[DÚVIDA] - Freio mão de obra

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pelo que entendi do tuto do Cerberus, não precisou mexer em furação nenhuma. Só sacou o sistema de lona e colocou o disco.

Dúvida: o sistema de freio dianteiro do Corsa 1.6 já é ventilado? Plug'n'play no Classic com discos sólidos?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Perola
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Agosto 2012 01:38:03 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Perola »

José Leal

Destaque pra mim onde está o que você entendeu a respeito então da troca do tambor de lona pelo de disco nesse link http://andrecerberus.com/2012/06/29/ada ... o-corsa-b/ que você viu escrito? Também li o que o stroker escreveu:

"reparem na foto do corsa antigo como os parafusos da parte de cima são bem perto um do outro e reparem na foto do vectra gt como são bem mais abertos...ai que ta o problema,os parafusos debaixo tem a mesma distancia do corsa pro vectra o problema é na parte de cima onde os parafusos são bem abertos do vectra.....oque eu fiz foi abrir a ponta de eixo na parte de cima para acomodar os parafusos(na foto da pra ver a parte de cima mais aberta que a parte de baixo) e abrir um pouco o centro do eixo para passar o cubo que entra um pouco pra dentro na versão com disco...quando desmontei o eixo traseiro do meu novo corsa descobri que o tambor traseiro tem a mesma ditancia da furaçao pro corsa antigo ou seja o procedimento para colocar freio a disco traseiro no corsa antigo é o mesmo...esse serviço tem que ser feito por um profissional qualificado porque isso acarreta no alinhamento do eo eixo...quando eu paro em algum posto ou na rua e as pessoas veem meu carro ficam olhando e ate perguntam vem original esses discos?rss...o serviço ficou taum bom que parece original de fabrica fora a funcionalidade do mesmo".

No entanto, não ficou confuso? Ele diz: "abrir a ponta de eixo na parte de cima para acomodar os parafusos(na foto da pra ver a parte de cima mais aberta que a parte de baixo) e abrir um pouco o centro do eixo para passar o cubo que entra um pouco pra dentro na versão com disco..." http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... c&start=20.

Peço que me explique melhor com passo-a-passo como trocar apenas o conjuto tambor nesse casoantendo a furação. Até cheguei a comentar com meu mecânico dessa troca ele disse não ser possível. De repente é possível sim e muito vantajosa então.

Na minha opinião não troque seu sistema de freio do classic, Leal. Já andei num e gostei muito da renagem dele em relação a outros corsas e gms. Faça manutenção dele primeiro. Respondendo, creio que 1.6 mpfi é sólido, ventilado simente o gsi e o 1.8.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Sobre ser plug'n'play, eu entendi que quando ele comprou o sistema na Powerbrakes, já era um sistema que não precisava de nenhuma adaptação. E quando ele diz "O kit em si não é problemático de ser instalado, mesmo porque possui um modelo específico para cada carro, com furação e tamanhos exatos, o kit vem completo ou seja não re-utilizei nenhum componente do carro."

Sobre os freios do Classic, só passei apuros quando em uma frenagem de emergência, as rodas travaram e não foi possível evitar a colisão. Mas isso, acredito que é mais por culpa dos pneus originais "de bicicleta". Em frenagens normais, sempre foi bem eficiente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

kits comprados próprios, vem pra simplesmente tira o original e põe o kit, sem qq adaptação......


nesse caso de na frenagem travar, não teria como, mesmo sendo de outro carro, muito mais eficiente, entra a questão do atrito com o solo, na verdade devido a eficiência, poderia travar até décimos de segundos mais cedo na hora q ancorar no freio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

SemControle, estou pensando quando colocar as rodas ventilador, melhorar mais o sistema frenagem, já que terei maior contato com o solo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

já vai melhorar, pelo contato maior, seu freio não é ruim, ele cumpre o papel dele de parar o movimento das rodas, e para até rápido demais a ponto delas pararem e saírem arrastando....qnd colocar pneus com maior área de contato, vai caminha pro equilíbrio, a forca de parar as rodas sera a mesma, mas com o contato maior fica difícil arrasta-las, elas vao parar gradativamente reduzindo a velocidade como um todo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Perola
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Agosto 2012 01:38:03 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Perola »

Imagem

Vou tentar instalar esse freio, peguei no desmanche. Assim acho que somente adaptando sem o plug play então.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Talvez eu esteja sendo precipitado mesmo. É que penso em futuros upgrades no motor (nada muito exagerado), daí já queria matar a questão dos freios antes.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Perola
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Agosto 2012 01:38:03 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Perola »

Leal veje se é possível instalar freio com ABS no seu corsa acho que seria mais seu caso. Estude as possibilidades, vantagens e desvantagens e se vale à pena.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não sei no corsa, mas qnd comprei o golf não tinha freio, era péssimo, tinha 2 estágios de freiada, qnd acionava segurava de um jeito, ai ia apertando o pe sem mudar a frenagem, ia apertando até q pulava dessa segurada inicial pra travado......
sendo assim procurei pelo ABS, pra comprar o sistema completo teria q vender o carro, então era o carro ou o freio, isso q pelo menos as rodinhas fônicas nos eixos já tem, seria coisa a menos a trocar.... deixei pra la, so mudei discos, pastilhas e fluido, ai sim passou a ter um freio descente como se esperava de qq carro....eu já chegava a questionar se era tudo isso a eficiência do disco nas 4 rodas....uma porcaria.....detalhe, so teve efeito trocando tudo de vez, pastilha já tinha trocado e nada.....


se a ideia é de melhorias, então pense em comprar o conjunto de freio completo do outro carro, e nisso as vezes até cil mestre é bom trocar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”