[DICA] - Identificação de fios do conector do chicote traseiro

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
IanCaio
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 22 2018f Dezembro 2018 12:43:29 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2001

[DICA] - Identificação de fios do conector do chicote traseiro

Mensagem por IanCaio »

Recentemente comecei a trabalhar um pouco no chicote do meu carro (Corsa Milenium 2001) pra remover fios obsoletos e corrigir algumas gambiarras que ficaram de herança do(s) antigo(s) dono(s). Parte elétrica é um negócio delicado, então eu tenho estudado bastante pra saber melhor no que eu to mexendo.

Primeiro eu queria recomendar o canal do Aédio Mendonça, que tem uma série de vídeos falando sobre o chicote do Corsa (e de outros carros). Ótimo canal pra quem quiser entender melhor sobre a parte elétrica. A série do Corsa começa no vídeo abaixo, depois é só seguir os próximos:



Algumas das gambiarras que eu queria corrigir estavam próximo ao conector do chicote traseiro do carro. Aquele do lado do motorista, segundo conector contando da frente do carro para trás (dá pra ver na foto, ali embaixo. Ignorem a sujeira, só limpei depois de terminar :roll: ).

Imagem

Eu comecei a investigar a função de cada fio desses que chegavam ao conector antes de mexer neles. Depois de quebrar muito a cabeça, fuçar diagrama elétrico do Corsa 95, do Corsa Sedan Classic (disponível aqui) e fazer vários testes com lâmpada de teste e multímetro, cheguei nessa tabela:
CorsaClube.png
ChicoteTraseiroCorsaClube.pdf
Fica ai pra quando alguém precisar de alguma referência, se for fazer algum reparo ou instalação. Eu tentei ser metódico na hora de descobrir a função dos fios, mas posso ter me equivocado em alguma coisa. Confirmem a informação no carro de vocês antes de fazer algo, e se tiver algum erro me falem que eu corrijo!

O fio C3 (vermelho alimentação constante) vai para o chicote traseiro na ramificação que vai pra traseira do carro, mas ainda não descobri o que ele alimenta. No meu carro ele tava rompido antes que eu arrumasse e não tava dando falta de nada. Acho que é pra lâmpada de leitura no banco traseiro, mas meu carro não tem, se alguém souber posta ai!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


colorado3570
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 29 2020f Agosto 2020 09:44:43 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por colorado3570 »

IanCaio escreveu: Sábado 28 2019f Setembro 2019 09:22:32 PM Recentemente comecei a trabalhar um pouco no chicote do meu carro (Corsa Milenium 2001) pra remover fios obsoletos e corrigir algumas gambiarras que ficaram de herança do(s) antigo(s) dono(s). Parte elétrica é um negócio delicado, então eu tenho estudado bastante pra saber melhor no que eu to mexendo.

Primeiro eu queria recomendar o canal do Aédio Mendonça, que tem uma série de vídeos falando sobre o chicote do Corsa (e de outros carros). Ótimo canal pra quem quiser entender melhor sobre a parte elétrica. A série do Corsa começa no vídeo abaixo, depois é só seguir os próximos:



Algumas das gambiarras que eu queria corrigir estavam próximo ao conector do chicote traseiro do carro. Aquele do lado do motorista, segundo conector contando da frente do carro para trás (dá pra ver na foto, ali embaixo. Ignorem a sujeira, só limpei depois de terminar :roll: ).

Imagem

Eu comecei a investigar a função de cada fio desses que chegavam ao conector antes de mexer neles. Depois de quebrar muito a cabeça, fuçar diagrama elétrico do Corsa 95, do Corsa Sedan Classic (disponível aqui) e fazer vários testes com lâmpada de teste e multímetro, cheguei nessa tabela:

CorsaClube.png
ChicoteTraseiroCorsaClube.pdf

Fica ai pra quando alguém precisar de alguma referência, se for fazer algum reparo ou instalação. Eu tentei ser metódico na hora de descobrir a função dos fios, mas posso ter me equivocado em alguma coisa. Confirmem a informação no carro de vocês antes de fazer algo, e se tiver algum erro me falem que eu corrijo!

O fio C3 (vermelho alimentação constante) vai para o chicote traseiro na ramificação que vai pra traseira do carro, mas ainda não descobri o que ele alimenta. No meu carro ele tava rompido antes que eu arrumasse e não tava dando falta de nada. Acho que é pra lâmpada de leitura no banco traseiro, mas meu carro não tem, se alguém souber posta ai!
Do corsa maxx seria essas mesmas cores?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

IanCaio escreveu: Sábado 28 2019f Setembro 2019 09:22:32 PM O fio C3 (vermelho alimentação constante) ... Acho que é pra lâmpada de leitura no banco traseiro, mas meu carro não tem, se alguém souber posta ai!
Isso mesmo
colorado3570 escreveu: Domingo 19 2022f Junho 2022 01:18:29 AM Do corsa maxx seria essas mesmas cores?
Algumas cores continuaram na linha Corsa C. Dê uma olhada na página 70 dos diagramas do Corsa C viewtopic.php?t=108683


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”