entende. É melhor pagar um pouco mais e ter um bom serviço do que estar sujeito a riscos (vai que dá um "curto"e vocês vão ter que sair "compridos"de dentro do carro) :o
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Amigos, tenho um relê de 25A e 12 V, que deu uma derretida leve em 2 dos 4 pólos, e não está funcionando (estou sem AC e ventilador no carro). Não acho de 25A para substituir de jeito nenhum. Achei um de 40A, com as mesmas características, a não ser a amperagem maior. Tem algum problema usá-lo? Vlw
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