Bomba de combustível perde a tensão e desliga [DÚVIDA]

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
kikorc
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 28 2017f Outubro 2017 01:03:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Bomba de combustível perde a tensão e desliga [DÚVIDA]

Mensagem por kikorc »

Boa noite galera!

Eu tenho um Wind 96 1.0 MPFI. Estava andando com o carro normalmente num rodovia, o combustível perto de chegar na reserva e o carro morreu à 120, parei no acostamento e após algumas tentativas de ligar o carro ele ligou e não desligou mais naquele momento, mais tarde no msm dia ele voltou a desligar na msm velocidade só que o combustível já estava a menos da metade da reserva, pensei ser pane seca, coloquei combustível e voltei a andar, só que dessa vez por 100 metros apenas e assim foi o resto da noite até chegar a um hotel, parava esperava um pouco e andava mais 100 metros, no dia seguinte fui testar a bomba e não estava puxando combustível, testei a tensão dos conectores com a bomba desconectadas e estava apenas com 4V, liguei direto na bateria para testar a bomba e funcionou normal. testei Relé e td normal, após testar o relé tirei a ligação direta e liguei o carro de funcionou um bom tempo, desliguei e uns 20Min tornei a ligar e voltou o problema, prestei atenção no relé e ele funciona normalmente quando dou partida, a bomba liga e pouco depois desliga mas o relé continua acionado até a o motor parar, será oque?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Entenda que um relé tem a bobina e seus contatos...a bobina quando energizada, movimenta a(s) palhetas do(s) contatos e este(s) executam o trabalho de alimentar ou cortar uma alimentação e ao fechar ou abrir, normalmente ocorre um centelhamento (nem sempre visível), que com o tempo danifica a superfície, gerando um mau contato.
O que vc deve fazer é, estando o relé operado, medir a tensão antes a depois do contato...tendo antes e não depois, é ele...mas pode ocorrer que já não exista antes devido a um outro problema que deve ser pesquisado, percorrendo-se a fiação que passa por conector, fusível, etc...até a bateria.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

só tem alimentação nos conectores da bomba qnd se tenta partida e/ou motor funcionando.....carro desligado não tem tensão....
então precisa avaliar seu teste ai.....
de qq forma como diz q fez a engenharia e alimentou a bomba diretamente e não deu problema (sendo assim, carro funcionando sem problemas), então já deve descartar problema na bomba.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
kikorc
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 28 2017f Outubro 2017 01:03:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por kikorc »

SemControle escreveu:só tem alimentação nos conectores da bomba qnd se tenta partida e/ou motor funcionando.....carro desligado não tem tensão....
então precisa avaliar seu teste ai.....
de qq forma como diz q fez a engenharia e alimentou a bomba diretamente e não deu problema (sendo assim, carro funcionando sem problemas), então já deve descartar problema na bomba.....
exato, fiz o teste dando partida e chegava apenas 4V na bomba, a bomba está OK.
kikorc
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 28 2017f Outubro 2017 01:03:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por kikorc »

Bange escreveu:Entenda que um relé tem a bobina e seus contatos...a bobina quando energizada, movimenta a(s) palhetas do(s) contatos e este(s) executam o trabalho de alimentar ou cortar uma alimentação e ao fechar ou abrir, normalmente ocorre um centelhamento (nem sempre visível), que com o tempo danifica a superfície, gerando um mau contato.
O que vc deve fazer é, estando o relé operado, medir a tensão antes a depois do contato...tendo antes e não depois, é ele...mas pode ocorrer que já não exista antes devido a um outro problema que deve ser pesquisado, percorrendo-se a fiação que passa por conector, fusível, etc...até a bateria.
OK irei fazer estes testes.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

kikorc escreveu:
SemControle escreveu:só tem alimentação nos conectores da bomba qnd se tenta partida e/ou motor funcionando.....carro desligado não tem tensão....
então precisa avaliar seu teste ai.....
de qq forma como diz q fez a engenharia e alimentou a bomba diretamente e não deu problema (sendo assim, carro funcionando sem problemas), então já deve descartar problema na bomba.....
exato, fiz o teste dando partida e chegava apenas 4V na bomba, a bomba está OK.
então ta, agora é vir testando a fiação como o bange já disse, não q até uma lampada de teste ou multimetro mesmo ligada la no terminal da bomba não ajude a identificar essa ausência de tensão qnd o motor parar, e vir mudando a ligação, pra saída do rele, pra antes do rele, pra caixa de fuzivel....em algum ponto ai pelo caminho vc tem o problema....
até andar com essa engenharia de forma emergencial, pra ligar direto na bateria pra não ficar parado no transito ou em algum lugar ermo vale nesse momento, até descobrir o problema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É bom ter cuidado ao usar o aterramento como referência, quer seja para multímetro ou lâmpada de teste...um mau aterramento referencial, induzirá a erros não existentes.
Ex.: aterrar em área ou parafuso com ferrugem, tinta, óleo...
nelsonra
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 30 2012f Junho 2012 01:36:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nelsonra »

Amigo, se resolveu posta aqui, pois estou com o mesmo problena... Problema que gosta de aparecer nos piores momentos. Já testamos a eficiência da bomba e tudo ok. Ficou na oficina em funcionamento por um tempo muito longo e o defeito não apareceu...
Sadraque Espindola
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 22 2018f Outubro 2018 11:36:15 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Sadraque Espindola »

Oi boa tarde. amigos


Sou novo no site, e queria tira umas duvidas com vcs do Clube do Corsa. É sobre meu Corsa 97 1.6 4PORTAS, eu to com um problema co mele vai fazer um tempinho leve para tudo que é mecanico e eles querendo só empurra peças no meu carro, troquei tud que foi peça e continua do mesmo jeito, ai vim pesquisa e vir que não é nenhuma das peças que os mecanicos trocaram, o problema é o siguinte ( meu corsa ele fica cortando direto tipo com não estiver jogando gasolina para os bicos, e outra coisa que eu prestei atenção é que a bomba de gasolina não aciona quando eu rodo a chave do carro.) eu acho que o problema deve ser isso a bomba não esta acionando quando liga. vcs podia mim ajuda.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

os corsas B nao tem isso de dar contato a bomba funcionar
ja usou manometro pra ver se a pressao cai na linha, ja ficou monitorando a tensao na bomba pra ver se corta?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”