Galerinha minha duvida é bem simples, o plug que encaixa na sonda lambda quebrou, então tive que comprar outro, mas me alertaram que não se deve emendar nem soldar e agora???? O pior que ja comprei o plug...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -corsa-_JM
Vou tentar desmontar o fio novo, abrir o conector e colocar o fio direto do carro, o que vcs acham??
[DÚVIDA] - Como reparar o fio da Sonda lambda?
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desencana, descasque a ponta desse cabo, corte o cabo q vem da sonda com folga, ai vem o q quer fazer...
se resolver q nao quer fazer uma emenda com estanho, tem isso
http://www.intelli.com.br/produtos/term ... pressao/32
e depois precisa fazer um bom isolamento, as vezes o tubo é vendido em conjunto com uma capa transparente de isolamento...
uma alternativa
https://portuguese.alibaba.com/product- ... 52784.html
eu faria uma emenda com estanho e usaria o velho espaguete termo retrátil pra isolar, esse cabo faz a conducao de voltagem q nao chega nem a 1V, é preciso ficar atento ao aquecimento pelo ambiente.....
se resolver q nao quer fazer uma emenda com estanho, tem isso
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eu faria uma emenda com estanho e usaria o velho espaguete termo retrátil pra isolar, esse cabo faz a conducao de voltagem q nao chega nem a 1V, é preciso ficar atento ao aquecimento pelo ambiente.....
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O problema é que quando se unem 2 materiais diferentes, uma tensão é gerada...este é o princípio da sonda lambda...não lembro do nome dos metais, que fundidos (como solda), ficam sensíveis à presença de O2.
Eu tbm acho que a ddp será pouco significativa, mas por diferença pode dar zica na leitura da ECU.
Eu tbm acho que a ddp será pouco significativa, mas por diferença pode dar zica na leitura da ECU.
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no golf era de 4 fios, e tinha uma derivação pro hallmeter, nunca deu nada....
minha moto tem motor em V com uma sonda em cada cano, sondas de 4 fios, tive problema com uma, abriu a resistência de aquecimento e disparou dar todo tipo de erro na central, comprei um par usadinho com os 4 fios soldados, esta la pau no gato sem qq problema
antes soldar pra garantir a união dos cabos do q deixar um enrolado no outro, e c todas as vibrações folgar e ainda oxidar atrapalhando muito mais....esse fio q vai da sonda até a central não tem solda, mas qnd chega na central, ele passa por aquele conectorzao, e ja recebe uma solda do conector pra placa, e dai pra frente é solda em cima de solda, até chegar no destino e ser processado....por isso falo, uma a mais bem feita não vai matar ninguém....
mas tem ali onde postei as sugestões pra não usar a solda....se procurar direito acha vários outros tipos...
esse é bem clássico, mas ai pega num tamanho mais adequado ao fiozinho da sonda...
https://www.fg.com.br/conector-de-barra ... m-branco/p
se nosso velho estanho desse tanto problema já teriam criado algo diferente pra montar nossas placas de eletrônicos, mas ele esta ai firme e forte, já reduziram os componentes pra SMD e o velho estanho ta la unindo tudo
minha moto tem motor em V com uma sonda em cada cano, sondas de 4 fios, tive problema com uma, abriu a resistência de aquecimento e disparou dar todo tipo de erro na central, comprei um par usadinho com os 4 fios soldados, esta la pau no gato sem qq problema
antes soldar pra garantir a união dos cabos do q deixar um enrolado no outro, e c todas as vibrações folgar e ainda oxidar atrapalhando muito mais....esse fio q vai da sonda até a central não tem solda, mas qnd chega na central, ele passa por aquele conectorzao, e ja recebe uma solda do conector pra placa, e dai pra frente é solda em cima de solda, até chegar no destino e ser processado....por isso falo, uma a mais bem feita não vai matar ninguém....
mas tem ali onde postei as sugestões pra não usar a solda....se procurar direito acha vários outros tipos...
esse é bem clássico, mas ai pega num tamanho mais adequado ao fiozinho da sonda...
https://www.fg.com.br/conector-de-barra ... m-branco/p
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Na maioria esmagadora dos casos não há nenhum problema, só que no caso das sondas, a união do Zircônio (e um outro que ainda não lembro), com cerâmica, forma uma espécie de semi-condutor que gera uma tensão de aprox 1V e é sensível a presença de Oxigênio, quando sob uma certa temperatura.
Dizem os especialistas que a união de diferentes metais, geram uma ddp (diferença de potencial), que "pode" influenciar a tensão da sonda, que não tem potencial de dreno de corrente (mais ou menos como uma fonte de 1V via um resistor de 1.000.00M Ohm, em aberto tem 1V...mas se fechar com uma carga, a corrente é desprezível), e qualquer interferência no caminho "pode" alterar.
Segundo a MTE-Thonson, as emendas devem ser feitas por pressão (com alicate climpador), e suas sondas já são vendidas com os tubinhos de metal apropriado... enrolar as pontas com a mão ou alicate, também não é recomendado. Os tubinhos de material plástico termocontrátil, são para isolar a união e evitar a umidade, que gera corrosão.
Se a coisa fica no "pode" ou não interferir, melhor seguir a recomendação do fabricante da sonda.
Dizem os especialistas que a união de diferentes metais, geram uma ddp (diferença de potencial), que "pode" influenciar a tensão da sonda, que não tem potencial de dreno de corrente (mais ou menos como uma fonte de 1V via um resistor de 1.000.00M Ohm, em aberto tem 1V...mas se fechar com uma carga, a corrente é desprezível), e qualquer interferência no caminho "pode" alterar.
Segundo a MTE-Thonson, as emendas devem ser feitas por pressão (com alicate climpador), e suas sondas já são vendidas com os tubinhos de metal apropriado... enrolar as pontas com a mão ou alicate, também não é recomendado. Os tubinhos de material plástico termocontrátil, são para isolar a união e evitar a umidade, que gera corrosão.
Se a coisa fica no "pode" ou não interferir, melhor seguir a recomendação do fabricante da sonda.
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tem um monte de tubos q ele pode comprar em qq casa de componentes eletrônicos e fazer direito....
só é muita recomendação q fazem pra serem pouco seguidas e funcionar direitinho no final.....
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