[DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Mensagem por gtmski »

13- Aqueles benditos conectores olhais.

Tenho uma idéia boa do que pode ser. O olhal com cabos pretos chega certinho no positivo e o olhal com cabo marrom chega certinho no negativo. Considerando que vão para o conector 40 vias fêmea e que o 40 vias macho é o frontal esquerdo, acho que são grandes as chances dos olhais serem positivo e negativo para a rara caixa de relês e fusíveis pequena que fica no cofre do motor. O manual de 2000 afirma que o fusível da sirene fica no cofre. E nos Opel também fica lá:

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

2-O relê R9, sirene do alarme. A sirene do alarme funciona de uma maneira diferente do que uma buzina? Porque é estranho os 2 terminais da sirene estarem ligados no relê R9. Ainda mais porque estão ligados nos terminais da bobina do relê R9, 85 e 86. Ou será que o relê da sirene não é o 52478308 / 03447012 ?

3-Ainda sobre a Sirene, ela compartilha elétrica com a buzina. O terminal 2 da buzina (negativo, acionamento) é ligado eletricamente com o terminal 30 do relê R9. Não entendi essa relação.


Havia esquecido que aqui no Clube tem algumas jóias, como o Manual de Reparações 1995 de 660 páginas. Em: download/Manual_de_Reparacoes_Corsa_1995.pdf

Lá tem uma parte de esquemas elétricos. Realmente as cores e as bitolas de alguns poucos cabos mudaram de 1995 para o que observei no meu carro de 2002. Lá tem a parte do alarme:

Imagem

Minhas observações estavam corretas, o relê da sirene é peculiar. O 30 é para a buzina e a bobina dele está ligada na sirene.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Esse alarme original deve ser bem escandaloso hein... pelo esquema, o módulo do alarme dispara a buzina e a sirene juntas


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não vejo nada de anormal... a sirene do alarme está em paralelo com o relé, ou seja, o módulo ao acionar a sirene, aciona também o relé, que opera e aciona a buzina.
E a buzina é acionada ou pelo seu interruptor normal ou pelo relé...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sim, vendo o positivo que parte do conector X6(55) e o negativo que vem do alarme, as coisas fazem sentido. Mas considere o meu carro, onde não há esse positivo nem o negativo para a bobina. Daí que entra a pequena caixa de fusíveis no cofre com o fusível 38 e o comando da bobina pelo alarme, não presentes aqui. Considero ele peculiar porque tem uma carga em paralelo com a bobina, provê outra forma de acionar um acessório e foge do padrão da ligação elétrica dos outros relês do carro, onde a fonte está terminal 30 e não no 87. Do que tenho observado, os terminais do carro (e dos outros relês também) seguem o padrão DIN de 31 para negativo e 31b para negativo chaveado. O CepChev informa que esse relê também é usado pela GM no Desembaçador Traseiro... isso deve explicar a não-conformidade da nomenclatura dos terminais.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange, você já viu relê para a buzina sendo usado no Corsa? Não o da sirene, buzina mesmo. Em conjunto com o da sirene. Eu sabia que alguns Opel nos primeiros anos vinham com relê para a buzina, mas para os nossos nacionais, não sabia. Encontrei isso em um lugar pouco provável: nos diagramas elétricos do Corsa Classic no Espaço do Reparador Chevrolet: https://www.pecachevrolet.com.br/catalo ... an-classic

Imagem

Se supõe que só haveria coisas de Corsa Classic lá, mas não... esses diagramas elétricos abrangem outros modelos. Este da foto mesmo, no rodapé se lê "Projeto 2060, ano 1996 em diante". É uma pena que a resolução esteja tão baixa, é o primeiro lugar onde encontro diagramas que servem para os Corsas B pós-1999. Vou poder completar alguns conectores para a apostila que estão sem terminal no carro.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

No seu primeiro esquema é bom comentar duas coisas:
1 - O relê não é da buzina, pois não é comandado pelo motorista e sim pelo alarme... é uma redundâncias com a sirene.
2 - Buzina é um razoável consumidor de corrente (sirene não), daí é mais normal ter relé, como no segundo esquema.

No segundo esquema a GM complicou... a mesma coisa poderia ser feita por 1/20 avos de custo...um simples diodo faria a mesma redundância.
Módulos que atendam a vários modelos, é uma das maneiras de economizar custos e diminuir tempo de produção.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

"1 - O relê não é da buzina, pois não é comandado pelo motorista e sim pelo alarme... é uma redundâncias com a sirene."

Você quis dizer: O relê não é da sirene, pois não é comandando pelo motorista e sim pelo alarme ?
Sim, você está correto. É que a GM o chama de "relê da buzina do alarme" no cep-chev

"... por 1/20 avos do custo"
Acredito que a resposta esteja na sua observação: "diminuir tempo de produção" ... (pela padronização)

Se considerar que o relẽ K63.A do segundo esquema deve ser o padrão em alguns carros sem alarme, isso não pode se explicar pelo modelo
adotado da buzina (já que a bitola dos cabos e a distância percorrida pelo circuito são os mesmos de 95 e 01) tentei procurar a corrente dessa buzina que precisa de um relê, mas não encontrei. De qualquer forma, encontrei a corrente consumida da minha buzina, uma Klaxxon TR99 2001: 5 amperes. Talvez se explique esse relê como uma segurança para não "tostar" os terminais do acionador da buzina?

Eu particularmente gosto dessa "sobra" que alguns primeiros Corsas tinham... sobretudo o GSI. Veja o caso dos faróis, por exemplo. No esquema de 1995 se vê que utilizavam cabos de 1,5mm2 para o alto, baixo e negativo comum. Já no meu carro, passaram a ser cabos de 0,75mm2 para o alto e negativo (o farol baixo continuou com 1.5mm2). Talvez pelo mesmo motivo de terem tirado o relê K63.A da buzina? porque, no limite, funciona? Não sei... Mas que há uma queda de tensão considerável no conector do farol do meu carro, há. Tudo bem que os fabricante de lãmpadas especificam uma tensão de 13.2 volts para o cálculo da vida útil e de potência luminosa, mas a queda aqui é maior.

Sei de uma coisa; o Corsa foi ficando pelado ao longo do tempo. Pois veja que meu carro não veio com abafadores de ruído dentro do para-lamas (na junção com as portas) e, pasmem, nem com os abafadores de ruído das máquinas dos cintos de segurança.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Mesmo diagrama "Projeto 2060, Travas elétricas e alarme" mas vindo de um esquema elétrico do corsa 99. Tiraram o segundo relê.

Imagem

Se percebe que é de um Corsa até 99 porque a numeração do conector X6 é diferente. Nos pós-99 é uma combinação de letras e números


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Talvez a retirada do relé possa ser explicada pela troca da buzina, por uma outra de menor consumo.
Já a manutenção do relé em paralelo com a sirene, não sustenta muito a tese acima... a coisa seria resolvida com um mero diodo, bem mais barato.
Não se sabe ao certo a razão dessa mudança, mas numa fábrica uma coisa é certa..."produzir barato e vender...", o show não pode parar....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”