[DÚVIDA] - Qual o oleo do câmbio do corsa wind 99?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o chevette q tinhamos foi roubado, nesse fds meu pai comrou outro, bem mais novo, e acabado, zero mesmo era akele do meu pai...claro, ele olhou, achou legal, sobrou pra eu dar uma volta, achei o cambio estranho, nao tem lenta o carro, a direcao passa qq imperfeicao pro volante, e o melhor, sem freio.....meu pai acertou com o cara na segunda, e o ex dono ja deixou na oficina q meu pai indicou, resumindo, foram 5K no carro e a conta do mecanico ontem passava de 3K, preventiva o carro nao sabe o q é apesar de enganar bem no funcionamento.....
motor esta sendo completamente refeito, sem risco nas camisas ou troca de pistao, mas devido a remendos, teve de brunir, anel quebrou na desmontage, segundo meu pai tava colado, o vira estava com ferias pra todo lado, cabecote tinha calco na vela pq ta passando oleo pra nao sujar....embreagem era um sonho antigo no carro....cil mestre foi pro capim, o cara nao consegue pecas pro carburador, nao sei o q disse pro meu pai, mas enrolou q o carro devia ser alcool e foi convertido a gasolina, e faltam pecas no carburador...a falta de cuidados ja vai igualando o valor pago com a manutencao, nao foi visto nada em suspensao, esta tao cansada q parece rebaixado o carro....tem lataria pra fazer, diz ele q ainda vai por bancos de couro, enquanto o nosso tinha 75K km sem abrir o motor, esse ai sabe la qnt tem, ja esta sendo feito, e com o pouco uso q se faz do carro em casa é pro resto da vida....pra ver como meu pai dirige, ja ta vendo qnd vou ter folga no servico pra levar o carro pra acertar a vistoria de transferencia....nem isso ele quer fazer.....
resumindo se alguma manutencao fosse feita ou nem tudo fosse feito um remendo, o carro nao estaria assim.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Luciano,

É vero...a modernidade vem e algo antigo destoa ou não é mais prático...mas tem gente que paga uma nota por coisas antigas...um amigo meu comprou uma geladeira antiquíssima de buteco...toda de madeira com espelho nas portas (3 em cima e 3 em baixo), trocou o sistema, mas manteve aquele motorzão em cima dela (não funcionava mais)...envernizou com alto brilho e colocou no ambiente da churrasqueira...ficou uma joia...

Mas no caso do óleo, por ser um sistema lacrado, sem contaminação com outro material, dura muito...é capaz de durar mais do que o carro...

Mas como vc. falou, vai de cada um e a troca, embora que não recomendada, é sempre benéfica.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vamos dizer q custe 300$$ a troca do oleo de cambio, e q seja feito a cada 10 anos, poxa, q mao de vaca pensar q lhe custou 30$/ano isso 2,50/mes...o mesmo q ta custando 1L de gasolina pra vc rodar nem 10km na maioria dos casos....isso q coloquei 10 anos, se for ver tem carro com muito mais vida ai q nunca trocou, e se procurar vai encontrar experiencias de problemas com marchas q apos a troca foi resolvido....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pô, não vamos colocar valor, caso contrário um carro de 50K, sai por menos de 100 pilas/mes...em 50 anos...kkk

O fato é que a troca não é recomendada, porém em casos de abertura da caixa, vazamentos que baixem o nível de modo a que alguma engrenagem fique descoberta e rode assim por algum tempo...quando substituído dará a sensação óbvia de que a troca foi benéfica...mas aquela engrenagem já está comprometida e o óleo novo está escondendo o comprometimento...por algum tempo...

Sistemas com óleos que não sofrem grandes variações de temperatura ou pressão e trabalham herméticos , duram muito...diferentemente dos de freios, DH, amortecedores (das canelas de moto)...na realidade todos devem tem uma previsão de vida, mas numa caixa de marchas essa previsão deve ser de 40 anos ou mais...e a maioria dos carros nem dura isso...e muitos motores nem tem bujão de dreno...a troca tem que ser com alguma abertura para escoar...pronto aí já futucou...e não vai sair tudo...


Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Prezados,

Também sou a favor da troca do óleo de cambio, até mesmo pelo longo tempo (anos), e considerando ainda o regime severo de transito nas grandes cidades e ainda, o calor infernal de algumas áreas no verão.

É fato que tudo sore desgaste, e com o óleo, não é diferente. O cambio possui condições de funcionamento muito diferentes do motor, mas 20 anos são 20 anos. Independente de ter rodado muito ou pouco, aconselho a fazer a preventiva.

Concordo com o Bange, no sentido de que, caso tenha sido feita alguma manutenção de cambio, que se troque o óleo, Já que pode estar contaminado com resíduos ou mesmo limalha decorrente de desgaste ou dano de alguma outra peça móvel.

O Câmbio não é completamente hermético, como o arrefecimento. A Cx possui um suspiro, na parte de cima, próximo ao acionamento da embreagem. Em alguns casos, pode até baixar o nível, e se o óleo estiver bom, com tempo razoável de uso, pode ser completado com o outro de mesmas especificações.

Também concordo plenamente com o Sem Controle no que diz respeito a manutenção preventiva. Sem dúvidas, mesmo que pareça cara, a longo prazo compensa, e muito. Meu GL tem 20 anos de idade, sempre com a preventiva em ordem. Vai a qualquer lugar.

Abraço!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é isso ai....
o manual da minha moto nem cita intervalo pra troca do óleo da redução, mas como é o mesmo óleo do motor, e uso 700mls no motor, me sobrando ainda 300ml do litro, eu troco o óleo da redução em toda troca de óleo mais 100mls, e pensa q são assim limpo como qnd colocou, pelo contrario, sai escuro sim, e a troca é a cada 1K km, isso q da redução é lacrado, não tem nem respiro
fiz a revisão e enfim troquei o óleo das bengalas, pois é de quase 90mls em cada uma as duas juntas não tinham isso, e ao invés de estar vermelhinho, uma estava preta e outra amarelado, não sei, ainda estava como saiu de fabrica, mais 10K km farei uma nova troca e digo como foram os 10K km de buracos.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”