[DÚVIDA] - Marcha Ré Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É raro arranhar no meu, eu só espero. Piso, aguardo alguns segundos e engato. Bem difícil arranhar, raríssimo.

Agora se mal paro o carro e quero engatar a ré... aí arranha, melhor engatar a primeira e depois a ré que é garantido.

O jeito de usar a alavanca também ajuda, indo com calma e de forma macia ela entra tranquilo, mesmo que esteja desalinhada você engata e ela entra. Se for seco e duro na alavanca arranha mesmo. Tem gente que acha que a alavanca de marcha é equipamento de academia, acada troca uma forçada na alavanca.
Editado pela última vez por awaked em Domingo 13 2014f Abril 2014 02:17:38 AM, em um total de 1 vez.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

SemControle escreveu:rezar não, é infalível o método....
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso
Mas saquem esse vídeo, explica bem certinho.
https://www.youtube.com/watch?v=LWmXWkr95nw
JoaoGava
:: Piquet ::
Mensagens: 277
Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JoaoGava »

Agora tudo faz sentido na minha cabeça.
Sempre fui cuidadoso com o cambio, nada de patada, sempre esperei, mas de vez em qnd dava a "penteada", então menos mal, aparentemente é "esperado" mesmo que as vezes arranhe.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.

Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

José Leal escreveu:Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.

Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.
Sim, tem essa manha também... também funciona.

Sim, mesmo o carro parado o sistema não é estático. Se fosse nenhuma marcha precisaria de sincronizador.

No começo estranhei, mas ainda afirmo que muito vai da mão no câmbio, eu engato devagar a ré, dá pra sentir que quer enroscar mas engrena, certamente das vezes que isso acontece, se for engatar rapidamente vai enroscar/pentear/arranhar. Acho que a prática em dirigir carros com caixa seca ajuda também, se for devagar demais arranha, rápido demais arranha também... fora o tempo certo para a troca... no fim a percepção na alavanca ajuda agora quando engato a ré.
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

A minha marcha à ré não arranha também. Já aconteceu que, com o carro parado, a ré não entra. Aí tenho que tirar o pé da embreagem. Depois a marcha entra normalmente...

Isso é crônico dos GMs. No Classic que eu tinha era assim e agora no meu Corsa é a mesma coisa.

Realmente o câmbio do Corsa não é um primor de maciez e precisão, principalmente pra quem não está acostumado com os GMs... Eu sinceramente já acostumei.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu: Mas saquem esse vídeo, explica bem certinho.
https://www.youtube.com/watch?v=LWmXWkr95nw
Perfeito esse vídeo!

Mas didático do que isso é impossível! :wink:

Sem mais!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

O meu tava arranhando, resolvi só aumentando um pouco a embreagem.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
enohata
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 17 2015f Julho 2015 01:58:00 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por enohata »

puxa o botãozinho, faz como se fosse engatar a segunda, daí depois joga pra ré, isso resolve o problema.
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

garfo gasto normalmente causa isso. mas da uma olhada nos Mancais do motor e da caixa, com o movimento deles pode desengatar também dependendo das condições.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”